Doze são os meses do ano, assim como doze são os signos do Zodíaco, segundo a Astrologia. Mas se engana quem pensa que cada signo equivale a um mês! Segundo esse estudo dos planetas, os ciclos de cada signo começam não no início de um mês, mas quando o mês já começou. Por isso, todos os meses têm nativos de dois signos diferentes.
Os nascidos no mês de janeiro, por exemplo, podem tanto ser nativos de Capricórnio quanto do signo de Aquário, dependendo do dia em que nasceram. Então confira nosso artigo, que apresenta tudo sobre os capricornianos, os aquarianos, os decanatos desses signos e o que significa ter a Lua em cada um deles.
Direto ao ponto
Signos de Janeiro
O signo das pessoas nascidas em janeiro pode ser tanto Capricórnio quanto Aquário, dependendo do dia exato em que nasceram.
São capricornianos os nascidos entre 22 de dezembro e 19 de janeiro. Esse signo é regido por Saturno, o planeta da maturidade e da responsabilidade. Além disso, seu elemento é Terra, suas cores são o laranja e o amarelo, o floral mais poderoso para os nativos de Capricórnio é a camomila, que diminui a ansiedade e o estresse, e o cristal do signo é a água-marinha.
Descubra qual é o seu signo Ascendente
Já os aquarianos são os nascidos entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Esse signo é regido pelos planetas Saturno (maturidade e responsabilidade) e Urano (mudança e inconformismo). Além disso, seu elemento é Ar, suas cores são o amarelo e o vermelho, o floral mais poderoso para os nativos de Aquário é o lírio, que diminui a ansiedade e o estresse, e a cristal do signo é a amazonita.
Características de Capricórnio
Os capricornianos são os nativos mais responsáveis, determinados e disciplinados do Zodíaco. Para eles, não existe melhor maneira de conquistar algo muito desejado do que mantendo a constância e fazendo os sacrifícios necessários em prol do que se deseja. E eles não sofrem nem um pouco fazendo isso, porque têm uma noção muito arraigada de que é necessário se esforçar para conquistar.
Além disso, os nativos de Capricórnio são aqueles que sempre surpreendem amigos e familiares por amadurecerem muito cedo e tomarem boas decisões mesmo quando jovens. Eles sabem se gerir muito bem, porque têm visão de longo prazo, o que os ajuda a dizer “não” para algo que parece tentador no presente, mas que prejudicaria a caminhada lá na frente.
Por fim, os capricornianos acabam sendo pessoas muito ligadas ao trabalho e à carreira. É claro que eles se importam com outros aspectos da vida, como família, relacionamento e hobbies, mas a vida profissional ocupa um papel central, porque é de onde vem a principal recompensa emocional quando conseguem conquistar o que desejam e ambicionam.
Características de Aquário
A principal característica do signo de Aquário é sua independência; por isso, ele pode acabar passando por uma pessoa fria, que cede pouco e pensa somente em sua liberdade, além de se desapegar facilmente de coisas, pessoas e lugares. E ele faz isso porque é uma pessoa que está sempre em busca de inovação, empregando nessa busca sua enorme criatividade.
Aquarianos são sempre muito sinceros, então não seguram dentro de si aquilo que estão sentindo e/ou precisam dizer. Eles são vão direto ao ponto, pois odeiam rodeios e acreditam demais no poder da sinceridade e da honestidade. Por esse motivo, são considerados bons amigos, porque sempre dão sua opinião genuína, seja lá qual for o assunto.
Por fim, os nativos de Aquário são pessoas indignadas e inconformadas com o mundo como ele é, então frequentemente têm ideias de como seria possível transformá-lo em um lugar melhor. Às vezes, são até chamados de insubordinados e revoltados. E boa parte disso vem do seu senso de coletividade: eles odeiam ver gente sofrendo, mesmo que sejam pessoas desconhecidas.
Decanatos dos Signos
Muitas pessoas acreditam que essas características explicadas no tópico anterior afetam todos os nativos de um signo de forma igual, mas não é bem assim. Dependendo do dia em que alguém nasceu, algumas características podem ser mais presentes na sua personalidade. E isso se deve aos decanatos.
Como o Sol faz um círculo de aproximadamente 360° ao redor da Terra anualmente, cada divisão de 30º corresponde a um signo. Mas há outra subdivisão muito ignorada: cada 10° desses 30° de cada signo correspondem a um decanato. Portanto ser um capricorniano de primeiro decanato (nascido nos primeiros 10 dias da influência desse signo) tem diferentes influências em relação a um capricorniano de segundo decanato, por exemplo.
