Compartilhar

por Paulo Bregantin

Verdades e Mentiras Sobre Sonhos

Os sonhos por pertencerem a um campo onde não temos muito acesso, ou seja, nossa mente, alma ou mesmo o inconsciente, podemos afirmar que as verdades e mentiras sobre Sonhos são e sempre serão somente pontos de vista, pois cada pessoa tem uma forma de interpretação particular sobre aquilo que sonhou ou vivenciou em seu sonho.

Porém, quando relatamos nossos Sonhos para outra pessoa no sentido de que seja interpretado devemos tomar alguns cuidados e, sempre levar em consideração o que vai ser falado ou descrito para nossos ouvidos.

Posso dizer que os sonhos são individuais e, assim sendo, quanto mais desmistificarmos os sonhos, melhor, isso quer dizer, os sonhos sempre dizem respeito ao que vivemos no dia diurno, sobre o que nós olhamos, sentimos, cheiramos, ouvimos e também relacionados à nossas crenças, ao nosso passado, enfim são informações que temos em nosso inconsciente e, por ficarem em nosso inconsciente é fundamental que entendamos que cada pessoa vai reagir. Perceber e agir de forma diferente a um sonho.

Então as verdades e mentiras sobre sonhos devem ser vistas de forma individualizada e, não coletivizada. Cada um tem o direito de sonhar e interpretar da forma como crer, pois as nossas crenças serão muito importantes para acreditar ou não nos Sonhos.

Na terapia Freudiana são muito utilizados os princípios de Interpretação de Sonhos de Freud e, em suma o que ele usa como ferramenta, são: condensação, deslocamento, simbolismo, dramatização e processo de elaboração secundária.

Compartilhar

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin