Compartilhar

por Erickson Rosa

Direcione a mente para o que deseja

Você já percebeu que é difícil manter uma constância em nosso movimento no mundo?

Já viu como é difícil estabelecer uma meta e conseguir cumpri-la? Por que será que isso acontece? Este texto irá te ajudar a entender melhor isso e como podemos fazer para conseguir direcionar nossa mente e governar nossa vida.

A mente confusa

De maneira geral, todos nós estamos com a mente confusa. Presa em uma confusão de pensamentos. Condicionada no movimento habitual da vida. Poucos de nós conseguem estabilizar a mente e não deixá-la ser carregada pela ansiedade do futuro ou pela depressão do passado. Estar com a mente totalmente na experiência do aqui e do agora parece ser algo extremamente difícil.

Isso se dá porque nascemos e fomos condicionados a não olhar para a mente nem estabelecer uma familiaridade com ela. Sentar em meditação, por exemplo, não é uma de nossas práticas habituais. E quando a fazemos, normalmente, nos deparamos com a confusão da mente e logo decretamos: “Isso não funciona para mim. Eu não consigo meditar”. Isso acontece porque a pessoa entra em contato com a confusão de sua mente. Sua mente sempre foi confusa, mas agora ela parou para perceber.

Se não conseguimos nem controlar nossa mente, o que dirá nossa própria vida. Parece-me claro que se a mente é confusa a vida da pessoa também será. Uma mente calma gerará uma vida calma e uma mente agitada uma vida turbulenta. Somos o reflexo de nossa mente e daquilo que carregamos em nosso interior. Dessa forma, para sair da confusão, precisamos aprender primeiro a direcionar a nossa mente. Caso contrário, não teremos chances nem de escolher as coisas que iremos fazer. Se a nossa mente é movimentada a cada estímulo, é claro que seremos carregados pela vida.

Faça o teste e descubra se sua mente funciona melhor durante o dia ou noite!

O que é a mente ser movimentada? É o movimento que nossa mente faz quando ocorrem estímulos. Por exemplo, como você reage quando alguém lhe ofende? E quando acontece algo que você não desejava? As oscilações da vida carregam suas emoções e seus pensamentos? Ou você consegue manter sua mente centrada sem ficar abalada(o) com cada situação negativa?

De maneira geral, reagimos e somos carregados. Está tudo bem indo no nosso dia, mas basta encontrarmos um cano estourado em nossa casa e tudo vai por água abaixo. Basta que nosso chefe nos faça uma crítica. Que nosso cônjuge nos mostre nossa falha ou que não nos valorize. Isso mexe com nosso interior. Mas bem na verdade é porque não treinamos olhar para o movimento de nossa mente.

Quando essas coisas ocorrem, nossa mente se movimenta e podemos ver como isso acontece. Mas para isso precisamos primeiro treinar. E como treinamos? Sentamos e olhamos para nossa mente. A primeira instrução é de focar em nossa respiração. Perceberemos então que no primeiro momento iremos pensar e perder o foco de nossa respiração, e está tudo bem com isso. Essa é a oscilação natural da mente. A mente que se perde e não tem foco. Ao treinarmos durante algumas semanas, por uns 30 minutos por dia, iremos ver que nossa mente parece estabilizar. Ou seja, aprendemos a controlar o impulso de embarcar no primeiro pensamento que surge em nossa mente, tomando refúgio no foco atencional na respiração.

Essa ferramenta simples e direta nos ajuda a não sermos carregados e assim direcionamos a mente para onde desejamos. Mas esse é o primeiro passo para estabilizar a mente. Se você quiser saber mais, por favor escreva para mim ou comente neste texto. Assim saberei que este é um assunto interessante para você e poderei te falar mais sobre como estabilizar sua mente para direcioná-la para onde quiser.


Leia também: A sabedoria interior e a ofuscação da mente

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.