Compartilhar

por Erickson Rosa

O poder do Mindfulness para a felicidade

Neste texto, quero responder para você 3 questões importantes sobre o mindfulnes: o que é mindfulness, como ele lhe ajuda a ser feliz e como você pode praticar diariamente. Ao final deste texto, espero ajudá-lo(a) com a prática dessa técnica tão poderosa, que auxilia muitas pessoas ao redor do mundo.

O que é mindfulness?

Mindfulness é a atenção plena no momento presente. É quando focamos nossa mente no aqui e no agora, e não nos eventos futuros ou acontecimentos passados. Normalmente, estamos com a mente focada em resolver nossos problemas e tentando antever as situações que podem nos gerar problemas.

Se nossa mente não está no futuro, estamos no passado relembrando as situações, sejam elas dolorosas ou não. Quase nunca estamos com a mente no aqui e no agora. Mindfulness seria trazer sua mente para a experiência presente, objetivando os acontecimentos que ocorrem no agora. Isso significa trazer sua atenção para as sensações do corpo, a respiração e os eventos que ocorrem nesse momento. Essa ação possibilita uma experiência única, pois nosso foco atencional está no presente e o único momento em que podemos viver é o presente.

O Dr. Jon Kabat-Zinn, o criador da Mindfulness-Based Stress Reduction (A redução do estresse baseada em mindfulness), foi pioneiro nesta abordagem, porque desenvolveu em 1979 um curso de oito semanas com o objetivo de ajudar pessoas com problemas crônicos a controlarem a dor.

Uma das frases mais emblemáticas do Dr. Kabat-Zinn sobre mindfulness, e que para mim sintetiza o que é a prática, é a seguinte: “A respiração é fundamental para todos os aspectos do treinamento da meditação. É um lugar maravilhoso para centrar em um treinamento da mente, para estar tranquilo e concentrado”.

Como o mindfulness lhe ajuda a ser feliz?

Não conseguimos viver no passado e nem no futuro. Nossa mente cria esses conceitos para conseguir se estabilizar no tempo e saber através das experiências passadas para onde deve seguir. No entanto, só podemos realizar ações e atitudes no aqui e no agora. Temos que treinar nossa mente para estar focada nesse momento presente, pois é muito fácil nos distrairmos e deixarmos nossos pensamentos correrem para “outros tempos”.

A felicidade só existe em um único momento: no aqui e no agora. Se deixamos nossa felicidade para o futuro, por exemplo, quando eu tiver o status tal, a casa x, o carro y, pode ser que ela nunca chegue, pois você está condicionando sua felicidade às coisas no futuro.

Como você pode praticar diariamente o mindfulness

Você não precisa se sentar em uma colina e meditar para praticar o mindfulness, também não precisa escolher um local especial para isso. Na verdade, o ideal é que utilize a prática no seu dia a dia, no seu cotidiano, pois somente assim conseguirá utilizar essa abordagem para ajudá-lo(a) nas dificuldades diárias que aparecem.

Para isso, comece prestando atenção nas sensações do seu físico, na sua respiração, nas tensões que aparecem no corpo, nas manifestações corpóreas mais sutis. Ao agir dessa forma, sua mente se conecta com seu corpo e traz você para o momento presente. Ao sentir-se estressado(a), você pode utilizar essa técnica, pois ela reduz o estresse e aumenta a sensação de calma e tranquilidade.

E então, que tal começar a utilizar o mindfulness agora mesmo? Viva o momento presente, pois, afinal, ele é o único momento que realmente existe.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715