Casa 2 em Capricórnio: determinação e integridade

Em um Mapa Astral, a primeira imagem com que nos deparamos são as casas astrológicas. Numeradas de 1 a 12, acomodam vários elementos em seu interior, interagindo com eles de forma a revelar vários aspectos de nossa existência. Entre esses elementos, os planetas e os signos têm destaque. E é sobre eles e as casas que vamos tratar aqui — mais precisamente a Casa 2 no signo de Capricórnio.

Para que você possa compreender melhor esse assunto, é preciso conhecer o papel desses dois elementos no Mapa: os signos são as energias, os arquétipos que expressam características. As casas correspondem a diversas áreas e aspectos da nossa vida, como, por exemplo, lazer, sexualidade, amizade, heranças e por aí vai.

A combinação desses dois traz insights sobre as áreas em que somos mais ativos, os desafios que podemos enfrentar e os dons que desenvolvemos.

O que você encontrará neste artigo:

Para você descobrir, então, como é a relação entre Capricórnio e a segunda casa, é preciso primeiro entender o papel de cada um dos dois. Vem com a gente descobrir tudo isso!

A Casa 2 no Mapa Astral

Cuidando das finanças

Essa é uma das quatro casas sucedentes — aquelas relacionadas ao nosso desenvolvimento pessoal. Ela trata do nosso sustento, dos recursos necessários para que possamos viver. É a ilustre Casa do Dinheiro.

No entanto, ela vai muito além da concepção de moeda, expressando também a nossa capacidade de produzir, a nossa força por meio do trabalho, aquilo por que batalhamos. É nessa subdivisão do Mapa que analisamos temas como ambição, escolha profissional e tudo que nos gera segurança material. Lar da percepção da materialidade, é ela que nos possibilita organizar e adaptar os impulsos iniciados na primeira casa.

Representa aquilo que definimos como nosso, nossas posses; a nossa habilidade de transformar um talento em dinheiro e sustento.

A Casa 2 mostra como gerimos nosso dinheiro, advindo de diversas fontes — fundos, salário, conta bancária, entre outras —, porém apenas daquelas que geramos, diferentemente da Casa 8, que também fala sobre dinheiro e recursos, mas originados por outros.

Essa casa rege tudo aquilo que é desejo material, assim como também rege nossos esforços direcionados às conquistas, além do valor que damos ao que possuímos e realizamos. É por meio dela, por exemplo, que sabemos se uma pessoa é “escrava” do dinheiro ou se vê nele a liberdade, se é gastadora ou “mão de vaca” e assim por diante.

Características do signo de Capricórnio na Astrologia

Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco, e seus nativos são aqueles que nasceram entre os dias 21 de dezembro e 20 de janeiro. É conhecido por sua natureza inteligente, esforçada e um tanto workaholic; mas ele é mais do que isso.

Conheça as características de quem tem ascendente em Capricórnio

Confira, abaixo, as características mais notáveis.

Características positivas de Capricórnio

– Foco, determinação e perseverança, além de empenho e trabalho duro para alcançar objetivos;

– Seriedade, responsabilidade e comprometimento, aliados à ética e maturidade;

– Lealdade, tanto nas relações pessoais e íntimas quanto no trabalho;

– Organização, planejamento, disciplina e pragmatismo, preferindo ver tudo em ordem e bem esquematizado;

– Resiliência e facilidade para lidar com diferentes situações e hierarquias, o que permite conquistar cargos de liderança.

Características negativas de Capricórnio

Mulher trabalhando

– Mania de trabalho — por isso o apelido “workaholic”, citado mais acima —, o que pode prejudicar a interação social e a qualidade de vida;

– Desejo desenfreado pelo sucesso, o que, em desequilíbrio, pode jogar por água abaixo a ética que esse signo tanto defende;

– Natureza mais reservada e sisuda, o que traz a má fama de ser um signo frio e distante;

– Dificuldade para demonstrar afeto;

– Necessidade de controle, para que tudo saia do jeito planejado;

– Excesso de economia, podendo revelar um comportamento mais “mão de vaca”; mas isso é apenas excesso de cautela (o que também pode vir a ser ruim);

– Pessimismo e excesso de realismo.

