por Silvia Malamud

Sonhar com a própria morte

Sonhar com a própria morte pode ser indício de que algo precisa ser urgentemente modificado em sua vida. Alguma coisa importante em você precisa ser libertada e é tão séria que a sua mente entende como se fosse a sua própria morte, ou quem sabe, a morte do personagem que você mesmo criou para lidar com a vida, mas que já não te serve mais.
 
Por outro lado, se acaso acordar como se o sonho fosse algo muito real, ainda sentindo medo ou preocupação, pode ser sinal de que está prestes a passar por alguma situação onde fatalmente terá que se desvencilhar de velhos padrões  e de questões importantes. Neste caso específico, será exatamente o oposto de  morrer, ou seja, será a cura de uma situação com a possibilidade de passar por um renascimento em sua vida. 
 
Os mais sensíveis podem ter a mensagem da morte de alguém, já as pessoas mais idosas ou mesmo as muito adoecidas podem através de sonhos dessa ordem, estar se preparando para a própria morte.

Existem muitos relatos sobre sonhar com seu próprio enterro, o que também denotaria necessidade de atenção. Devemos estar cientes de que tudo o que aparece em  nossos sonhos somos nós mesmos quem criamos, então no caso do sonho com o próprio enterro,  podemos pensar que temos vários aspectos que não estamos dando a devida atenção.
 
Pesquise e observe de verdade o que lhe traz medo a ponto de você sonhar com a sua própria morte. Lembre-se: A morte como simbolismo também significa transcendência e não obrigatoriamente finitude.
 
A solução dos seus conflitos está dentro de você e no caso de sonhar com a própria morte, o pedido é para que se use toda a energia de vida para fora. Freud relacionava o instinto de morte com a energia investida para dentro de nós. Nossas potencialidades não experimentadas.
 
Se pensarmos em algo mais transcendente, também pode ser o acesso a algum recado simbólico que as nossas mentes quânticas, que tudo sabem e que são atemporais, nos dão. Pode ser um aviso de que uma grande transformação está prestes a ocorrer em sua vida: Mudança de emprego? Separação? Algum novo encontro inaugurará uma nova vida enterrando de vez a sua vida anterior?
 
Ao ler estas possibilidades, se acaso passar por algum sonho dessa ordem, sugiro que pare por alguns instantes e que escute a sua voz interior. Veja o recado que ela lhe oferece. Atente- se, pois algo novo vem na sua vida ou você precisa fazer alguma alteração em suas atitudes. Seja qual for a resposta, sonhar com a própria morte sempre é indício de mudança. No geral é um sinal de vida para quem almeja estar plenamente vivo. Esse tipo de sonho nos dá o recado de que  a vida jamais pode se manter paralisada e que você está totalmente vivo e o melhor, em movimento.

Abra espaço para mais esta transformação em sua vida e aprecie a viagem. A aventura das nossas experiências terrenas fazem o colorido da nossa existência. Aproveite o seu melhor agora, com a consciência de que algo vai acontecer ou que você vai transformar.

Silvia Malamud

+ artigos

Silvia Malamud é psicóloga clínica, terapeuta certificada em EMDR e Brainspotting, especialista em sonhos e autora do livro "Projeto Secreto Universos" e "Sequestradores de Almas" da Editora Gente.