Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Carpe Diem: Veja o significado e tradução

Você provavelmente já ouviu bastante duas palavrinhas bem famosas: carpe diem. Apesar de estar em latim, essa expressão passou a ser bastante usada e pode ser encontrada em diversos locais: filmes, livros, séries, poemas e até mesmo músicas. 

Presente em diversas formas de arte, a frase, apesar de bastante curta, possui uma tradução muito poderosa: aproveite o dia. Por isso, mais do que uma simples expressão, tornou-se um estilo de vida, em que o agora é colocado em evidência e tudo o que vem antes e depois dele deve ser analisado no momento certo.

Conheça as atitudes que você deve tomar para aproveitar melhor a vida

A tradução de carpe diem 

Como já foi falado, a tradução livre de carpe diem quer dizer “aproveite o dia”. Contudo é possível aprofundar esta simples frase e obter alguns significados um pouco mais filosóficos. 

Escrito pelo poeta romano Horácio, a expressão também procura te convidar a aproveitar o presente. Ou seja, qualquer pessoa que te disser “carpe diem” não está apenas dizendo que espera que você tenha um bom dia, mas também desejando que você aprenda a viver o agora

O que está te impedindo de aproveitar a vida ao máximo? Descubra!

A vida é breve, portanto devemos aproveitá-la o máximo possível, sem arrependimentos nem planejamentos.

O significado de carpe diem 

A preocupação com o futuro é um dos maiores problemas da sociedade, que tenta planejar todos os segundos de sua vida. Ao mesmo tempo, o arrependimento com o que aconteceu no passado assola a mente de muitas pessoas. 

Em meio a tudo isso, carpe diem surge como uma solução. Este conceito procura nos fazer entender que não adianta se preocupar com o que já passou ou com aquilo que ainda está por vir. Temos controle apenas sobre aquilo que estamos vivendo agora. Sendo assim, por que não focar exatamente no presente? 

Como ser mais disposto?

Pode-se perceber, então, que um dos significados de carpe diem tenta nos afastar dessa problemática e dessa ansiedade cultural que não nos deixa aproveitar o presente, já que estamos focados naquilo que não está nem mesmo ao nosso alcance.

O que significa carpe diem para cada pessoa? 

Assim como tudo na vida, é possível que carpe diem possua diferentes significados para diferentes pessoas. Isso porque nós cada indivíduo é único, possui pensamentos únicos e estilo de vida único. 

Sendo assim, a forma como nos relacionamos com o mundo é totalmente particular e pode mudar bastante a nossa visão. Carpe diem, então, apesar de significar “aproveite o dia” e de possuir toda aquela contextualização já explicada, também pode vir em diferentes formas e ideais para cada pessoa. 

Vamos tomar como exemplo alguns autores famosos. Mesmo sem usar diretamente as duas palavrinhas mágicas, eles tentaram reproduzir a sua essência por meio de suas próprias palavras. Veja alguns: 

  • Augusto Cury: médico, psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor. Este é Augusto Cury, um nome brasileiro muito conhecido pela população, principalmente por causa de seus livros, que ajudam diversas pessoas a superar suas limitações pessoais. Uma de suas citações mais famosas leva em consideração o lema carpe diem. É ela: “Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.”. 

  • Clarice Lispector: quem nunca ouviu falar de Clarice Lispector, não é mesmo? A autora conquistou gerações de brasileiros com suas obras lindas e cheias de significado, que até hoje são estudadas e analisadas por profissionais e também por estudantes. Em sua conhecida citação “renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”, ela exemplifica muito bem o significado de carpe diem. 

  • Goethe: todas as pessoas que já estudaram filosofia, mesmo que tenha sido apenas um pouco, já ouviram falar de Goethe. Este filósofo alemão é extremamente conhecido por causa de suas contribuições impressionantes para a humanidade. E você sabia que existem frases de sua autoria que também abrigam o conceito de carpe diem? Podemos perceber isso em “nada vale mais do que o dia de hoje. Você não pode reviver o ontem. O amanhã ainda está além do seu alcance.”. 

Saiba como o Sol pode te auxiliar energeticamente

Mesmo que falados e expressados de maneira diferente, fica claro o espírito carpe diem nas frases que foram citadas acima, não é mesmo? E não para por aí: se começarmos a analisar, poderemos perceber o toque desse lema em diversas canções, filmes, poemas e livros. 

No mundo cinematográfico, uma de suas maiores representações se dá no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. O longa, que foi protagonizado por Robin Williams, mostra um professor que, ao mesmo tempo em que tenta oferecer os prazeres da arte aos seus alunos, também procura mostrá-los que devemos viver o dia de hoje como se fosse o último. 

No universo da música, a cantora Pitty, em sua canção “Semana Que Vem”, também mostra as influências do carpe diem. Isso porque ela tenta mostrar, por meio dos versos “não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar; não deixe nada pra semana que vem, porque semana que vem, pode nem chegar” que precisamos parar de adiar as nossas tarefas e desejos, pois o dia de hoje está aqui para ser vivido.

A popularidade da tatuagem carpe diem 

Quais são as influências energéticas da tatuagem?

As tatuagens, nos dias de hoje, possuem diferentes significados para as pessoas. Enquanto existem aquelas que possuem diversas marcas no corpo porque as acham bonitas, também há aquelas que atribuem um conceito especial para cada uma delas. 

Sendo assim, podemos perceber que este grupo de pessoas pega tudo aquilo que possui muita importância em sua vida para eternizá-lo em sua pele. O lema carpe diem, apesar de, hoje em dia, estar um pouco batido, ainda é muito importante para alguns indivíduos. 

Por isso é que pode ser encontrado marcado na pele de várias pessoas. A tatuagem atua não somente como uma decoração, mas também como um lembrete pessoal para que nós não nos esqueçamos de viver. 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.