Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Sincronicidade

Em certos momentos da vida, nos deparamos com coincidências que vão além de uma simples casualidade. Carl Gustav Jung, propôs que essas coincidências significativas não eram apenas pelo acaso ou por uma relação de causalidade (ação – reação), mas sim por uma conexão com eventos que acontecem.

Essa sincronia da mente com os eventos foi postulada por Jung, como se a mente do sujeito atraísse as situações correspondentes ao seu estado, criando assim um significado simbólico para suas vivenciam. Seria como você estar buscando uma resposta para alguma dúvida sua e, de repente, encontrar um artigo que lhe auxilia no encontro da solução. O artigo não teve como início sua dúvida, mas seu estado mental pode tê-lo “atraído”.

 

Sincronicidade e Interdependência


Muito antes de Jung, os ensinamentos orientais já falavam de sincronicidade através da noção de interdependência. Essa noção nos explica como a atração dos eventos acontece. Interdependência significa que nada nesse mundo existe sozinho. Todos nós estamos conectados com todas as coisas. Por exemplo, é impossível viver sem os mares, as árvores, os animais e todo o sistema ecológico. Temos uma percepção errada de que essas coisas são separadas de nós, elas, na verdade, fazem parte de nossas vidas. É como a percepção do sol que se põe. O sol não se põe no oeste, mas temos essa percepção, por causa do movimento da Terra.

O significado dos números repetidos

Da mesma forma que estamos nessa relação de interdependência física, também estamos nessa mesma relação de maneira sutil. Nossa mente está conectada com as coisas e com as pessoas. Por exemplo, podemos, por meio de uma empatia, compreender como o outro se sente. Não conseguimos localizar exatamente onde estão as emoções da pessoa, mas se entendermos o outro no mundo dele, também podemos sentir o que o outro sente.

 

Sincronicidade, Carma e Causalidade


Devemos compreender que sincronicidade não é lei da atração. Ela não é uma mentalização positiva que gera acontecimentos. A realidade não pode ser alterada pelo pensamento, mas o significado que atribuímos a essa realidade, esse sim pode ser modificado. Uma pessoa, quando é demitida, pode muito bem ver isso como um grande problema ou como uma grande oportunidade. Nesse exemplo, o significado atribuído à situação tem mais poder de modificá-la do que mudar o fato em si.

 

Na sincronicidade, podemos entender que há uma atuação do carma. O carma vem sendo atribuído de uma forma mística no cotidiano, sendo interpretado como uma ação e reação. Na verdade, o carma é a operação da causalidade. A reunião de causas e condições para que aquilo aconteça. Por exemplo, se uma pessoa vive criando inimigos e agindo de maneira nociva, é certo que uma hora terá de lidar com as consequências. Ao gerar inimigos por todos os lados, a vida se torna mais difícil e, com isso, seu andar no mundo.

Entendendo a linguagem do Universo

Muitas vezes, entretanto, não conseguimos ver todos esses pontos e essas conexões. A sincronicidade ocorre quando não vemos essa causalidade operando, não percebemos que há uma conexão entre o acontecimento e o fato. Para que um evento ocorra, precisamos que haja causas e condições reunidas, caso contrário aquilo não ocorrerá.

 

Para que eu escreva esse texto, por exemplo, é necessário que haja um estudo, um interesse e também uma dedicação nesse sentido. Além de outras coisas que apoiam para que esse texto chegue até você. As causas e condições para que esse texto chegasse até você não foram aleatórias, por mais que pareçam. Há sempre uma conexão sutil que opera, por mais que não vejamos.

 

Ampliando a visão


Se entendemos que existem causas e condições, podemos compreender que, se mantermos nossa mente em nossos objetivos, teremos mais chances de atingir nossas metas. A sincronicidade, contudo, são sinais que estamos ou não no caminho certo e precisamos estar com nossa visão atenta para percebermos se estamos ou não no caminho correto.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.