O que significa Capricórnio na Casa 2?

Quando temos Capricórnio na Casa 2, isso quer dizer que as energias capricornianas — como a boa administração e a dedicação — operam sobre a área das finanças, revelando peculiaridades na forma de lidar com o dinheiro e a capacidade produtiva.

Sendo assim, o signo traz, para a segunda casa, seu comprometimento e uma tônica incansável quando o assunto é ganhar dinheiro, sem falar na grande habilidade de lidar com orçamentos apertados, fazendo praticamente milagre com poucos recursos.

Por outro lado, a natureza ultraconservadora de Capricórnio pode trazer estagnação na vida financeira, mas é só aparente, porque esse signo tem um tempo mais longo para fazer acontecer, já que imprime cautela e muito calculismo para lidar com investimentos e gastos.

Adote este arquétipo para atrair dinheiro e prosperidade

Descubra, a seguir, as características pessoais de Casa 2 em Capricórnio. Contudo, como existem outros achados do Mapa — como a influência de planetas, interação entre as casas, aspectos astrológicos e outros fenômenos —, nem todas as pessoas com essa configuração vão pensar igual. Mas dá pra começar, não é?

Sendo assim, faremos um traçado geral, para você entender melhor essa associação astral e identificar como é a relação dessa pessoa com o dinheiro e o esforço para obter recursos materiais.

Características de quem nasce com Capricórnio na Casa 2

Mulher disciplinada trabalhando.

Ter Capricórnio na Casa 2 significa ser uma pessoa que consegue dissecar o mundo das finanças. Ela sabe onde o dinheiro está, como fazê-lo render de forma segura. Sabe frear os gastos e trabalhar bem até em tempos de “vacas magras”.

Suas habilidades administrativas e gerenciais fazem dela a pessoa dos balancetes, da contabilidade... então o dinheiro na mão dela definitivamente não “é vendaval”, como diz a canção.

Sua busca por estabilidade, típica desse que é um dos signos mais trabalhadores do Zodíaco, mostra sua diligência, por isso não mede esforços para construir uma base financeira sólida. Se colocar um pouquinho de audácia, essa base vai ser o alicerce de um verdadeiro império.

Sabe aquela pessoa minimalista, que não gasta além do estabelecido e não esbanja? Ela tem Capricórnio na Casa 2. É disciplinada, organizada e segue à risca suas projeções. Boletos em dia, conta no azul e poupança engordando todos os meses.

O problema é que muita estabilidade pode trazer uma certa dificuldade de dar aquela ousada nos investimentos. Ela até se aventura aqui e ali, mas sempre conhecendo até onde pode ir, pois tem aversão a riscos desmedidos, nutrindo um medo exagerado de perder suas posses.

O que quer dizer sonhar com dinheiro na conta? Saiba aqui!

Esse medo acaba impulsionando essa pessoa a trabalhar cada vez mais, privando-se de curtir uma pausa e até mesmo aproveitar o dinheiro que ganhou. Apesar disso, essa restrição é apenas consigo mesma, pois esse esforço todo é para proporcionar à sua família uma vida confortável e garantida.

Outro perigo dessa mania alucinada de trabalhar e ganhar dinheiro é que isso pode reforçar a ambição e o materialismo obsessivos; mas isso não é um perigo, pois, apesar de ser ambiciosa, essa pessoa é regrada e conhece seus limites.

Regido pelo elemento Terra, Capricórnio tem uma enorme intimidade com o dinheiro. Sua responsabilidade, dedicação e administração quase frugal fazem o pouco valer — e quase sempre render — muito. A Casa 2 é o terreno de domínio capricorniano. Só é preciso flexibilizar mais e acreditar no próprio potencial quando for investir. Pode ousar um pouquinho, quando os ventos estiverem a seu favor.

Você sentiu que é essa pessoa que acabamos de descrever? Bateu a curiosidade para saber se sua Casa 2 abriga esse signo tão responsável e ótimo gestor? Então faça já seu Mapa Astral completo e descubra se é isso mesmo! Não perca a chance de contar com as orientações dessa ferramenta poderosa e magnífica que é a Astrologia. Aproveite para atualizar seu autoconhecimento!

Confira também: