Para algumas mulheres o período menstrual é marcado por desconfortos, mudanças de humor, sensibilidade e até mesmo dores, devido às alterações hormonais que o corpo sofre. Toda essa situação pode causar um desequilíbrio no dia a dia da mulher que, muitas vezes, já é corrido e estressante o suficiente graças ao trabalho, estudos, cuidados com a casa, etc.
Atualmente, não existe um tratamento específico para a TPM, mas algumas medidas podem ser tomadas para amenizar os principais sintomas, como cortar a cafeína, o açúcar, gorduras e dormir bem. Mesmo com todos esses cuidados, algumas mulheres não apresentam melhoras no quadro, e é exatamente aí que entra a aromaterapia.
O que é aromaterapia?
É uma terapia alternativa que trabalha com o uso de óleos essenciais, que são substâncias extraídas de plantas e até mesmo de frutas. Cada “aroma” traz um benefício específico. Além da inalação, a terapia também conta com massagens para a melhora dos sintomas.
Como aliviar os sintomas com a ajuda da aromaterapia?
Existem alguns tipos de óleos recomendados para o alívio da TPM: o Gerânio, para os momentos de fragilidade; Lavanda, para a ansiedade; Eucalipto, para dores; Laranja, para a tristeza e Cipestre, para o inchaço. Conheça algumas dicas que vão te ajudar a obter os melhores resultados com a ajuda dos óleos essenciais: