Mindful eating e a fome emocional

A alimentação é muito importante na vida de qualquer ser. Por isso, é imprescindível que ela seja feita de forma consciente, bem-pensada, a fim de alcançar a nutrição em áreas fundamentais, nos campos físico, mental e espiritual. Lembre-se: o seu corpo é o seu templo e nele estão interligados aspectos profundos que permeiam todo o seu ser. Faça desse momento um instante de conexão e engrandecimento.

A complexidade humana é estudada por áreas diversas da psicologia, da psiquiatria e das ciências humanas, sendo a alimentação um objeto de estudo primordial, pois atravessa os âmbitos físico, biológico e também o mental e o emocional. Por isso existem dois tipos de fome. Por meio do Mindful Eating (processo de alimentar-se conscientemente) você consegue se aprofundar em um maior entendimento da fome física e da fome emocional.

Mulher segurando batatas fritas do Mc Donalds e comendo

O primeiro ponto importante para compreender esses dois tipos de fome é saber a diferença entre ambos. Quanto à fome física, você e todos os seres vivos certamente a conhecem, pois é aquela fome que precisa ser suprida, funcionando como um combustível para que tudo funcione em seu corpo e seu organismo.

A fome física é o que nos proporciona toda energia necessária para que possamos viver normalmente; quando sentida, normalmente se deve à impossibilidade de realizar uma refeição, causando aquela sensação de “vazio no estômago”, “estômago roncando” e até mesmo uma leve dor abdominal.

Já a fome emocional, que também pode ser tratada como “fome psicológica”, é aquela sensação de fome que implora para ser sanada rapidamente. Esse tipo de fome pode surgir como forma de desejos, sendo eles muitas vezes bem específicos, como desejo de chocolate, pipoca, pizza, açaí, sorvete, entre outros.

Diferentemente da fome física, que quando sanada não precisa de mais nada, a fome emocional sempre traz a sensação de que falta algo a ser suprido, fazendo com que um indivíduo queira comer sempre mais e mais. Essa é uma atitude associada a práticas compulsivas – nesse caso, compulsão alimentar.

Para melhor auxiliar as pessoas no que se refere a uma alimentação consciente e bem-pensada, o Mindful Eating vem ganhando cada vez mais adeptos. Essa é uma prática de alimentação que tem como foco principal a atenção total à alimentação em momentos de refeições.

Pratos com frutas em uma mesa

Por meio da atenção à comida (tanto no que se refere a cheiro quanto a gosto, cores e texturas), cria-se uma experiência que engrandece a prática alimentar, pois traz consciência ao momento presente e ao próprio indivíduo, resultando em vários benefícios, como maior consciência sobre gatilhos emocionais relacionados à comida, sensação de bem-estar integral e boa digestão.

As pessoas que praticam o Mindful Eating utilizam todos os seus sentidos na hora da alimentação, pois se conectam verdadeiramente com a experiência e com os alimentos, sendo essa uma prática que ajuda a acabar com a fome emocional, devido à sensação de saciamento e à satisfação.

Nessa alimentação consciente, você se aproxima dos alimentos e de si mesmo antes de fazer uma refeição. Afinal, primeiro você pensa no que você vai comer, depois elabora a sua alimentação (podendo se basear em nutrientes, calorias e um maior entendimento sobre o que você vai ingerir) e então a coloca em prática (cozinhando ou se servindo, no caso de pessoas que comem fora ou no ambiente de trabalho).

Você também pode gostar:

Ao se alimentar, você simplesmente se desconecta de tudo que está acontecendo externamente e passa a prestar atenção no momento presente, nos alimentos, na experiência. Você se distancia de computadores e telefones celulares, passando a ter como foco principal o momento. Assim você se conecta automaticamente com as suas sensações, com o seu corpo, com a sua mente e, claro, com os seus alimentos.

Por meio da prática consciente do Mindful Eating você passa a se alimentar com saúde, com conexão e sem exageros, transformando uma mera refeição em um momento incrível de engrandecimento pessoal, de consciência de si mesmo, em uma experiência que agrega valores em todas as esferas possíveis, por simplesmente praticar a atenção plena.

Confira também: