Série Hábitos Nocivos: Desculpas

Toda vez que não queremos fazer algo, seja porque temos real dificuldade, seja por medo, preguiça, vergonha, indiferença, orgulho ou egoísmo, damos uma desculpa que pode ser tanto verdadeira quanto incrivelmente falsa. O fato é que dar desculpas não resolve a questão que nos foi apresentada. Só nos faz ganhar tempo. Assim podemos fugir da pessoa que nos pediu algo quanto de nós mesmos. Porém, o que realmente ganhamos com isso?

Veja algumas consequências das desculpas que damos:

Deixar o outro na expectativa de que seu pedido será atendido; Demorar para resolver um problema que poderia ser solucionado imediatamente; Perder de vista a importância daquilo para o qual se deu a desculpa; Nunca superar suas próprias dificuldades; Deixar de evoluir como ser humano; Deixar de praticar a caridade; Afastar as pessoas de si, por não poderem contar com você; Não tomar consciência de coisas que estão acontecendo ao seu redor.

Portanto, antes de dar uma desculpa maquinal ou muito bem elaborada, reflita sobre os motivos que o fazem querer se abster. Você não quer dar dinheiro para pedintes na rua porque acha que assim não resolve nada? Então faça alguma coisa ao invés de só negar o pedido. Você sente que seus familiares estão abusando da sua boa vontade? Seja sincero e jogue limpo. Eles podem estar pedindo por achar que você não se importa. Você sente que não é capaz de conquistar o que deseja? Busque ajuda ao invés de justificativas. Enfim, não deixe que a desculpa seja mais importante que a vontade de solucionar o que lhe aflige ou incomoda.

 

Confira também: