por Equipe Horóscopo Virtual

O que é Filosofia Hermética?

A filosofia hermética, ou hermetismo, é uma prática filosófica que se baseia nos escritos associados a Hermes Trimegistus, um deus sincrético que combina características do deus grego, Hermes, e do egípcio, Thoth. Seus aspectos abordam a lógica do universo, a sabedoria e o verbo. Essa filosofia trata de artes e magia ocultas. A grande base da filosofia hermética é a compreensão de que cada um faz parte do Todo e que todos nós somos um só. Essas ideias se explicam tendo como base sete princípios.

O Princípio do Mentalismo

"O Todo é Mente; o Universo é mental."

O mais importante princípio do Hermetismo ensina que o Todo, a realidade, é o pensamento divino. A partir desse pensamento, de uma ideia, se deu a criação que segue existindo na mente da divindade superior. A ideia da criação vive e existe no pensamento e nós, como seres mentais, também criamos a imagem do Todo. O conhecimento que flui por nossa mente vem de nossa ligação com a mente superior, que possui todo o conhecimento do universo.

O Princípio da Correspondência

"O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima."

Compreender esse princípio é a forma com a qual se entende todos os fenômenos da Natureza. Ele indica que o que é verdadeiro no macrocosmo, é verdadeiro no microcosmo. Nós vivemos em nosso microcosmo na Terra e na nossa perspectiva limitada em relação às grandes verdades no Universo - porém, observando as nossas próprias vidas somos capazes de entender o que ocorre além. O Universo se manifesta no nosso plano de vida. A partir daí, do que nos é conhecido, somos capazes de raciocinar o que nos é desconhecido.

O Princípio da Vibração

"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra."

No Universo, nada é estático. Cada partícula está em permanente vibração e evolução. É dessa maneira que o Todo se manifesta, pois cada coisa tem sua própria frequência de vibração, das galáxias às partículas que formam o átomo. Quanto mais se coloca a própria alma em sintonia com a mente superior, mais se é capaz de notar essas vibrações. No plano material, as coisas podem parecer inertes, mas nada está, por mais simples que seja sua constituição. Quem entra em contato com vibrações elevadas pode, inclusive, se beneficiar com seus efeitos.

O Princípio da Polaridade

"Tudo é duplo, tudo tem dois pólos, tudo tem o seu oposto. O igual e o desigual são a mesma coisa. Os extremos se tocam. Todas as verdades são meias verdades. Todos os paradoxos podem ser reconciliados."

A dualidade de cada aspecto da existência é a chave da filosofia hermética. O amor e o ódio, a luz e a escuridão, o duro e o flexível apesar de terem aspectos tão diferentes, são o mesmo. O polo negativo e positivo de cada coisa são apenas manifestações da mesma realidade, a mesma coisa em diferentes graus e vibrações. Quem tem o controle da própria mente pode, inclusive, alterar essas vibrações, transformar sentimentos negativos em positivos, tristeza em alegria e assim vai.

O Princípio do Ritmo

"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação."

Esse princípio se manifesta nos constantes ciclos da natureza: criação, destruição e recomeço; nascimento, morte e renascimento; ascensão e queda; começos e fins. A natureza se transforma por meio de ciclos de opostos se alternando, em movimentos de atração e repulsão. Assim como galáxias, planetas e estrelas se movem em círculos, a vida de cada um é circular com seus momentos positivos e negativos.

O Princípio do Gênero

"O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios Masculino e Feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação."

Tudo possui componentes masculinos e femininos, qualquer que seja seu gênero físico. Esta é a manifestação material do gênero, mas qualquer coisa existe apenas porque traz em si a combinação dos dois polos. Afinal, tudo precisa de dois aspectos para que o ciclo se mantenha continuo. Ou seja, o masculino sempre contém o feminino e vice versa. Compreender isso é encontrar o próprio equilíbrio: nada nos falta, tudo existe dentro de nós. Apenas a combinação das energias masculina e feminina é capaz de criar.

O Princípio de Causa e Efeito

"Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, existem muitos planos de causalidade, mas nenhum escapa à Lei."

Esse princípio indica que não existe acaso. O que parece não ter razão de ser sempre é a reação de alguma ação, apenas não conhecemos essa ação original. Por meio desse princípio se busca o verdadeiro livre arbítrio, pois compreende-se que cada um deve ser o único responsável por seus próprios atos e, portanto, pelo que ocorre em sua vida. Quando se ignora o princípio de causa e efeito, é impossível dizer porque as coisas são como são, acredita-se que certas coisas ocorrem por sorte ou azar. Mas para quem consegue realmente controlar sua mente e suas ações, é possível superar a aparente aleatoriedade dos eventos que vive.


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.