Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O que cada signo deve evitar para ser verdadeiramente feliz?

Ah! A felicidade! Uma borboleta que perseguimos avidamente e que sempre foge de nós quando achamos que estamos perto o suficiente para capturá-la. É como um sopro: sentimos que está no ar, mas não conseguimos enxergar, pois estamos atrás de uma felicidade que provavelmente não existe, porque o fato é que ela reside em duas realidades: ela está nas coisas simples e no ato de evitar aquilo que tira a nossa paz de espírito.

A felicidade não está verdadeiramente nos bens materiais, ainda que possamos experimentar um pequeno prazer em uma roupa nova, em um celular de última geração. Mas tudo isso é momentâneo e nos leva a um ciclo de ações em busca daquela “dose a mais” daquilo que pensamos ser felicidade.

Existem vários textos sobre felicidade, alguns sem base científica alguma; existem até aquelas ideias prontas que atendem somente a interesses particulares — por exemplo: os que afirmam que precisamos estar felizes para trabalhar melhor (e mais).

Mas há pesquisas científicas que acertadamente simplificam o conceito de felicidade. Um bom exemplo é um estudo realizado pela Universidade de Harvard — “Estudo de Harvard sobre o Desenvolvimento Adulto” — que basicamente associa a felicidade ao bem-estar físico e mental. E concluiu que o maior sucesso de nossas vidas reside no afeto compartilhado entre as pessoas. O resto não faz diferença.

Mas como chegar a esse caminho aparentemente simples, mas que, no fundo, é bem difícil de se alcançar? Isso pode ter a ver com comportamentos que agem como um verdadeiro entrave para que cheguemos a um estado que, de tão simples, chega a ser complexo. Sim, nós sabotamos a nossa felicidade com atitudes — conscientes ou não — que minam completamente nossas chances de ter uma vida emocionalmente saudável.

E isso pode ter muito a ver com nossa personalidade. E sabe quem pode desvendar essas nossas atitudes? A Astrologia! A partir das características de cada signo, podemos descobrir quais atitudes devemos evitar para sermos verdadeiramente felizes, sem barreiras e sem autossabotagem. Apenas felizes, no simples e no verdadeiro. Confira neste artigo!

Áries — não se atropele na ansiedade

Mulher nervosa roendo as unhas

Arianos são muito afoitos e impulsivos, características até consideradas boas para provar sua coragem e seu ímpeto de se jogarem de cabeça em tudo que se propõem a fazer. Mas essa avidez pode gerar uma falta de paciência e uma enorme ansiedade. O que faz com que tudo à sua volta pareça impossível e distante de uma solução.

Impetuosidade deve ser algo usado com moderação por esse nativo. Existe a hora certa para usar essa qualidade, que, em doses cavalares, torna-se um defeito perigoso, um verdadeiro impasse para a conquista de uma boa saúde mental. Aprenda a pisar um pouco no freio e entenda que nem sempre as coisas andarão nesse ritmo frenético. Aprecie as pausas. É nelas que pode morar a sua felicidade, então você pode estar perdendo essa sensação.

Touro — não dê espaço para a teimosia

Mulher de braços cruzados

O taurino é dedicado e motivado. Gosta de se empenhar em tudo que lhe cause interesse. Mas o problema é que o interesse, às vezes, pode se tornar obsessão, dando lugar a uma teimosia típica desse nativo. Por causa disso, ele se torna alguém intransigente e difícil de conviver.

Diferencie os dois tipos de felicidade que existem

Aprenda a ceder um pouco. É como diz aquele famoso ditado: “Você quer ter razão ou ser feliz?”. Nem sempre interessa provar que está certo, ainda mais quando a gente se indispõe com pessoas que amamos, podendo magoá-las só porque queremos fazer valer a nossa convicção. Abra mão dessa “verdade absoluta”, aprecie as pessoas de vez em quando e então veja que às vezes é gostoso não fazer questão de estar certo. Você vai perceber que um peso enorme sairá de suas costas.

Gêmeos — evite perder o foco e se sobrecarregar

Homem estressado com vários post it no corpo

Geminianos são inquietos, gostam de estar a par de tudo, querem saber, conhecer, absorver informações. É excelente, é algo que ativa a capacidade cognitiva, agita a mente. Mas informação demais, sem foco, acabam sobrecarregando mentalmente. E isso pode estressar, bloqueando a habilidade de relaxar e curtir o momento. Esse nativo precisa também de pausas, mas não somente para parar de fazer algo, como também — e principalmente — para parar de pensar muito nas coisas.

