por Equipe Horóscopo Virtual

Calendário lunar e o ciclo menstrual

Em épocas em que o feminismo está tão em alta e a palavra de ordem é empoderamento, por que não também se aproximar de sua feminilidade e de toda a sua condição física e hormonal enquanto mulher? Saiba que o calendário lunar tem grande influência em seu ciclo menstrual, mesmo em dias tão avançados em que predominam a tecnologia e as coisas, muitas vezes, artificiais.

Pode até, em um primeiro momento, parecer um pouco primitivo, mas neste caso voltar às raízes é um convite mágico a se conhecer melhor e entender o seu corpo de uma forma em que a menstruação (e as mudanças com ela envolvidas) faça todo sentido. 

A Lua e o nosso ciclo menstrual têm seu movimento completo em torno de 28 dias. As fases da Lua começam e terminam na nova e passam pela crescente, cheia e minguante, nesta ordem. Logo, sempre você menstrua em uma fase da Lua e ovula na fase complementar a ela. Por exemplo, se você menstruar durante a Lua minguante, terá seu período de ovulação durante a Lua minguante. Isso obviamente se você não usar pílula anticoncepcional ou qualquer outro tipo de hormônio que possa mexer com seu corpo.

Como a natureza é sábia ela escolhe a melhor fase para você ovular. É por isso que algumas mulheres acreditam que sua menstruação atrasa, quando na verdade quem atrasa é a ovulação. Todo o ciclo menstrual acontece para que você possa gerar uma vida dentro de você e quando isso não acontece expelimos o óvulo não fecundado e recomeçamos o ciclo.

Leia também "Os signos e as fases da Lua"!

Para conseguir controlar seu ciclo menstrual através da Lua é recomendável que você faça uso de uma mandala lunar a cada mês. Uma mandala lunar é um círculo com todos os dias do mês e as fases da Lua correspondentes. Para preenchê-la basta esperar sua próxima menstruação e marcar o dia em que ela teve início; você pode pintar o campo de vermelho bem forte e ir diminuindo conforme os dias forem passando, de acordo com a intensidade de seu ciclo. 

Na mandala também existe espaço para você fazer qualquer anotação que julgar pertinente, como seu humor ou sintomas que sentiu naquele dia. Desta forma, ao fim de um ano ou de alguns meses, você conseguirá entender melhor como seu corpo funciona e perceberá que segue padrões que nem sequer se deu conta. 

É uma forma simples e importante de ter um momento seu em que se preocupa somente com sua condição de mulher e de entender como seu corpo reage às mudanças hormonais que passamos mensalmente. Quando você começar a ter uma melhor noção desses acontecimentos, provavelmente vai se permitir um momento de recolhimento ou entender porque fica tão cheia de tesão em determinados dias. É apenas a natureza agindo e te indicando sensações.


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.