Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Passos para ajudar alguém de luto

Passamos por muitos altos e baixos durante as nossas vidas e conseguimos sair ilesos da maioria dos acontecimentos ruins. Porém, se existe alguma coisa que pode tirar o nosso chão é a morte de alguém querido, seja alguém da família, amigos ou amores. Saber que a pessoa se foi e ter que lidar com a ausência dela é um desafio para a maioria das pessoas, inclusive para as outras pessoas que estão próximas desta primeira que sofreu a perda.

O luto é um período delicado que requer uma série de cuidados das pessoas próximas. Para te ajudar a passar por esse momento e para te mostrar a melhor forma de lidar com alguém que esteja passando por esta fase, reunimos algumas dicas que podem te guiar nesse relacionamento. Confira:

Dê espaço 

Uma pessoa de luto geralmente não consegue ser muito sociável. Ela precisa deste momento de recolhimento, introspecção e de reclusão. O nível desta distância varia de pessoa para a pessoa, mas o distanciamento é necessário. Então, saiba entender caso ela não queira sua ajuda ou presença no primeiro momento. Muitas vezes precisamos ficar a sós para entender os sentimentos, acontecimentos e tristezas da vida.

Mostre empatia 

Sempre que conversar ou se relacionar com alguém que passa pelo momento de luto, esteja pronto para se colocar no lugar dela. Entenda exageros, tristezas, raivas ou inconformismos. Lembre-se sempre que ela perdeu alguém muito querido recentemente e não sabe como lidar com isso ainda. Jamais se aproxime de alguém que esteja em luto se for para repreender ou questionar. Ela não precisa de mais negatividade em sua vida.

Seja solícito 

Esteja sempre pronto para dar uma mão no que ela precisar, um abraço confortante ou um ombro amigo. Esteja pronto para se doar a esta pessoa sem esperar nada em troca, pois provavelmente ela não tem condições de fazer nada por você agora. Mostre que sua presença pode ser útil e esteja pronto a atender o que ela precisar.

Seja positivo 

Sempre que se aproximar de uma pessoa em luto tente falar palavras que a acalme e faça ter esperanças. Aprenda a ouvir mais do que falar, mas sempre tenha um semblante de entendimento e de amizade. Lembre-se sempre que falar coisas negativas ou mostrar o lado ruim das coisas só vai fazer com que ela se sinta ainda pior. Você está lá para ajudar a pessoa a se reerguer, então faça isso da melhor forma.T

Ofereça ajuda real 

Faça uma compra de supermercado, o almoço do dia ou se ofereça para ajudar na limpeza da casa. São tarefas simples, mas que uma pessoa em luto geralmente não tem forças para fazer sozinha ou por conta própria. Mostre que você pode ser literalmente útil. 


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.