Alivie a mente, pratique mindfulness e procure estar atento a uma única coisa de cada vez. Aprecie aquilo que você está fazendo naquele determinado momento. Higienize seus pensamentos.

Câncer — não cobre sentimentos dos outros

Silhueta de casal brigando em fundo vermelho

O canceriano é um agregador por natureza. Para ele, suas forças se encontram no contato com as pessoas que ele ama. A única questão é que ele cobra demais das pessoas — seja para que elas estejam mais presentes em sua vida, seja para que considerem tudo que ele tem a dizer.

Para esse nativo se sentir verdadeiramente feliz, ele precisa, em primeiro lugar, parar de pressionar as pessoas a seu redor. Todos sabem que ele é uma pessoa “movida a família”, que suas energias — e, consequentemente, sua felicidade — recarregam-se com as interações sociais. Mas é preciso dar liberdade às pessoas, que, assim como a “borboleta” da felicidade, precisam ser livres para voltar.

Leão — não exija que o foco seja sempre você

Mulher arrogante com coroa de rei

Não só são os reis do holofote, como emanam uma luz própria que irradia sobre as pessoas, levando inspiração e alegria. Assim são os leoninos. Eles gostam de ser o centro das atenções. Mas isso, quando vira um hábito, acaba pendendo para o egoísmo. E isso afasta algumas pessoas.

Se esse nativo quer ser mais leve e mais feliz, precisa parar de chamar tudo para si — por exemplo: quando alguém lhe contar um problema, ele precisa ouvir a pessoa verdadeiramente, em vez de esperar sua vez para falar do seu próprio problema. Dê espaço para que outras pessoas brilhem também, senão vai ser apenas você no palco, sem nenhuma plateia.

Virgem — pare de criticar os outros (e si mesmo)

Duas amigas fofocando

Os virginianos têm um grande senso de observação, o que faz com que eles tenham uma enorme habilidade para enxergar o quadro geral, como se estivessem fora do problema. Isso permite que consigam resolver problemas com certa frieza. O problema é que ver tudo muito de longe acaba dando um certo “poder” de julgar tudo e todos.

Seja mais feliz com uma ajuda da Numerologia

Se você quer realmente ser feliz, pare de criticar os outros (e si mesmo). Pare de achar defeitos, porque nada é perfeito e a imperfeição é o que nos torna humanos e iguais.

Libra — pare de tentar agradar a todos

Uma pessoa dando presente para outra

Librianos são bastante equilibrados e altamente diplomáticos. São o tipo de pessoa que queremos ter ao lado quando os ânimos estão à prova, pois eles sempre conseguem enxergar os dois lados de uma situação. Mas esse atributo pode passar a ser um entrave quando essa diplomacia em exagero faz com que esse nativo fique em cima do muro. E quando ele leva essa situação pra vida, acaba se tornando alguém meio sem personalidade, que tenta agradar a todos e nunca se compromete com nada.

Ser feliz é, antes de mais nada, ser livre. E liberdade tem a ver com posicionamento.

Escorpião — pare de querer controlar tudo

Mão manipulando cordas de uma marionete

Intensos e dedicados, os escorpianos são do tipo que se entregam de corpo e alma quando acreditam que têm o potencial necessário para isso. Sua dedicação ultrapassa qualquer limitação, em especial no trabalho, já que, na vida pessoal, eles tendem a ser mais comedidos e discretos.

A grande questão de querer tanto uma coisa é que esses nativos acabam extrapolando os limites, pois esse desejo ardente e o medo de perder a oportunidade fazem com que eles sejam excessivamente controladores. E uma pessoa que deseja estar sempre no controle de tudo não consegue ter paz para aproveitar as amenidades da vida. E, bem, é nas amenidades que pode residir a tal felicidade.

