Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os signos mais supersticiosos no Halloween

No último dia de outubro, comemoramos o Halloween, ou Dia das Bruxas. Absorvemos essa tradição graças à popularização que ela ganhou nos Estados Unidos. Mas a data tem origens mais remotas.

Acredita-se que a festa, surgida nas Ilhas Britânicas, tenha se originado dos festivais celtas chamados Samhain, que marcavam a passagem de ano e o fim do verão. Essa celebração era feita todo ano, em 1º de novembro, e, para os celtas, ela era tida como um momento de comunicação dos vivos com o mundo dos mortos, que apareciam no nosso plano para visitar suas casas. Com a intenção de afastar os maus espíritos, que amaldiçoavam os animais e as colheitas, os celtas usavam vários objetos, que hoje são símbolos típicos do Halloween: a abóbora iluminada, os morcegos, máscaras e fantasias, esqueletos e fantasmas e as cores laranja e preto.

Muitos desses objetos hoje são usados na decoração das festas, e seu intuito atual não é outro senão o de divertir. Mas eles continuam associados às superstições típicas do Halloween, em especial para os que são mais sensíveis a crenças.

As principais superstições do Halloween

Destacamos aqui as principais crenças, para que você possa se prevenir e se proteger dos fantasmas que rondam a vizinhança nessa data assustadoramente divertida. Bu!

Morcegos voando nas redondezas

Morcegos voando no nascer do sol.

Morcegos por perto indicam que há algum fantasma ao nosso redor. Para quem leva essa história ainda mais a sério, esses mamíferos voadores são um sinal de mau presságio, pois anunciam a morte de alguém próximo. Mas não se esqueça: essa associação foi criada pelos humanos, os morceguinhos não têm culpa de nada. A maioria das espécies só se alimenta de frutas, eles são ótimos polinizadores. Portanto, nada de maldade com os animais (além do mais, maltratar bichinhos é crime).

Fazer barulho para espantar fantasmas

Pessoa embaixo de lençol branco com buracos nos olhos.

Essa é uma prática que é feita desde a Idade Média. Tocar sinos ou usar objetos que façam muito barulho ajuda a assustar e afastar os maus espíritos.

Não atravesse cruzamentos depois da meia-noite

Rua durante a noite.

As famosas encruzilhadas são pontos de encontro entre bruxas e lobisomens, acreditam os supersticiosos mais pessimistas. Mas, para quem tem crenças mais positivas, esses pontos são vistos como uma conexão entre o mundo dos vivos e o dos mortos. Pode ser que haja algum espírito bom trazendo uma boa notícia para você. Será?

Velas se apagando repentinamente

Velas acesas.

Se você acender uma vela e ela se apagar assim, do nada, pode ser que maus espíritos estejam te rondando. Já as chamas de cor azul podem indicar que eles estão ainda mais próximos.

Proteja-se das bruxas

Menino e menina brancos de roupas pretas, menina com chapéu temático de bruxa.

Se você acha que está perto de uma bruxa na festa de Halloween, a melhor coisa a se fazer é cruzar os dedos indicador e médio. Assim, você se protege das forças sobrenaturais desse que é um dos símbolos mais célebres do Halloween (não à toa se chama também Dia das Bruxas).

Aranhas amiguinhas

Aranhas fictícias numa folha laranja.

Finalmente uma superstição boa! Encontrar uma aranha no quarto no Dia das Bruxas é sinal de que o espírito de alguém que te ama está por perto para proteger você.

Relação com os signos

Fumaça saindo de dentro de abóbora com rosto desenhado.

Será que você acredita em todas essas superstições, ou elas não passam de um tempero a mais para apimentar a sua festa de Halloween? Você é daquelas pessoas que cumprem todas as regras para ficar longe dos maus auspícios? Será que essa propensão a ser menos ou mais supersticioso pode ter a ver com o seu signo?

Você também pode gostar:

Decidimos unir Astrologia e Halloween para saber qual signo é mais supersticioso durante essa data. Será que você vai se identificar? Destacamos aqui os signos que mais se impressionam com as superstições – Peixes, Câncer e Escorpião. Mas também traçamos um ranking com os outros signos e suas relações com os assuntos místicos.

Peixes

É signo regido pela Água e dotado de grande profundidade nos questionamentos sobre as coisas da vida e da morte. Aqui, vale ressaltar a sensibilidade, o sexto sentido e a intuição, típicos desses nativos. Eles são muito sensíveis, empáticos e conseguem detectar a energia de um ambiente. Por essa razão, esse signo é considerado um dos mais supersticiosos, se não for o maior de todos, o que o coloca na primeira posição da lista.