Confira abaixo de que forma cada nativo de Capricórnio e Aquário, os signos de janeiro, é influenciado pela energia específica do decanato em que nasceu.
Decanatos de Capricórnio
1º decanato (nascidos de 22/12 a 31/12): os nativos deste decanato são aqueles capricornianos, digamos, “raiz”: muito responsáveis, sérios e extremamente ambiciosos e disciplinados em busca do que consideram sucesso.
2º decanato (nascidos de 01/01 a 10/01): um pouco influenciados pelo signo de Touro, os nativos do segundo decanato de Capricórnio são, sim, sérios e determinados, mas um pouco mais sensuais e românticos, além de muito mais materialistas do que os nativos dos outros decanatos capricornianos.
3º decanato (nascidos de 11/01 a 19/01): influenciados um tantinho pelo signo de Virgem, os nativos do terceiro decanato de Capricórnio são pessoas muito ambiciosas e disciplinadas, mas no sentido intelectual, então estão sempre em busca de conhecimento.
Decanatos de Aquário
1º decanato (nascidos entre 21/01 e 30/01): são os aquarianos com as características de Aquário mais fortes, então são pessoas muito livres, independentes, ousadas e com um comportamento excêntrico, às vezes até meio anárquico e revoltado.
2º decanato (nascidos entre 31/01 e 09/02): influenciados também pelo signo de Gêmeos, são aquarianos mais cautelosos, menos inflexíveis e que tentam ser mais racionais, pesquisando e refletindo bastante antes de chegar a conclusões e tomar decisões, especialmente aquelas que são muito importantes.
3º decanato (nascidos entre 10/02 e 19/02): um pouco influenciados pelo signo de Libra, são os nativos de Aquário mais românticos, que se entregam muito e são muito conciliadores. Então são os menos inflexíveis, ou seja, podem ser convencidos se o argumento for bom.
Lua em Capricórnio
Além do signo solar, a Lua também traz características importantes para nossa personalidade. Quem tem a Lua em Capricórnio, por exemplo, é alguém que sempre busca vínculos, relações e relacionamentos estáveis, porque tem um pouco de medo da instabilidade. É, enfim, alguém que ama e busca segurança em sua vida.
Além disso, essa pessoa tem um certo medo de demonstrar sensibilidade, pois teme ser considerada fraca e perder o prestígio e a reputação que construiu com muito esforço e determinação. Então pode aparentar ter uma casca dura demais – mas quem tiver jeitinho e paciência, pode conseguir furar esse seu bloqueio natural.
Conheça o perfil do signo de Capricórnio
Por fim, as pessoas com a Lua em Capricórnio são dotadas de muito autocontrole e autoconhecimento. Então, além de se conhecerem muito bem, conseguem dizer “não” com facilidade, pois têm muita consciência do que desejam e do que lhes faz mal. Não se pode deixar de lado também que são pessoas um pouco negativas e pessimistas, que sempre esperam o pior.
Lua em Aquário
Se você tem a Lua em Aquário, algumas características influenciam a sua personalidade. As pessoas com o astro lunar nesse signo, por exemplo, são apaixonadas pelos amigos e pelas relações mais leves, nas quais podem tanto rir quanto buscar um colo. São pessoas muito ligadas a grupos e à coletividade, então amam festas e reuniões das pessoas mais queridas.
Apesar de amarem grupos grandes, são muito observadoras e conseguem perceber e sentir a individualidade de cada um, respeitando a singularidade das relações. Como conseguem “ler” quem as pessoas são, quase que desenvolvem uma personalidade diferente para cada relação, pois se adaptam à pessoa com quem estão se relacionando.
Liberdade é palavra de ordem para essas pessoas. Então elas odeiam tanto proibir e dar ordens quanto ser proibidas e receber ordens, seja na família, no trabalho ou em relacionamentos. Por fim, são extremamente fascinadas por inteligência, então costumam se apaixonar por pessoas cultas e que demonstrem bastante capacidade intelectual.
Confira o horóscopo do signo de Aquário
Agora que você sabe tudo a respeito dos responsáveis capricornianos e dos livres aquarianos, além de ter descoberto mais sobre cada decanato dos signos e a influência da Lua sobre eles, já pode se sentir mais preparado para lidar consigo mesmo – caso você seja um desses nativos – ou com quem tenha nascido em janeiro, o mês desses dois incríveis signos do Zodíaco!
Confira também: