Como organizar sua agenda e priorizar tarefas?

A administração do tempo é um dos temas mais procurados por profissionais. Organizar o tempo e ter uma produtividade maior é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, não é possível organizarmos o tempo. O tempo é nosso bem mais precioso, e por um único motivo: ele é escasso e jamais pode voltar. Quando estamos trabalhando, vendemos o nosso tempo. Ele é o valor da nossa vida, por isso, é tão importante aprendermos a administrá-la. Não administramos o tempo, mas sim, a vida.

Neste texto, quero falar sobre como podemos definir prioridades em nossa vida e em nosso dia, para que consigamos organizá-la e definirmos o que é prioridade para fazermos. Entenda que este texto se propõe a ser um primeiro passo para organização. Nem de longe um texto sozinho ajudará você. Para isso, é preciso muito autoconhecimento e um contínuo empenho em desatar as amarras que desorganizam você.

Motivos da desorganização

Nosso inconsciente governa nossos desejos, e se não estamos atentos aos nossos eles, seremos como cegos seguindo um caminho. O motivo da desorganização e da dificuldade de planejar são, em sua maioria, por dois motivos:

Não ter objetivos claros traçados

O primeiro é porque se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar basta. O famoso “deixa a vida me levar”. A pessoa até tenta organizar seu trabalho, mas sem objetivos claros, fica difícil priorizar o que é importante. Se temos um objetivo ou alguns para o nosso ano, teremos, logo, objetivos claros para nossos meses e semanas. Se não definirmos isso, fica difícil saber o que é prioridade.

Mulher escrevendo seus objetivos em uma agenda

Comece fazendo as seguintes perguntas: O que é importante em sua vida? Que coisas são prioridades para você? Onde se vê nos próximos cinco anos? Que coisas quer realizar em sua vida antes de morrer?

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São perguntas importantes que nunca nos fazemos, mas que, no momento de nossa morte, vamos nos perguntar. Se sabemos as respostas para essas perguntas, será mais fácil definir o que precisamos fazer hoje. Assim, também definimos os objetivos que temos a curto prazo. Objetivos que temos traçados para o ano que precisamos construir e que nos levarão para nossos objetivos a longo prazo.

Desconhecer seus próprios potenciais

Quem não se conhece verdadeiramente, com seus defeitos e potenciais, acaba por não conseguir se organizar. Se você não conhece a fundo suas capacidades, seus potenciais e as coisas que deseja fazer com eles, encontrará dificuldade em se organizar.

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Conhecer seus potenciais é, também, uma forma de definir as prioridades. Uma das coisas que ensino aos meus pacientes e alunos, quando necessitam de uma maior organização no dia, é que coloquem as tarefas mais complexas no momento em que têm mais energia do dia.
Se a pessoa conhece seus potenciais e se conhece profundamente, sabe perceber quando está com essa energia e onde alocar suas tarefas mais desgastantes. A escolha de prioridade de tarefas também passa pelo entendimento de quais são seus potenciais.

Autoconhecimento

No momento em que buscamos conhecer nossas capacidades e nossos objetivos, definimos as tarefas. Podemos organizá-las em cinco passos.

  1. Comece pelas atividades rápidas, que demoram dez minutos ou menos para fazer. Ou, então, pelas atividades mais simples;

  2. Qualquer urgência, resolva imediatamente para poder se dedicar às coisas importantes;

  3. As atividades mais complexas, deixe para o momento que tiver mais energia. Em geral, noto que as pessoas têm mais energia pela manhã;

  4. Ao delegar tarefas, faça isso pela manhã. Assim, seus colaboradores podem desenvolver um melhor trabalho;

  5. Agrupe atividades semelhantes, como enviar e-mail, ligações, WhatsApp etc.

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Antes desses passos, é importante que fique claro para você quais as tarefas são mais importantes e prioritárias. Priorize o que é importante, e isso lhe trará mais resultados.

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