Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Tantra: Conheça o seu significado e simbolismo

Não é de hoje que a vida passou a ser muito estressante. Entretanto, de uns tempos para cá, relaxar se tornou algo ainda mais complicado, porque, em nosso dia a dia, somos bombardeados com diferentes tipos de obrigações, que, quando se juntam, podem deixar um indivíduo extremamente perturbado.

Por esse motivo, a busca de artifícios que nos ajudem a relaxar e utilizar ao máximo nossa mente a nosso favor aumentou muito. Nesse cenário, práticas bastante antigas se tornaram populares. Esse é o caso, por exemplo, do tantra.

Embora muitas pessoas acreditem que o tantra é uma prática que diz respeito apenas ao sexo, essa é uma visão bastante deturpada e diferente de seu objetivo original. O tantra é, na verdade, uma filosofia de vida que foi criada na Índia, há muitos séculos. Mesmo abordando questões físicas que incluem relações sexuais, esse não é o seu único objetivo; muito pelo contrário!

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o tantra, o Horóscopo Virtual criou um artigo que te explica absolutamente tudo sobre essa doutrina indiana. Confira agora mesmo!

O que é o tantra?

Acredita-se que o tantra é um tipo de filosofia comportamental que foi criado na Índia há mais de seis mil anos. É importante lembrar, contudo, que não foi apenas uma única pessoa que se tornou responsável pela sua invenção, mas uma série de pensadores que, com os seus livros, perceberam que é possível, para o ser humano, evoluir.

O conjunto de obras, que aborda inúmeros assuntos pertinentes ao nosso dia a dia, deu origem ao tantra. Podemos dizer, então, que por meio dessa filosofia de vida o ser humano é capaz de se desenvolver em três níveis diferentes: físico, mental e espiritual.

Apesar de ser bastante conhecida no Oriente, essa prática vem se tornando bastante popular no Ocidente em tempos recentes. Devemos, contudo, ficar atentos para não nos prendermos a explicações estereotipadas que acabam deturpando a imagem dessa filosofia tão bela e vantajosa para nosso corpo e a nossa alma!

Significado de tantra

A palavra “tantra” vem do sânscrito e significa “uso, trama, tecer”. Utilizada desde o século VII, possui grande conexão com rituais de medicação e disciplina, algo que é extremamente importante para essa prática.

Além disso, ao dissecarmos a sua composição, podemos perceber que a palavra possui duas sílabas: enquanto “tan” significa "expansão", “tra” significa "libertação". Assim, ao juntarmos os dois significados, podemos perceber que o termo possui ligação com a ascensão espiritual das pessoas.

Existem diversos outros significados em relação à palavra “tantra”, que incluem: "teia", "trama", "entretecido", "código" e muito mais. De maneira resumida, todas elas possuem algum tipo de ligação com as energias humanas, os chakras e maneiras de expandi-los.

O objetivo do tantra

Para o tantrismo, existem duas divindades principais: Shiva (masculino) e Shakti (feminino). Enquanto o primeiro é o símbolo do espírito e da alma, o segundo representa a matéria e tudo aquilo que é físico, como o nosso próprio corpo. O tantra, portanto, tem como principal objetivo fazer com que as pessoas unam essas duas divindades em seus próprios corpos.

Isso só é possível, contudo, por meio de muita determinação. Existem diversas técnicas que dizem respeito ao tantra – como meditação, dietas específicas, exercícios de respiração e mais – e cada uma delas deve ser realizada com muita seriedade.

De acordo com o tantra, o ser humano é capaz de ascender. Nesse processo, entretanto, diferentemente de outras crenças, não é preciso abandonar o seu corpo físico; é preciso apenas garantir o melhor porte físico possível. É por esse motivo que as dietas são muito importantes. Como estamos tratando de uma prática indiana, o abandono do consumo de carne e derivados é algo indispensável.

Tratar o seu próprio corpo da melhor forma possível é, portanto, um dos princípios do tantra. Ele faz parte, afinal de contas, do Shakti, e é extremamente importante para a sua ascenção. Acredita-se, inclusive, que a coluna vertebral é parte essencial desse processo, já que é por meio dela que a energia chamada Kundalini chega ao cérebro, passando pelos chakras e sendo finalmente libertada.

Qual é a energia do seu signo?

Sexo tântrico

Tudo o que fazemos em nosso dia a dia envolve a troca de energias. O sexo está incluso nessa lista. Por ser uma atividade muito intensa, torna-se um tipo de catalisador, transformando essa permutação em algo ainda mais forte.

O sexo tântrico, portanto, apesar de existir, não é aquilo que a maioria das pessoas imagina. Hoje em dia, principalmente, é muito fácil encontrar informações sobre essas atividades, mas, na maioria das vezes, elas são incorretas e estereotipadas, o que cria certo preconceito envolvendo o exercício.

De maneira simplificada, como o tantra prega que certos tipos de energias se manifestam sexualmente, o sexo tântrico procura facilitar essa liberação de energia. Assim, além de trazer maior sensação de bem-estar, aciona os chakras, que são atingidos por essa carga.

É importante lembrar que a sensação de prazer intensificada por meio do sexo tântrico não é o único benefício oferecido por essa prática. Entre tantos outros, podemos citar a aceitação e a consciência corporal, o alívio de sintomas da ansiedade e da depressão, maior equilíbrio entre as energias do corpo, quebra de paradigmas e tabus sexuais e muito mais!

Descubra como cada sexo oposto te vê de acordo com seu signo

Tantra yoga

O tantra procura sempre garantir a saúde corporal de todas as pessoas. Por isso o yoga se conecta com essa prática de maneira impressionante, afinal oferece maior sensação de bem-estar e até mesmo de resistência aos músculos.

Quando o yoga se conecta ao tantra, portanto, posições inovadoras são criadas com o intuito de promover maior conexão entre o corpo, a alma e o seu eu interior. Além disso, exercícios de respiração também são bastante utilizados por essa prática.

Por meio do tantra yoga, então, é possível que um indivíduo tenha mais facilidade de ascensão, porque se manifestar e se expressar se torna muito mais fácil e natural, o que também aumenta a nossa consciência sobre a realidade. O conhecimento pessoal é um dos principais objetivos dessa prática.

Ao mesmo tempo, o tantra yoga oferece diversos benefícios ao nosso psicológico, diminuindo o estresse e os sintomas da ansiedade, da insônia e da depressão, e ao nosso físico, melhorando o nosso desempenho cardíaco e respiratório.

O melhor de tudo é que o tantra yoga pode ser praticado por todas as pessoas! Com os exercícios certos e respeitando seus limites pessoais, não há nenhum tipo de restrição e todos podem se beneficiar com essa técnica milenar!


Leia também: 5 formas de respirar na meditação

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.