por Giovanna Sapienza

Quando bate a dúvida

Dúvidas, dúvidas e mais dúvidas… Todos nós passamos por fases onde questionamos as decisões, atividades e caminhos escolhidos anteriormente. Ficamos nos perguntando se realmente a profissão que escolhemos é a correta, se realmente estamos felizes com as coisas que temos ou se nos arrependemos das coisas que lançamos mão lá atrás.
 
Essas fases de questionamentos são muito positivas, pois quando nos indagamos estamos pensando em coisas que fazem parte da nossa realidade, estamos analisando nossas próprias escolhas e, consequentemente, não estamos no piloto automático. Por mais complicado que seja passar por tudo isso, é muito importante entendermos que o problema maior não é a fase da dúvida e sim a forma que conduzimos e a encaramos.
 
Aprimorando seu ponto de vista
 
Tudo na vida é medido e qualificado pela forma que olhamos as coisas e situações a nossa volta. A velha frase: “Tudo depende do ponto de vista”, é mais do que verdadeira e se aplica em todas as áreas de nossa vida. O seu ponto de vista sobre você, sobre a vida, sobre as pessoas e as situações é que irão determinar o valor e o lugar de cada uma delas. 

Quando o seu ponto de vista fala para você que você não é capaz de conquistar algo, ele realmente está certo, pois esta é a forma com que você está se vendo e analisando as suas capacidades. Este é o valor que você está se dando!
 
As fases de dúvida passam pelo mesmo princípio. Se você encará-las como algo terrível e avassalador, do tipo: “Meu mundo caiu”, seu mundo realmente cairá, pois este é o seu ponto de vista. Mas se você encarar isso como algo positivo e desafiador, como uma nova forma de recalcular suas rotas e seguir em frente, é exatamente assim que será.
 
Recalculando a rota
 
Sempre falamos aqui da importância de trabalharmos o autoconhecimento. Quando nos conhecemos melhor conseguimos compreender que a nossa natureza é altamente mutável, logo, se há anos atrás você tomou uma decisão, hoje sua opinião pode ser outra totalmente diferente. E isso é ótimo!
 
Aproveite estes momentos para se reinventar, descubra novas coisas, novos lugares, trabalhos, hobbys, atividades, entre outras situações totalmente diferentes das antigas. Siga aquilo que está dentro de você e dê uma brechinha para as suas crenças que estão presentes hoje, elas podem te auxiliar na descoberta de novos caminhos e oportunidades para a sua vida.
 
Existe uma infinidade de coisas esperando para serem descobertas ou reinventadas, aproveite seus questionamentos e permita-se conhecê-las!

Giovanna Sapienza

+ artigos

Terapeuta Holística, Jornalista e espiritualista, fundadora do projeto Saber Pleno. Amante de arte, comunicação e natureza, já estuda espiritualidade e novos caminhos para saúde e bem estar há 5 anos. Acredita muito nas relações pessoais, nos processos energéticos e nos bons sentimentos como caminho para uma vida feliz.

Frase de cabeceira: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.”