Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os petiscos juninos de cada signo

Para muitos, junho é o melhor mês do ano por causa das nossas amadas festas juninas, que são repletas de comidas típicas, dança e muita alegria! Mas você tem alguma ideia de como essa celebração surgiu?

Povos antigos, como os celtas, os nórdicos, os egípcios e os hebreus faziam celebrações durante o solstício de verão – o dia mais longo do ano, que, no Hemisfério Norte, ocorre no dia 21 ou 22 de junho. Esses povos se utilizavam da ocasião para organizar rituais em que faziam pedidos aos deuses e celebravam a fartura nas colheitas.

Segundo a antropóloga Lucia Helena Rangel, da PUC-SP: “Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês”. Os santos aos quais a antropóloga se refere são Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, cujas datas comemorativas são celebradas em 13, 24 e 29 de junho respectivamente.

No Brasil, coincidentemente, os índios que habitavam as terras antes da chegada dos portugueses também faziam rituais importantes no mês de junho – essas celebrações também eram relacionadas à agricultura – com muita música, dança e comida. Com a chegada dos portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso das festas juninas se fundiram, por isso nossas celebrações do mês de junho oferecem pratos feitos com alimentos típicos dos nativos, como milho, amendoim e mandioca, além de também celebrar os santos católicos.

Alguns dos símbolos principais dessa celebração também foram resultados das fusões entre as culturas, como a tradicional fogueira, que já estava presente nas celebrações feitas pelos pagãos e pelos indígenas, mas ganhou uma justificativa religiosa. Segundo os cristãos, Santa Isabel, mãe de João Batista, disse à Virgem Maria que quando João nascesse, acenderia uma fogueira para avisá-la.

Já o “caipirismo” adotado na decoração e nas vestes se dá devido ao fato de que, até meados do século 20, cerca de 70% da população brasileira vivia no campo.

Contudo o importante aqui é que as festas juninas são famosas no Brasil inteiro e, independentemente de religião, todos adoram participar da comilança. Falando nela, quais serão os petiscos juninos preferidos de cada signo? Quer descobrir? Então continue lendo!

 Áries

Mesa de madeira com alguns legumes e um prato com cuscuz
Os arianos podem estar mais interessados nas brincadeiras, porque seu espírito competitivo os levam a querer ganhar prêmios onde quer que esteja. Mas enquanto eles se acabam nos jogos, a fome pode bater e eles logo vão procurar um petisco junino para saciar o estômago

Pessoas deste signo são enérgicas e quentes, por isso buscarão comidas fortes, como um delicioso cuscuz e um belo quentão para acompanhar, afinal na composição da bebida vai gengibre, que deixa o ariano ainda mais energizado.

Entenda como se comportam os signos na festa junina

Touro

Mesa com pote de arroz doce junto com canela

Todo mundo sabe como o taurino ama se deliciar com comidas gostosas, e isso faz com que a festa junina seja uma celebração incrível para os nativos desse signo, por isso fica complicado dizer apenas um ou dois petiscos que atrairão nossos nativos de Touro.

Mas com certeza um bom pastelzinho bem recheado com o sabor preferido dele o fará muito feliz. Para a sobremesa, um arroz doce quentinho deixará o taurino se sentindo confortável, com aquela sensação de estar em casa.

Gêmeos

Pote de vidro com pipoca em cima da mesa

Com sua mente agitada e avoada, o geminiano pode se atrapalhar todo em uma festa junina, devido à quantidade de informações ao redor, que pode deixá-lo sem saber se brinca, se come ou se conversa com os amigos.

Quando a fome chegar, porém, os nativos de Gêmeos podem optar pela prática pipoca, que eles podem comer sem deixar de conversar ou brincar; para a sobremesa, um prático pé de moça também possibilitará que ele delicie a iguaria sem deixar de fazer o que estava fazendo.

Câncer

Bolo de fubá cortado em um pote

Depois de mandar seu correio elegante, o romântico canceriano procurará algo para matar a sua fome na festa junina. Além disso, esse é o tipo de celebração que os nativos do signo gostam de curtir com os amigos e com a família bem pertinho.

Seu prato principal, portanto, é o bolo de fubá, que remete à casa de vó. Caso comprem um bolo grande, poderão dividir com todos que eles amam. Se bater a vontade de algo salgado, o canceriano optará por um espetinho de carne ou queijo, porque também remete às celebrações familiares, como o churrasco.

