por Valquiria Rita Geraldini

Termine o ano com um exercício de gratidão

2015 está chegando ao fim! O ano passou rápido! O mês de dezembro chegou e as festas de fim de ano se aproximam. É o momento para fazermos um balanço desse ano e estabelecer novas metas para 2016 que se iniciará.

Mas eu gostaria de convidá-los a fazer algo novo neste fim de ano: um caderno de agradecimentos. Compre um caderno bem bonito e todos os dias antes de dormir, escreva três coisas diferentes pelas quais você agradece naquele dia que está terminando. É importante não repetir e, todos os dias encontrar três motivos novos para agradecer.

Sugiro que este exercício seja feito por pelo menos um mês. Você pode realizá-lo durante o mês de dezembro como um exercício de encerramento do ano. 

Alegria e gratidão são inseparáveis. Alegria é definida no dicionário como: “uma emoção evocada por bem-estar, sucesso, sorte ou pela perspectiva de possuir aquilo que se quer”. Quanto a gratidão, é um estado de apreciar benefícios recebidos. Em outras palavras, sempre que apreciamos algo que recebemos, somos invadidos por uma sensação de bem-estar e inundados por um sentimento de alegria. 

Tudo é uma questão de foco, quando estamos na abundância, nossas vidas parecem abundantes; quando nosso foco está na privação, temos a sensação de que sempre falta algo em nossas vidas... Mary Jane Ryan

Todos nós temos sempre muitos motivos para agradecer. Então, mãos à obra, aproveite este final de ano para praticar a gratidão!

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.