Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O que pode causar a ansiedade?

Você, ou algum conhecido, sofre de ansiedade? Pois saiba que vocês não estão sozinhos. A procura por terapias e psiquiatras tem aumentado cada vez mais. Com o tema sendo cada vez mais debatido, as pessoas têm se dado conta de que apesar da ansiedade ser um fator natural da vida do ser humano, seu excesso é prejudicial, mas pode ser tratado. No fim, esses fatos não são algo a se estranhar. Ainda que a ansiedade seja algo horrível, ela está se tornando cada vez mais comum, uma vez que a insegurança e a vida em sociedade estão exigindo cada vez mais de nós. Não entendeu bem? Calma. Confira agora algumas das causas da ansiedade com o Horóscopo Virtual!

• Convivência

Não é 100% comprovado que ansiedade seja genético, porém pessoas que convivem com gente ansiosa podem acabar desenvolvendo o transtorno.

Não é novidade que graças à convivência, às vezes acabamos reproduzindo certas gírias, mas também é comum que copiemos certos comportamentos, hábitos e modos de pensar. Por isso, certos tipos de questionamentos, inseguranças e dúvidas podem levar alguém rumo à ansiedade.

• Experiência de vida

Homem apoiando sua cabeça na parede

Certas experiências de vida são traumáticas a ponto de nos deixar várias marcas, uma delas pode ser a ansiedade.

Perder um ente querido, sofrer abuso físico ou emocional, ser negligenciado ou sofrer bullying, por exemplo, são exemplos que podem levar uma pessoa a desenvolver o transtorno em questão.

• Drogas

Drogas de rua, ou bebidas como café ou álcool podem deixá-lo ansioso. Além disso, certos medicamentos também têm a ansiedade como efeito colateral.

• Circunstâncias

“Não é porque você teve um dia ruim que você tem uma vida ruim.” Nesse contexto, não é porque alguém tem episódios de ansiedade que ela seja ansiosa. Às vezes nos sentimos assim devido a uma circunstância específica do momento que estamos vivendo. Alguns exemplos são:

1. Excesso de trabalho;

2. Falta de sono;

3. Desemprego;

4. Sentir-se sob pressão em algum aspecto;

5. Dificuldade financeira;

6. Problemas em relacionamentos;

7. Solidão.

• Doenças psicológicas

Mulher sentada na cama pensativa

Certas doenças psicológicas podem causar, ou ser consequência, da ansiedade.

Pessoas que sofrem de depressão ou anorexia, por exemplo, podem ter a ansiedade aflorada frente a uma situação traumática ou à comida, respectivamente. Isso acontece porque a ansiedade origina-se de situações desconfortáveis ou que nos represente algum tipo de ameaça.

• Outras doenças

Algumas doenças podem estar ligadas à ansiedade, alguns exemplos são:

1. Doenças cardíacas;

2. Diabetes;

3. Problemas na tireoide;

4. Problemas respiratórios;

5. Dores crônicas;

6. Tumores raros que mexam com a produção de certos hormônios.

• Excesso de notícias

Você já reparou que 80% dos sites de notícias ou dos jornais televisivos só passa desgraça? A cada atualização aparece mais uma notícia ruim. Isso mexe com o nosso psicológico. Faz com que foquemos no lado negativo da vida — uma vez que é com isso que nos habituamos — e nos tornamos ansiosos já que sempre passamos a esperar pelo pior e pensar “o que vai acontecer agora?”

• Excesso de modas e padrões

Mulher apoiando sua cabeça na mesa ao lado de vasos

Viver em sociedade exige muito jogo de cintura. Principalmente num sistema capitalista, a competição é absurda, tanto entre empresas quanto entre profissionais.

Você também pode gostar:

Estamos sempre em competição, e por mais que aprender seja algo maravilhoso, a sensação de nunca ser o suficiente é causa de estresse e ansiedade para muitas pessoas. Não apenas no campo profissional, mas a competição nos ramos da beleza, por exemplo, também mexe com a saúde mental das pessoas. A busca incessante pelo corpo perfeito, a falta de dinheiro para os procedimentos estéticos em alta, para muitos é difícil lidar com toda essa pressão e exigências.

• Fases femininas

Mulheres enfrentam a gravidez, menopausa e o ciclo menstrual todo mês. Às vezes é como se as pessoas estivessem falando com os hormônios em pessoa. Todas essas fases garantem grandes mudanças e questionamentos que aumentam a frequência da ansiedade na vida feminina.

Agora que você conhece algumas das causas da ansiedade, será que conseguiu identificar algo que vem te afetando e que você não tinha percebido? Não se esqueça de nos contar nos comentários, e lembre-se: você não é todo mundo, e você não está sozinho.

Várias pessoas debocham de quem sofre de ansiedade, mas a verdade é que todo mundo sente isso! Tudo bem ser diferente, tudo bem sentir diferente. Viva suas emoções, aprenda a se amar do jeito que é, e caso a ansiedade esteja atrapalhando sua qualidade de vida, procure ajuda! Existem diversas formas de amenizar os sintomas e voltar a ter uma vida mais saudável!

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.