Compartilhar

por Sarah Lopes Nunes

Vencer os obstáculos... Questão de auto conquista!

Amadurecer e avançar são aspectos inerentes à vida. Conforme a vida avança, cada indivíduo encontra pela frente em sua fase, desafios diferentes. Os desafios são auxiliares do desenvolvimento. Sem eles como poderíamos graduar no tempo?

A vida é sinônima de desenvolvimento. A pulsão de vida pede espaço e movimento. Muitos indivíduos são criados para temer e defender-se de obstáculos e desafios. Durante sua formação ouvem repetidas vezes mensagens que sugerem: fuja dos conflitos! Ao contrário, não são estimulados a encarar o que os tornam vulneráveis, a conhecer seus limites e testá-los.

Apesar de mudanças progressivas na sociedade, somos ainda a herança de culturas familiares super protetoras. A vida vai mudando, as condições sociais estão se transformando cada vez mais e hoje se realiza quem, desde cedo, aprende a identificar e buscar suas próprias metas, reconhecendo seus potenciais e vulnerabilidades. Cada desafio ou obstáculo que se apresenta no caminho são oportunidades para lapidar e desenvolver seu potencial e, assim, lançá-lo a patamares maiores.

Ainda fugimos de nossos defeitos e perdemos com isso a oportunidade de, ao reconhecê-los, criarmos condições para fazê-los trabalhar a nosso favor. Nossos pontos vulneráveis são, na verdade, ferramentas que, quando trabalhadas, podem nos ser úteis em desafios futuros. Outro aspecto que contribui nesse processo, diz respeito à autoestima. Quem possui autoestima, tem melhores condições em reconhecer suas dificuldades e limitações para lapidá-los.

Com autoestima, temos mais facilidade em reconhecer erros e não temer negativamente desafios e obstáculos. Antes de qualquer conquista, é importante a auto conquista! Podemos ativar todas as nossas capacidades quando aprendemos a reconhecer como de fato somos, sermos mais cúmplices conosco (nos ganhos e nas perdas), perdoar-nos e sermos mais benevolentes com os nossos erros, mas acima de tudo, buscar nosso próprio encanto, nossa própria luz.

O processo de auto conquista não é diferente de quando almejamos a conquista de algo ou alguém; requer sempre dedicação, paciência e amor. O segredo do sucesso daquilo que se busca está mais próximo de você do que normalmente se pensa. Superar-se é reconhecer e integrar defeitos e qualidades, mas, para isso, precisamos praticar o exercício da humildade e do amor próprio dia após dia.

Compartilhar

Sarah Lopes Nunes

+ artigos

Psicoterapeuta.

fone (11) 3277 8151