 Leão

Bowl com sopa de mandioca com alguns crispy

Falou em festa junina, o leonino é o primeiro a colocar a roupa xadrez, pintar a cara e ficar do jeito mais chamativo para dançar a quadrilha, transformando-se no centro das atenções do arraiá.

Mas o leonino não brilhará com fome! Antes, ele tomará um delicioso caldo de mandioca – ou do sabor que preferir – e o calor da sopa aumentará ainda mais o fogo que rege Leão. Para a sobremesa, um doce suspiro será a opção dos nativos desse signo, afinal o que eles mais gostam é de arrancar suspiros das pessoas, certo?

Conheça a origem das festas juninas

Virgem

Milho cozido ao lado de um prato

Os virginianos são bem exigentes e escolherão a dedo qual festa junina frequentar, levando em consideração os seguintes fatores: organização, higiene e sabor da comida. Quando escolherem sua festa ideal, também escolherão com muito cuidado o que comerão.

Portanto os nativos deste signo optam por alimentos que são bem assados – o que mata todas as bactérias – e comerão um belo milho-verde assado. Para a sobremesa, eles podem optar pela tradicional paçoquinha, que vem muito bem embalada de fábrica.

Libra

Crepes com bananas e calda de chocolate em um prato

Toda festa é festa para o libriano viver um romance, certo? Isso não é diferente nas festas juninas. Os nativos desse signo mandarão correios elegantes, sorrirão para o crush durante a quadrilha e, quando a fome bater, escolherão algo que não estrague o seu visual, mas que também possa seduzir seu par.

Por isso é que eles podem optar por um crepe salgado, que é simples de comer mas muito saboroso. Para a sobremesa, eles ficam com a maçã do amor, um doce açucarado e que deixa claro que eles estão prontos para compartilhar seu açúcar, a paixão.

Escorpião

Espetos de carne em uma churrasqueira

Todos sabem que os escorpianos são pessoas bem intensas. Eles deixam isso bem claro até mesmo na festa junina. Por exemplo: se estiverem com seus pares românticos, ficarão de olhos abertos para que ninguém envie um correio elegante a eles.

Na hora de comer, os nativos desse signo optarão por comidas que potencializam ainda mais a sua intensidade, por isso degustarão um espetinho de carne passado na farofa picante, acompanhado, é claro, de um delicioso vinho quente!

Sagitário

Cachorro quente em um prato ao lado de um garfo

O sagitariano entusiasmado e amante de boas festas é aquele que causa nas festas juninas, podendo até ser o que se atreva a pular a fogueira e dançar com todas as pessoas da quadrilha.

Como eles são mais soltos e divertidos, optarão por comidas que sejam assim, portanto o cachorro-quente é a sua pedida. Como sobremesa, a pipoca doce pode ser a sua escolha, devido à facilidade para comer e ao sabor delicioso.

Saiba mais sobre Santo Antônio, o santo casamenteiro

Capricórnio

Duas tapiocas recheadas em um prato

O capricorniano optará por festas juninas tradicionais – e baratas – quando junho chegar, podendo até mesmo visitar as mesmas festas de sempre, ir nas mesmas barracas e comer o mesmo de sempre, afinal não gostam muito das novidades.

Na hora da fome, eles optarão por algo que satisfaça suas necessidades e que tenha também um bom custo-benefício, por isso a tapioca salgada bem recheada pode ser uma ótima opção; para a sobremesa, o pé de moleque vai servir para adocicar a boca e evitará o exagero, por se tratar de um doce pequeno.

Aquário

Potinho com milho cortado na manteiga e uma colher de plástico

Ao chegar na festa junina com seus amigos, o aquariano faz questão de visitar todas as barracas e de participar dos desafios que os jogos juninos podem trazer.

Depois de se divertir bastante, os nativos desse signo podem optar pelo milho verde cortado no pratinho, devido à praticidade na hora de comer. Para a sobremesa, canjica, que, além de ser deliciosa, também poderá ser degustada enquanto ele aproveita a festa com seus amigos.

Peixes

Curau ao lado de uma colher de madeira e de um milho

Os piscianos também são amantes da festa junina, porque as cores, a fogueira e a quadrilha encantam a cabeça dos nativos desse signo. Além disso, eles também se divertem muito com as brincadeiras típicas da celebração.

Quando for a hora de comer, eles podem optar por um buraco quente, uma receita que consiste em um pão francês recheado de carne moída bem temperadinha, porque o sabor do tempero caseiro pode aquecer o coração do pisciano. Na hora da sobremesa, uma pamonha e curau quentinho podem ser as pedidas dos nativos desse signo, devido aos sabores docinhos e aconchegantes.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.