Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Qual signo é o seu oposto?

Na astrologia, o famoso ditado “os opostos se atraem” realmente funciona. Cada signo tem um signo oposto, também chamado de signo complementar.

O que é o signo complementar?

O signo oposto mostra exatamente o lado que falta em você (ou que seja o contrário de você) e é justamente por isso que também é considerado complementar.

Por exemplo: Virgem é um signo de Terra, muito sensato, sempre muito certinho e que busca resolver tudo por meio do lado racional. Seu signo oposto é Peixes, signo do elemento Água. Peixes tem como uma de suas maiores características sua essência espiritualizada, ou seja, é muito sensitivo e se permite ser guiado dessa forma. Um é totalmente oposto ao outro, e é por isso que se complementam tão bem.

E por que vale a pena saber o seu signo oposto complementar?

Bem, uma vez que o seu signo oposto é o seu signo complementar, a atração que sentimos é iminente. Você tende tanto a se sentir atraída pelo signo oposto ao seu signo solar, quanto também pelo signo oposto ao seu ascendente.

Ou seja, se você é virginiano com ascendência em Sagitário, por exemplo, tende a se sentir atraído por piscianos e por geminianos, uma vez que Gêmeos é o signo oposto e complementar de Sagitário.

Entenda de uma vez por todas que é verdade que os opostos se atraem

Como sabemos, os signos são agrupados em elementos (Ar, Fogo, Terra e Água). Os signos de Ar sempre serão opostos aos signos de Fogo. Os signos de Água sempre serão opostos aos signos de Terra. E isso é regra, afinal os elementos também são opostos complementares. O ar complementa o fogo (apesar de opostos, o ar tem o poder de tornar o fogo ainda maior), e a água complementa a terra (a deixando úmida e fértil).

A seguir, veja quais são os opostos de cada signo. Lembre-se de verificar tanto o signo oposto ao seu signo solar quanto o signo oposto ao seu ascendente!

Signos de Fogo x Signos de Ar 

Ilustração dos signos de ar e de água

Áries x Libra

As diferenças entre Áries e Libra são díspares, já que os modos de operação de cada um são bastante diferentes, ainda que profundamente conectados por suas motivações complementares. Enquanto o nativo de Áries age de forma impulsiva e ansiosa, sempre centrado na figura do “eu”, a pessoa de Libra é bastante passiva, contemplativa e voltada aos “outros”. Áries é agressivo e egocêntrico. Libra é diplomático e cauteloso.

Justamente por isso, Libra é o complemento ideal para Áries, e vice-versa. Ao lado do libriano, a pessoa de Áries pode aprender a moderar seus próprios impulsos e praticar a gentileza e a calma. Por sua vez, o nativo de Libra pode se inspirar no ariano para desenvolver dinamismo, combatividade e autonomia.

Leão x Aquário

Os comportamentos opostos de Leão e Aquário geram conflitos, mas os unem. Ao mesmo tempo em que o indivíduo de Leão é um ser generoso e que transborda vitalidade, tende a ser também muito autoritário, já que é bem-dotado quanto a autoconfiança e ao desejo de se impor. Em contrapartida, o signo de Aquário caracteriza alguém independente e indisciplinado. Ou seja, enquanto o leonino adora mandar e desmandar nos outros, o espírito livre do nativo de Aquário não permite nenhum tipo de controle alheio sobre sua vida.

Veja como funciona a atração entre os signos opostos

Ao lado de alguém de Leão, o signo de Aquário pode aprender a ser mais carinhoso, menos rebelde, mais estável e mais compassivo. Quanto ao rei da selva, ele pode se inspirar no aquariano para se tornar mais autônomo e criativo, alcançando grandes conquistas.

Gêmeos x Sagitário

Por mais que os dois signos compartilhem o fato de amarem a liberdade, adorarem viajar, gostarem de aprender e serem pessoas curiosas e animadas, os comportamentos e personalidades de Gêmeos e de Sagitário podem colidir muito, porque o nativo de Gêmeos vive em busca de sua identidade e tende à inconstância e à reflexão. Por outro lado, o sagitariano não tem dúvidas sobre quem é, constituindo-se uma pessoa indomável e inconsequente.

Junto ao ser de Sagitário, o geminiano pode estimular traços como consistência, coragem e sinceridade. O nativo de Sagitário, no entanto, pode se inspirar no signo de Gêmeos para desenvolver o tato, a modéstia e saber se impor limites.

Signos de Terra x Signos de Água 

Ilustração dos signos de terra e água

Touro x Escorpião

Ambos são carinhosos, fiéis e possessivos. No entanto a possessividade exacerbada do intenso escorpiano pode colidir com a calma do signo de Touro. Nos momentos de crise, por exemplo, o ser de Escorpião tende a agir de forma colérica e quase vingativa, enquanto a reação do taurino é se render ao silêncio e se afastar do outro. Touro precisa de tranquilidade; Escorpião está sempre em busca de renovação e atividade intensa.

Portanto o escorpiano aprenderá com o taurino a desfrutar os prazeres simples da vida, praticando a paciência e se voltando à estabilidade. Enquanto isso, o nativo de Touro poderá se inspirar no seu oposto complementar para se flexibilizar à renúncia, aprendendo a ser menos teimoso.

Virgem x Peixes

Apesar de terem comportamentos distintos, as diferenças entre os signos de Virgem e Peixes são sutis porque ambos tendem a uma personalidade mais introvertida. Quanto às divergências, tem-se que o nativo de Virgem é disciplinado, pensativo, organizado e sempre pesa mais para o lado racional. Ao contrário, o pisciano é utópico, não tem senso de praticidade, tende a fugir das responsabilidades e é 100% pautado pelo viés emocional.

Na companhia do nativo de Peixes, o virginiano pode aprender a ser mais sensível e levar a vida com menos rigidez. Já o pisciano, ao lado do parceiro de Virgem, pode atingir o equilíbrio e obter autonomia.

Capricórnio x Câncer

De todos os opostos complementares, os signos de Capricórnio e Câncer são os que carregam as características próprias mais díspares. Enquanto o sujeito canceriano é um ser intensamente sensível, delicado e que tende a necessitar demais dos outros para se apoiar e seguir em frente, a pessoa de Capricórnio é fria, calculista, autodisciplinada e tende a confiar apenas em si mesma.

Lado a lado, o capricorniano trará segurança e amadurecimento para a relação com o nativo de Câncer. Em contrapartida, o canceriano deixará o coração de Capricórnio mais suave e menos rígido.

O signo oposto é literalmente o oposto de você, mas é justamente por isso complementar, porque equilibra as suas ações.

Por isso, há atração entre os opostos. E essa atração pode surgir de forma imediata – sabe quando você acaba de conhecer alguém e você fala a famosa frase: “Não sei porque, mas gostei de você”? Provavelmente, essa pessoa tem o signo oposto ao seu posicionamento de Sol ou de ascendência.

É apaixonado por horóscopo e astrologia? Venha conferir a seleção de produtos do zodíaco especial para você!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.