Compartilhar

por Vanessa Mazza Furquim

Arcano 0 ou 22: O Louco

O Louco é a carta do “caia de cabeça” nas coisas, sem “medo de ser feliz”.

Esse Arcano é um dos mais conhecidos do Tarot, até porque sua imagem está presente nas cartas de jogar comuns, na forma do Coringa.

Aliás, você sabia que a origem do símbolo está justamente naquele bufão de chapéu de guizos da Idade Média? O que sempre dizia a verdade para o rei em forma de brincadeira?

Pois é!

História do Louco e seu significado principal

Essa figura foi tão marcante que quem conhece a história do Corcunda de Notre Dame, de Victor Hugo, sabe bem da Festa dos Tolos, aquela na qual, por um dia, todos invertem papéis. Os nobres viravam camponeses, e vice-versa.

Com base nessa festa, outra importante e tão amada por nós, brasileiros, nasceu: o Carnaval, que até hoje mantém esta conotação de “suspensão das convenções”, quando tudo é possível, e o único objetivo é a diversão.

Carta o Louco virada para cima

Isso acontece porque o Louco fala da caminhada rumo a novos horizontes, impelindo-nos a ser mais espontâneos, desapegados, corajosos e entusiasmados pela vida e a respeito de tudo que fazemos.

Afinal, lançar-se ao desconhecido sempre dá um frio na barriga. E se ficarmos temendo tudo que pode dar errado, certamente não iremos sair do lugar. Não à toa o Louco fale tanto de intuição, já que, sem ela, como teríamos convicção para nos arriscarmos?

Obviamente que esse movimento é sempre uma aposta com o Destino. Porém, este não quer saber de nossas estripulias, posto que essa carta é de total livre-arbítrio.

Como interpretar esse Arcano dos diversos planos da vida

Na sua vida material e profissional, você pode esperar por precipitação e negligência caso essa carta saia, chegando ao ponto, inclusive, de perder tempo ou dinheiro. Tudo por culpa de distração e falta de organização da sua parte.

> Faça uma consulta de Tarot personalizada

Já na vida emocional e nos relacionamentos, esse Arcano promete prazer, divertimento e aventura, mas pede que tenhamos cuidado com nossa imaturidade e ingenuidade, pois, devido à despreocupação e extravagância, podemos nos colocar numa "roubada".

Na vida espiritual, por outro lado, é sinal de negativismo e regressão, de vazio espiritual e também de uma falta de direção religiosa clara.

E como alerta e conselho?

Como tudo na vida, há momentos que a energia do Louco nos falta, e isso acaba nos fazendo mal. Por isso, como alerta, acaba retratando o medo de se lançar ao desconhecido, nossa ausência de iniciativa, de entusiasmo pela vida e de entrega emocional.

Uma mão esticada na direção do mar e do pôr do sol ao fundo

Ao mesmo tempo, como conselho, sugere que busquemos novos horizontes e inovações, que tenhamos dinamismo no nosso dia a dia, além de flexibilidade e coragem de seguirmos nosso próprio caminho.

Meditação do Louco

Encerro aqui com uma frase para sua meditação diária a respeito desse Arcano:

“Eu sou ingênuo em meus planos futuros, pois acho que tudo vai dar certo sem que eu precise me organizar. No entanto, acabo arrumando um monte de confusão.”

Compartilhar

Vanessa Mazza Furquim

+ artigos

Taróloga há 25 anos, atua profissionalmente desde 2007, com uma abordagem holística para compreender o cliente em sua totalidade. Além disso, escreve sobre o Tarô e ensina outras pessoas a melhor utilizá-lo.