Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

3 práticas meditativas para desenvolver Mindfulness

Com a correria e a quantidade cada vez maior de coisas que precisamos dar conta no dia dia, o cotidiano tende a ficar cada vez mais pesado e difícil de lidar. Hoje, a vida nos obriga a sermos diversos em uma pessoa só. Existe o eu profissional, o eu familiar, o eu amoroso e diversos outros “eus” que se fazem necessários de acordo com a vida que você leva. O problema disso é que tendemos a fazer várias coisas ao mesmo tempo e não damos o valor necessário a elas. Corremos o risco de fazer as coisas de forma incompleta ou insatisfatória apenas por não conseguirmos focar nossa atenção naquela atividade ou momento. E é aí que entra a importância de desenvolver o mindfulness.

Mindfulness nada mais é do que conseguir se concentrar totalmente e plenamente naquilo que se está fazendo. É viver o momento ou cumprir a tarefa sem pensar em nada além. É conseguir organizar a mente para fazer uma coisa de cada vez e com plena atenção naquilo, com total dedicação ao que se propôs a fazer. Isso resulta em melhores resultados e em um paz interior porque percebemos que demos o melhor de nós para a situação em questão.

A meditação e a tomada de consciência dessa situação e necessidade é a melhor forma de conseguir trazer o mindfulness para sua vida. E essa prática pode ser feita durante seu cotidiano, de forma gradativa até que se torne natural. No entanto, é preciso estar aberto à experiência e estar disposto a conseguir treinar sua mente. A princípio, pode não ser uma tarefa fácil, especialmente se você for uma pessoa muito agitada, mas é preciso persistir.

A dica é que não crie expectativas e muito menos desafie a si mesmo. Aplique as práticas meditativas visando o mindfulness em sua vida de forma despretensiosa e você provavelmente se surpreenderá com os resultados, cada um a seu tempo e da sua forma. Abaixo relacionamos três formas de iniciar esta prática. Confira e aplique em seu cotidiano.

O poder do Mindfulness para a felicidade

- Durante o banho 

O banho costuma ser um ritual de limpeza e de purificação por si só, mas mesmo assim, muitos de nós ainda usamos o tempo para organizar pensamentos na cabeça ou fazer uma lista mental de afazeres dos próximos dias. O convite aqui é para que você esqueça qualquer outra coisa e foque somente no ato de banhar-se. Feche os olhos e sinta a água escorrendo pelo seu corpo e levando embora qualquer impureza. Foque nos cheiros e sensações. Faça da hora do banho um verdadeiro ritual de bem-estar e de autocuidado.

- Durante a alimentação 

Não são poucas as pessoas que se alimentam em frente à TV ou enquanto conferem as redes sociais. Muitos também usam o horário de almoço para fazer reuniões ou encontrar amigos. Porém, a proposta aqui é que você faça da sua hora de alimentação uma hora para cuidar de si mesmo e relaxar. Deixe todo o resto de fora e tente se alimentar em um local tranquilo e com poucos estímulos visuais e sonoros. Preste atenção no que você come, na maneira como mastiga, na textura, sabores e aromas dos alimentos. Além de ajudar a sua mente, essa prática também te fará comer menos, pois conseguirá perceber antes o quanto está saciado.

- Durante sua respiração 

A respiração é um dos pilares da meditação e de outras práticas que visam o bem-estar, como a yôga, por exemplo. Por isso, a qualquer hora do dia, ela pode te auxiliar no exercício de mindfulness. Comece com um tempo reduzido e aumente de acordo com seu ritmo, quando se sentir confortável e souber que não será incomodado. Preste atenção no ar entrando e saindo de seu corpo, na maneira como suas narinas puxam e jogam o ar para fora. É uma prática que te trará mais consciência de seus atos e de quem se é, além de trazer um pouco de calma e harmonia para a correria cotidiana.


Artigo escrito por Roberta Lopes Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.