Qual é a origem do hinduísmo?

Hinduísmo é uma prática religiosa que teve origem na Índia e é conhecida principalmente pela sua grande variedade de cultos, deuses e seitas. É também conhecido como San?tana Dharma, que em sânscrito significa "a eterna darma (lei)”.

O hinduísmo é plural e não tem um fundador específico. É uma religião pós-budista que é mais conhecida entre seus praticantes como uma vertente espiritual. O principal ensinamento é conseguir encontrar o divino em tudo que nos cerca, procurando a sua verdadeira espiritualidade dentro de si e cultuando o que mais lhe fizer sentido. Tanto que os hinduístas cultuam cerca de 330 mil divindades diferentes, sendo os principais: Brahma (força do Universo); Ganesha (sabedoria e sorte); Matsya (divindade salvadora); Sarasvati (artes e música); Shiva (supremo), Vishnu (aquele que cuida do universo ao longo das eras). Talvez por isso seja visto como a religião - ainda praticada - mais complexa de toda a história.

Por se tratar de uma prática que antecede a época dos registros históricos (por volta de 1500 antes de Cristo, na época do declínio da civilização do vale do Indo na antiga cultura védica) pouco se sabe sobre sua origem, e até mesmo seus praticantes sentem dificuldade em explicá-la de maneira sucinta e simples. Por ter uma infinidade de divindades, rituais e até mesmo vertentes, os hinduístas costumam dizer que se preocupam apenas em seguir o lado bom e positivo das coisas. O importante é conseguir conectar-se com sua verdadeira espiritualidade e encontrar o bom em tudo que te rodeia.

A maior parte dos hinduístas, hoje em dia, se concentra na Índia e no Nepal, mas países como Paquistão, Sri Lanka, Malásia, Singapura, Suriname e até mesmo Reino Unido e Estados Unidos têm uma parcela significativa da população que segue esta religião. É considerada a terceira tradição religiosa com mais seguidores ao redor do mundo, principalmente se levarmos em conta todas as suas ramificações e crenças distintas.

Confira também: