Compartilhar

por Erickson Rosa

Os 3 tipos de procrastinação

Procrastinar, adiar situações importantes. O famoso empurrar com a barriga. Quem nunca enrolou que atire a primeira pedra. Claro que todos nós em algum momento adiamos situações, enrolamos na execução de alguma tarefa e tem até a expressão que se usa muito  por aqui que é cozinhar um galo.

Brincadeiras a parte, esse comportamento, quando se torna um hábito, gera sofrimento e angústia, pois a pessoa que o possui sabe que precisa parar de procrastinar, mas não consegue sair dessa hábito. O pior é que isso gera outras consequências como baixa autoestima, desorganização, frustração, e por aí vai.

Por isso decidi escrever sobre os três principais tipos de procrastinadores e ajudar você a identificar quais dos tipos mais sabota você. Depois de ler esse texto, você pode ir até o meu canal no youtube e ver os vídeos que gravei onde ensino como eliminar cada um dos tipos. Mas vamos aos tipos de procrastinação para que você possa eliminar esse hábito sabotador de sua vida.

1º Perfeccionismo:

 

 

Pode parecer estranho o perfeccionismo aparecer entre os principais vilões da produtividade. Mas acredite, ele é um dos mais fortes vilões, responsável por estar em 80% das pessoas que procrastinam.

O perfeccionista não se dá o direito de errar, e por causa disso, nem de aprender. Ele não compreende que o primeiro passo para se ter sucesso em algo é fracassar nele. Está sempre exigindo muito de si e acha que nada está bom o suficiente. Esse tipo de pensamento afeta também a autoestima e a confiança em si mesmo.

2º Gratificação instantânea:

 

 

Procrastinar é recompensador. Calma, não estou dizendo que procrastinar traz bons resultados. Acontece que quando adiamos alguma tarefa temos benefícios e lucros com a situação. Adiar é uma maneira de reduzir a tensão e a ansiedade que uma determinada tarefa gera no organismo. Assim, procrastinar recompensa nossa mente e corpo com a redução da ansiedade, empurrando a tarefa para adiante.

Uma tática para fugir desse mecanismo automático é pensar a longo prazo. Quais os benefícios que você terá se realizar essa tarefa? O que você ganhará quando isso for concluído? O que acontece se eu adiar essa situação por mais tempo?
Essas perguntas tendem a aumentar a percepção de recompensa dessa tarefa e isso faz você procrastinar menos. 

3º Organização do tempo (ou falta dele):

 

 

A desorganização do tempo é um grande contribuidor para que haja procrastinação. Isso porque se não organizamos o tempo deixamos tarefas para depois, exatamente por não ter tempo para terminá-las. Ficamos como um barco levado pela maré. Assim aparecem as situações e somos tragados por elas, sem conseguirmos organizar, gerando ansiedade e tensão. 

Logo estaremos procrastinando para baixar a ansiedade e a tensão gerada, caindo novamente no hábito sabotador de nossa felicidade.

Todos esses comportamentos você pode eliminar com exercícios simples. Em meu canal no youtube ensino diversas técnicas da psicologia cognitiva comportamental para ajudar você a eliminar hábitos sabotadores.

Nesse outro texto que escrevi dou uma dica poderosa para eliminação da procrastinação. Leia e veja uma das mais poderosas dicas que ensino para que você consiga acabar com esse hábito que não te permite ser feliz.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.