Câncer

Signo que também busca explicações que vão além da razão humana. Os cancerianos têm uma forte tendência a criar suas “superstições de estimação” e rituais para várias atividades. Eles se apegam a tudo que possa trazer proteção. Essas qualidades colocam esses nativos no segundo lugar da lista dos signos que mais acreditam em superstições.

Escorpião

O Halloween ocorre sob o signo de Escorpião. Esses nativos são ligados às questões espirituais, em especial a tudo que está associado ao “além”. O próprio escorpião (animal) representa transições, a morte e o renascimento. Ajuda ainda mais o fato de serem regidos pelo elemento Água, que traz toda a profundidade dos questionamentos sobre vida e morte. Com esses atributos, o escorpiano fecha a lista dos mais supersticiosos, ocupando o terceiro lugar.

Aprecie com moderação

Gato preto de olhos verdes.

Alguns signos até respeitam e levam em consideração, mas não na mesma intensidade desses três. Os mais moderados são Gêmeos, Libra e Aquário.

Gêmeos

Esses nativos adoram pesquisar sobre qualquer coisa, desde as questões racionais até as mais misteriosas e místicas. Mas não se impressionam muito com superstições. Para eles, é mais uma curiosidade do que crença.

Libra

Librianos sempre gostam de analisar os dois lados da coisa. Então, para eles é interessante ouvir tanto quem acredita “de pés juntos” como quem não vê nada além de crendices. Mas também não se alarmam com as histórias de assombração.

Aquário

Nativos desse signo são abertos a tudo, sem preconceitos. Então eles recebem essas questões místicas com naturalidade, mas, como são muito racionais, preferem ouvir como se fossem boas histórias para serem contadas. Nada além disso.

Eu sou meu próprio amuleto

Piñata de fantasma com pessoas ao redor.

Já outros signos acreditam que a sorte – ou o azar – são eles que fazem. Portanto, não acreditam muito em superstições, pois teriam que ficar presos a acontecimentos que não dependem deles. Nessa situação estão Áries, Leão e Sagitário.

Áries

O signo da impetuosidade, do “vou lá e faço”. Esses nativos mergulham de cabeça e não gostam de depender de nada para irem para frente. Por essa razão, eles não se apegam a superstições, pois acreditam que os resultados para a sua vida não dependem de evitar passar em uma encruzilhada.

Leão

Leoninos vão nessa mesma lógica. Eles não se afetam muito com crenças e rituais para obter sorte ou espantar o azar. Esses nativos têm mais medo da opinião dos outros do que de cruzar com um gato preto no meio da noite.

Sagitário

Esse é o signo que precisa ardentemente de liberdade. Imagine ter que ficar preso a rituais para ganhar ou evitar algo na vida? Seria sufocante para esses nativos. Sem falar que os sagitarianos geralmente são pessoas positivas e alto-astrais, então enxergam tudo de forma otimista. Pra eles, o azar é uma forma de aprendizado e de tirar coisas positivas como lição.

“Isso non ecziste”!

Mulher branca de cabelos castanhos beijando lençol branco.

Para finalizar, temos a turma dos que acham tudo charlatanice pura. São os signos mais pragmáticos do Zodíaco: Touro, Virgem e Capricórnio.

Touro

Esse nativo não acredita em nada que não seja fruto do próprio esforço. É dotado de um realismo que o impede de ver além do racional. Para ele, é até engraçado como as pessoas se rendem às superstições. Taurinos só levam fé na sua teimosia. O taurino enxerga o além como uma oportunidade de finalmente descansar e ficar “de boa”.

Virgem

Crítico ao extremo, esse nativo é capaz de desmontar qualquer teoria supersticiosa. Vai conseguir fazer uma lista de falhas e defeitos em cada argumento, usando não só a lógica como também a sua certeza de que está com a plena razão. Para ele, gato preto é apenas um gato que não nasceu de outra cor.

Capricórnio

Um dos signos mais práticos (se não for o mais) do Zodíaco. O capricorniano é bastante lógico e não tende a se prender a questões “transcendentais”, mostrando forte resistência ao que não pode ser explicado racionalmente. Para ele, espelho quebrado não traz azar, mas traz prejuízo, já que vai ter que gastar dinheiro para comprar outro.

Seja como for, entre na brincadeira. Halloween hoje em dia é sinônimo de diversão. Capriche na fantasia, acenda suas abóboras e chame os fantasminhas e as bruxinhas para agitar sua festa!

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.