Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Mindful eating: o que é e como aplicar no dia a dia

Comer, a princípio, é um ato natural que promove a nutrição, dá energia e sensação de saciedade ao nosso corpo. Porém, atualmente, comer engloba muitas situações diferentes e, na maioria delas, passa a ser uma coisa automática. Afinal, quantas vezes você comeu um petisco apenas porque ele estava em cima da mesa enquanto você conversava com amigos, ou então quantas vezes o chocolate vira apenas um aliado para os dias em que se sente ansioso demais?

O problema é que diante dessas situações o ato de comer não recebe a atenção que deveria e, com isso, nos leva a ter maior tendência de comer compulsivamente, o que vai de encontro à nossa saúde e ao objetivo de termos um corpo em dia. É diante disso que surgiu a proposta do mindful eating. Em resumo claro e direto, mindful eating significa “comer conscientemente” ou então “comer com atenção plena”.

Na prática, o mindful eating propõe que as refeições sejam feitas com total atenção, sem distrações ou outras tarefas concomitantes. A ideia é que a gente aprenda a fazer as refeições apenas quando estamos realmente com fome e necessidade de comida. Dessa forma, torna-se totalmente dispensável a prática de dietas mirabolantes e difíceis de serem seguidas. Uma vez que o mindful eating se torna um hábito, dificilmente você volta ao estado não pensante de fazer refeições.

Leia: Diminua a vontade de comer com a ajuda de 5 óleos essenciais!

A princípio, para se tornar adepto do mindful eating, é preciso prestar total atenção ao seu corpo e ao que ele te mostra. Quando pensar em comer, avalie se realmente está com fome, preste atenção nos sinais de seu corpo: se sua barriga está roncando ou se você está se sentindo fraco, por exemplo. Pode ser que você descubra que a comida que pensou naquela hora satisfaria apenas uma ansiedade ou uma vontade temporária.

Se realmente estiver com fome, prepare sua refeição e coma com consciência. Desligue do mundo ao seu redor e se concentre apenas no que seu corpo te diz. Perceba os sons que ele produz, as sensações que você tem e analise sua comida. Cores, texturas, sabores, deixe que tudo seja percebido minuciosamente pela sua mente. Mastigue devagar e dê a próxima garfada apenas após ter engolido o que estava em sua boca. Isso fará com que você consiga tempo para perceber se está saciado, o que pode fazer com que reduza as porções e emagreça sem necessidade de dieta. Saboreie os alimentos com cuidado, descubra os sabores que mais agradam você. Respire corretamente entre as mordidas e sinta seu corpo mudando a cada uma delas.

O mindful eating é uma proposta que partiu do princípio de que o mundo anda muito corrido e atribulado e é preciso desacelerar para perceber sinais de seu corpo. Comer com consciência é simples e está ao alcance de qualquer um, basta permitir-se criar o hábito. Uma vez criado o hábito, você só terá benefícios em sua vida. Tente!

Confira também: 5 terapias alternativas para atrair saúde e bem-star!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.