por Equipe Horóscopo Virtual

Aromaterapia para a TPM

Para algumas mulheres o período menstrual é marcado por desconfortos, mudanças de humor, sensibilidade e até mesmo dores, devido às alterações hormonais que o corpo sofre. Toda essa situação pode causar um desequilíbrio no dia a dia da mulher que, muitas vezes, já é corrido e estressante o suficiente graças ao trabalho, estudos, cuidados com a casa, etc.

Atualmente, não existe um tratamento específico para a TPM, mas algumas medidas podem ser tomadas para amenizar os principais sintomas, como cortar a cafeína, o açúcar, gorduras e dormir bem. Mesmo com todos esses cuidados, algumas mulheres não apresentam melhoras no quadro, e é exatamente aí que entra a aromaterapia.

O que é aromaterapia?

É uma terapia alternativa que trabalha com o uso de óleos essenciais, que são substâncias extraídas de plantas e até mesmo de frutas. Cada “aroma” traz um benefício específico. Além da inalação, a terapia também conta com massagens para a melhora dos sintomas.

Como aliviar os sintomas com a ajuda da aromaterapia?

Existem alguns tipos de óleos recomendados para o alívio da TPM: o Gerânio, para os momentos de fragilidade; Lavanda, para a ansiedade; Eucalipto, para dores; Laranja, para a tristeza e Cipestre, para o inchaço. Conheça algumas dicas que vão te ajudar a obter os melhores resultados com a ajuda dos óleos essenciais:

Para amenizar a ansiedade

Pingue quatro gotas do óleo essencial de Lavanda em um pequeno recipiente de sua preferência. Inale o aroma por alguns minutos logo após o seu banho.

Para equilibrar os hormônios

Pingue três gotas de óleo essencial de Gerânio e misture com três gotas de óleo essencial de Sálvia Esclareia sobre a planta dos pés. Massageie o local durante pelo menos cinco minutos.

Para aliviar dores de cabeça: 

Pingue três gotas de óleo essencial de Eucalipto em um copo cheio de água quente. Cubra o recipiente com um pano branco e deixe uma pequena abertura. Inale o aroma por quantos minutos achar suficiente.

Para combater a tristeza

Pingue vinte gotas de óleo essencial de Laranja em um recipiente com 200ml de água. Use como borrifador nos ambientes de sua preferência.

Para acabar com o inchaço

Dilua seis gotas de óleo essencial de Cipestre em uma colher de sopa de óleo vegetal, depois misture os óleos em três litros de água morna. Banhe suas pernas por alguns minutos.


Artigo escrito por Caroline Bespalec da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.