Provações de quem atravessa uma jornada de evolução

As pessoas espiritualizadas passam um longo processo até chegarem ao patamar de iluminação e de consciência sobre o mundo e sobre si. Alguma vez você já disse ou imaginou que uma pessoa era muito evoluída, quando comparada a outras?

O conceito de evolução espiritual pode ser aplicado em diferentes vertentes de pensamento, como filosofia, teologia, esoterismo ou espiritualidade em si. O que há em comum entre todas essas formas de pensar é que, a partir da evolução espiritual, um ser ou um conjunto de seres passam por uma mudança, adotando uma nova versão de si.

Aprofundando-se nesse conceito, a evolução espiritual pode ser cosmológica, quando se refere a uma experiência de existência; pessoal, ao tratar do desenvolvimento de uma pessoa; ou cosmológica e pessoal. Ou seja, uma pessoa pode se desenvolver e desenvolver uma compreensão de tudo que está inserido na existência.

Outras possibilidades para a evolução espiritual são a holística, considerando a existência de realidades além da que presenciamos fisicamente; a idealista, que determina que a realidade só pode ser mental ou espiritual; e a não dual, unindo as realidades física e mental em uma só. Cada uma dessas formas de pensar sobre a evolução espiritual pode ser, ainda, interpretada e analisada por diferentes crenças e religiões.

Em geral, ao se falar sobre evolução espiritual, imagina-se que uma pessoa passa por um processo de amadurecimento e de crescimento para encontrar sabedoria, rever crenças e posicionamentos e melhorar a relação com outras pessoas.

Muitos sabem sobre os resultados que a evolução espiritual pode trazer, mas nem todos estão cientes das dificuldades que esse processo pode apresentar. Afinal, uma pessoa não se torna evoluída de uma hora para outra, nem muda os comportamentos e pensamentos sem passar por dificuldades e sem fazer concessões.

Sendo assim, antes de iniciar uma trajetória para a evolução espiritual, é preciso conhecer as provações que uma pessoa pode enfrentar. As provações são os momentos de incerteza, de insegurança e de vontade de desistir do processo. Elas são diferentes para cada pessoa, mas apresentam algumas semelhanças.

A seguir, você vai entender quais são as provações que as pessoas evoluídas espiritualmente tiveram que superar para entender mais sobre quem são, sobre a missão que carregam no mundo e sobre como podem aproveitar ao máximo o potencial que existe dentro delas. Inspire-se!

1) Diluição de laços de amizade

Duas mulheres se abraçando olhando para a cidade

Uma pessoa que está analisando a sua vida e as coisas nas quais acredita pode se dar conta de que as suas amizades não combinam com seus novos pensamentos. É claro que uma relação desse tipo não é construída apenas entre pessoas que pensam da mesma forma, mas pode ser mais difícil manter uma amizade com alguém que não concorda com o seu jeito de viver a vida.

Construa laços de amizade com os signos que combinam com você

Para superar essa provação, você deve manter o foco no objetivo final: melhorar a forma como você se relaciona com todas as pessoas. Talvez você precise se distanciar de certas amizades para adotar um comportamento mais altruísta, mais compreensivo e mais respeitoso.

Quando tiver evoluído mais, você ainda pode tentar falar com as pessoas que se afastaram de você para apresentar as vantagens de mudar.

2) Incompreensão dos familiares

É muito comum que as famílias criem os filhos para que eles sigam as formas de pensar e de ver o mundo que elas adotaram ao longo da vida. Por isso, muitas vezes elas não compreendem quando os filhos crescem e buscam novos jeitos de viver e de avaliar as mais diferentes situações. Em um processo de evolução espiritual, a incompreensão dos familiares é uma das provações mais duras, mas que também pode ser superada.

Saiba qual é a função da casa da família no Mapa Astral

Para que a sua família não veja você com maus olhos, explique que você está apenas crescendo e descobrindo quais são as suas crenças. Isso não significa que as crenças que você aprendeu com seus familiares são erradas ou que não goste delas, mas que você quer buscar algo novo. Uma conversa sincera e respeitosa vai ajudá-lo muito nesse processo!

3) Julgamento por parte da sociedade

Mulher de olhos fechados segurando seus braços

Uma pessoa que ainda está presa ao que a sociedade prega como verdade considera que a opinião dos outros é sempre a mais importante. Embora as outras pessoas não estejam sempre erradas nas análises que fazem sobre nós, o que deve prevalecer é o nosso sentimento e a nossa essência.

No seu processo de evolução espiritual, muitas pessoas podem afirmar que esse processo não existe ou que é uma perda de tempo. Para elas isso pode ser verdade, mas não é um fato para você. Então, por que dar tanta importância para esse julgamento? Quanto mais você evoluir, mais facilidade terá para separar as críticas que importam das que não significam alguma coisa.

4) Início de uma nova profissão

Antigamente, era comum que uma pessoa tivesse a mesma profissão durante toda a vida. Seria impossível reconstruir uma carreira, se dedicar a um hobby ou explorar novas possibilidades no mercado de trabalho. Os tempos mudaram, e agora é possível se jogar naquilo que combina mais com cada fase da sua vida. Por mais dura que essa provação pareça, se você sente que deve mudar de carreira, mude!

Siga um roteiro evolutivo e encontre as suas forças

Encontrar um novo propósito na vida é sempre um momento de alegria e de iluminação. Lutar contra ele para ceder às determinações da sociedade vai prejudicar a sua evolução espiritual. Tenha consciência de que você irá descobrir uma nova parte de você, e que ela merece ter um lugar ao sol.

5) Sensação de solidão

Homem sozinho olhando para o mar a sua frente

Todo processo de amadurecimento é solitário, principalmente porque nenhuma outra pessoa pode passar por essa experiência por você. Mesmo que haja apoio de amigos ou de familiares no seu processo de evolução espiritual, tudo que você pensar e experienciar será sentido somente por você. A solidão é uma provação porque não estamos acostumados a ela, e acreditamos que a solitude é ruim.

Nesse caso, a solidão é essencial para que você se conheça melhor e viva as suas vontades e os seus pensamentos sem depender de outra pessoa. Por mais que seja difícil no começo, você vai perceber que a solidão é benéfica para o seu amadurecimento. Perceba como você se relacionará melhor com as pessoas e com o mundo se souber mais sobre você!

As provações que enfrentará ao longo da sua evolução espiritual não devem desmotivar você. São elas que vão trazer força para que você amadureça, enfrente novos desafios e traga para a sua vida as pessoas e as crenças que tornam você alguém melhor, mais feliz, mais sábio(a) e, claro, mais evoluído(a)!

 
 
 

Confira também: