por Erickson Rosa

A sabedoria do Espelho

Você conhece a sabedoria do espelho? Sabia que essa é uma das sabedorias que nos permite andar no mundo de maneira mais tranquila e melhorando nossas relações? Ela também é a sabedoria que permite que haja diálogo e compreensão. Essa é uma das cinco sabedorias da psicologia oriental e hoje quero apresentá-la a você nesse breve texto do Horóscopo Virtual. Nesse texto falarei sobre essa poderosa sabedoria e como desenvolvê-la.

Bolhas autorrefletidas

De maneira geral, estamos centrados em nossos problemas, enxergando apenas nós mesmos. É como se estivéssemos dentro de uma bolha de vidro com espelhos direcionados a nós mesmos. Quando um pessoa se aproxima de nós, projetamos nosso interior nela e nos enchemos de expectativas quanto ao seu comportamento. 

Nos relacionamentos isso ocorre com muita frequência. Estamos centrados em nossos problemas e queremos que as pessoas supram nossas carências e necessidades. Estamos sempre em falta e buscando alívio para nossos problemas nos outros. Vivemos em bolhas espelhadas, vendo apenas nossa necessidade.

Espelho

Leia também: A diferença entre conhecimento e sabedoria

No entanto, podemos sair desse estágio e nos transformarmos em um espelho. O Espelho reflete nossa imagem e, ao utilizarmos a sabedoria do espelho, iremos nos comportar como esse espelho, refletindo a imagem do outro e entendendo exatamente como a pessoa está se manifestando no mundo dela. Quando a imagem está refletida, ela repete todas as ações e a pessoa consegue se ver dentro do seu mundo, tendo uma noção mais clara daquilo que está ocorrendo. Não somente a pessoa consegue se ver melhor, mas também conseguimos enxergar melhor a pessoa no mundo dela.

Esse tipo de atitude melhora as relações, pois conseguimos ter uma compreensão da necessidade do outro. Quando nos doamos ao próximo aumentamos nossa capacidade de perceber a abundância presente em nós. Assim, deixamos de ser seres famintos, que se movimentam através de uma carência, para sermos seres que possuem abundância e energia para auxiliar os outros.

Como se transformar no espelho

Precisamos, antes de tudo, sermos sinceros com nossa situação. Precisamos ver de que forma estamos atuando no mundo e de que maneira estamos construindo nossas relações. Se queremos realmente melhorar a forma que lidamos com o outro, necessitamos de maior consciência sobre nossa situação. Para isso existem terapias, há o autoconhecimento e a possibilidade de evoluir. É necessário entender que só podemos estar bem se os outros também estão bem. Essa é uma noção ampla de interconectividade que nos leva a perceber que não estamos separados dos outros e que temos uma conexão com as pessoas e com o mundo em geral.

Ao ampliarmos nossa visão, conseguimos ver o outro no mundo dele, entender suas necessidades e por fim auxiliá-los verdadeiramente. Normalmente, projetamos nossos desejos no outro e muitas vezes nem percebemos. Então o primeiro passo é perceber que estamos carentes, para depois, com a nossa própria abundância, curar nossa carência e auxiliar os outros a encontrar esse mesmo caminho dentro deles.

A sabedoria do espelho nos possibilita entender o outro, saber o porquê de ele pensar dessa forma e por qual razão toma as decisões que toma. Se você quer ter a abundância em si e realmente auxiliar quem você ama, então precisa desenvolver essa sabedoria.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.