Sagitário — pare de fugir dos seus problemas

Homem fugindo de seus medos

O sagitariano é livre, alegre e muito descontraído. Tudo, para ele, tem uma certa leveza. Não raro, esse é um dos signos com maior propensão a encontrar a felicidade, já que consegue enxergar tudo com otimismo e positividade. Mas uma coisa que pode entrar no caminho entre esse nativo e a felicidade é esse excesso de descontração e despreocupação com algumas responsabilidades. Isso faz com que ele fuja dos problemas, em vez de encará-los. O resultado é um possível medo frequente de esbarrar em problemas ao longo da vida. E mal sabe o sagitariano que a solução de problemas — a sensação de “missão cumprida” — também traz felicidade.

Capricórnio — abandone o materialismo

Mulher sorrindo com várias sacolas de compra em mãos

Focado e movido pela ambição. Para o capricorniano, a vida é uma jornada em forma de escada, então cada passo dado e cada degrau conquistado é o caminho para o sucesso. Ele enxerga o sucesso como se fosse um resultado de cálculos e planejamentos. Isso é bom, pois evita surpresas e imprevistos desagradáveis. Mas essa forma calculista de ver a vida traz uma visão desvirtuada sobre sucesso e, consequentemente, sobre felicidade.

Para encontrar um pouco de felicidade, o capricorniano precisa abandonar o materialismo de vez em quando. Não há nada de ruim em querer prosperar, mas esse tipo de sucesso não é o único possível em nossas vidas. Curta as coisas não palpáveis, só para variar de vez em quando. Você vai sentir um certo alívio por não precisar estar sob pressão o tempo todo.

Aquário — pare de ser do contra

Mulher fazendo gesto de negação com o dedo indicador

Pioneiros e sempre com um olhar peculiar sobre o mundo. Eles são modernos, livres e têm um espírito de liderança e coletividade, além de um grande senso de justiça. É assim que podemos definir os aquarianos. Seres à frente de sua época, insubordinados aos padrões.

Reflita sobre se a sua felicidade é mesmo autêntica

Uma das questões não tanto positivas sobre essa insubordinação é que — apesar de ser tão necessária em tempos em que a falta de personalidade é grande — ela pode trazer um comportamento de implicância, de negação. Aquilo que torna os aquarianos conhecidos — e evitados — por serem sempre “do contra”. Essa postura traz divergência, discussão e leva para longe qualquer possibilidade de momentos agradáveis, leves e que guiam para uma felicidade genuína. Experimente aproveitar a maré e deixe um pouco a onda te levar. Economize algumas braçadas que podem ser cansativas ao longo vida.

Peixes — pare de culpar os outros e de dar desculpas

Mulher com os ombros encolhidos e mãos erguidas em sinal de desculpa

O pisciano é aquele indivíduo sempre movido pela sua intuição, que deixa a sensibilidade guiar seus pensamentos e suas ações. Ele ouve a voz interior e percebe as energias de um ambiente e das pessoas. Isso faz com que ele seja pouco racional e mais instintivo, promovendo também uma certa distração para as questões práticas da vida.

Nesse cenário altamente espontâneo, esse nativo acaba por ser mais desapegado e, como resultado, mais distraído. Isso traz algumas consequências, como deixar de fazer o que tem de ser feito. E aí, quando a corda arrebenta, ele não consegue assumir a responsabilidade do que fez — e do que deixou de fazer —, criando uma série de desculpas para seus vacilos. Isso faz com que o problema não seja resolvido e, portanto, não tenha fim. E ainda traz a antipatia das pessoas que estão à sua volta, impedindo a chance de momentos agradáveis e realmente felizes.

Vale aquela máxima aqui: “Quem quer, arruma um meio; quem não quer, uma desculpa”. Meios são pontes que nos ligam a coisas boas. Desculpas são barreiras que nos impedem de alcançar o que nos faz felizes.

 

Seja como for, não impeça que coisas boas cheguem até você. Você vai perceber, de verdade, que a real felicidade não depende de complexidades ou “gincanas” malucas. Ela está em passar momentos agradáveis ao lado de quem amamos, assistir a uma série debaixo do cobertor num dia de chuva e com chocolate quente, está no sorriso do seu filho, no vento fazendo as árvores dançarem, no céu azul ou nublado mostrando a potência que é a natureza. A felicidade está em como lidamos com nossas emoções e em sabermos ser gratos, conscientes, empáticos e solidários.

Compartilhe este artigo com as pessoas que você quer ver felizes, mostrando a elas que não é preciso muito para esse feito tão simples, mas tão poderoso!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.