Compartilhar

por Erickson Rosa

Uma forma para evitar a procrastinação

Você é uma pessoa que procrastina? Ou seja, alguém que vive enrolando para fazer as coisas? Você vive adiando situações importantes? Sabia que esse tipo de comportamento pode ser evitado com uma dica muito simples.
Pois é, muitas pessoas acabam tendo esse comportamento de adiar situações importantes. O famoso "empurrando com a barriga". Quem nunca fez corpo mole para algo que atire a primeira pedra. 

Tanto você, quanto eu, quanto seu vizinho, amigo, professor e por aí vai, já procrastinaram alguma coisa em sua vida. E procrastinar não é de todo mal, mas se isso começa a ser constante, acaba por prejudicar o enrolador, pois esse nunca começa e nem termina nada e sua vida parece não avançar. Isso causa sofrimento e tristeza. No entanto, podemos aprender uma forma bem simples para eliminar esse comportamento.

Mas antes vamos entender como adquirimos esse comportamento? 

São várias as formas que aprendemos esse comportamento, algumas são:
- Usamos a procrastinação como uma tática para reduzir a ansiedade. Se você tem um compromisso importante que esteja com medo de iniciar, por exemplo, um empreendimento, é normal adiar as coisas para que não se veja correndo riscos.
- Procrastinamos para não gastar energia. Adquirir um novo hábito como correr, por exemplo, faz com que seu organismo gaste muita energia, como consequência, o nosso organismo tende a adiar qualquer situação que gere um novo aprendizado e desgaste físico e mental. 
- Adiamos as situações quando não se acredita em si mesmo: A falta de confiança e autoestima gera paralização. Não conseguimos "tocar" nossos projetos, pois temos medo de falharmos e de sermos criticados. Quando temos medo de falhar, inevitavelmente, falhamos.

Eu poderia continuar citando várias e várias causas da procrastinação ocorrer, poderia encher essa página de texto que ainda assim não daria conta de todas elas. Por isso não vou me ater as causas, mas sim ensinar uma das formas mais poderosas que temos para evitar a procrastinação.

Compromisso externo

A forma mais poderosa é comprometer-se externamente. Quando você tem um controle externo a chances para que você consiga realizar aquilo aumentam consideravelmente. 
Somos seres sociais que possuem reforço de comportamento através da visão do outro. Quando nos comprometemos com algo, a tendência é que consigamos cumprir aquilo. Por isso tantas pessoas se matriculam em academias, postam o quanto correram no facebook, etc.
Claro que apenas ter um controle externo não é sinônimo de não procrastinar. 

Agora aqui vem o grande truque:

Se você compartilhar seus resultados e avanços com alguém é muito provável que não procrastine. Quando você compartilha seus resultados com alguém, suas decisões e há um comprometimento externo, as chances de você realmente conseguir cumprir aumentam consideravelmente.
Isso acontece porque somos seres sociais, e quando há um compromisso externo, assumimos dois compromissos: o interno da tarefa que estamos assumindo e o externo que é cumprir aquilo que combinamos com o outro.

Por exemplo, se vai correr, corra com mais alguma pessoa. Marque de correr pelo menos no início; se for começar uma dieta, participe de grupos onde você posta seus avanços; se for fazer uma palestra, comece treinando para alguns amigos; isso fará você reduzir o hábito de adiar.

Outra dica é colocar no papel tudo que você conseguiu realizar no dia. Assim você sente que é mais realizador do que procrastinador. Pegue um caderno e anote o que você realizou nesse dia, assim você aumenta a confiança em sua atitude realizadora.
Siga as dicas que lhe dei e se tiver alguma dúvida e quiser mais dicas como essa, pode mandar um e-mail para mim. Estou sempre disposto a ajudar quem realmente quer mudar. 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.