Casa 2 em Virgem: generosidade em excesso

As casas astrológicas são a base esquemática de qualquer Mapa Astral. Numeradas de 1 a 12, trazem alguns elementos em seu interior, com os quais interagem de forma a expressar vários aspectos de nossa vida. Entre esses elementos, estão os planetas e os signos. É sobre a combinação com estes últimos que vamos falar neste artigo — mais precisamente da Casa 2 no signo de Virgem.

Mas, para que você possa ter uma compreensão mais clara sobre isso, é preciso entender o papel desses dois atores no Mapa: os signos são as energias, os arquétipos que expressam características. As casas correspondem a diversas áreas e aspectos da nossa vida, por exemplo, família, rotina, saúde, sexualidade e por aí vai.

Mais sobre Casa 2 Virgem 

A interação entre ambos revela insights sobre as áreas em que somos mais ativos, os desafios que podemos enfrentar e os talentos dos quais dispomos. Para você descobrir, então, como se dá a relação entre Virgem e a segunda casa, é preciso primeiro entender o papel de cada um dos dois. Siga com a leitura e aprimore seus conhecimentos!

A Casa 2 no Mapa Astral

Essa é uma das quatro casas sucedentes — aquelas que representam o nosso desenvolvimento pessoal. Ela fala do nosso sustento, os recursos necessários para que possamos viver. É conhecida como a Casa do Dinheiro.

Mas ela vai além do conceito de moeda, versando também sobre a nossa capacidade de produzir, a nossa força por meio do trabalho, aquilo pelo qual batalhamos. É nesse setor do Mapa que se analisam temas como ambição, escolha profissional e aquilo que nos provê segurança material.

Lar da percepção da materialidade, é ela que nos possibilita concretizar os planos e impulsos iniciados na primeira casa. Representa aquilo que definimos como nosso, nossas posses; a nossa habilidade de transformar um talento em dinheiro e sustento.

Veja quais são os três tipos de casas astrológicas

A Casa 2 mostra como gerenciamos o nosso dinheiro, advindo de várias fontes — fundos, salário, conta bancária, e assim por diante —, porém apenas daquelas que geramos, diferentemente da Casa 8, que também fala sobre dinheiro e recursos, mas advindos de outras pessoas.

Tudo que é desejo material, essa casa rege. Assim como também rege nossos esforços em direção às conquistas, além do valor que damos ao que temos e realizamos. É ela, por exemplo, que mostra se somos esbanjadores ou mais econômicos, onde investimos nosso dinheiro e como conseguimos obtê-lo.

Características do signo de Virgem na Astrologia

Virgem é o sexto signo do Zodíaco, e seus nativos são aqueles que nasceram entre os dias 23 de agosto e 22 de setembro. É conhecido por sua natureza detalhista, (auto)crítica e, muitas vezes, perfeccionista. Mas há muitas outras características a serem exploradas. Confira as mais marcantes, a seguir.

Características positivas de Virgem

- Organização
- Planejamento
- Responsabilidade
- Lealdade e confiabilidade
- Prestatividade e servidão
- Honestidade e ética
- Inteligência, capacidade de análise e praticidade
- Paciência e calma
- Discrição

Características negativas de Virgem

- Criticismo
- Mania de organização
- Cobrança e autocobrança exacerbadas
- Teimosia
- Inflexibilidade
- Seletividade exagerada
- Cautela até demais

O que significa Virgem na Casa 2?

Quando temos Virgem na Casa 2, isso quer dizer que as energias virginianas — como detalhismo, organização e comedimento — operam sobre a área das finanças, revelando peculiaridades no modo como se lida com o dinheiro e a capacidade produtiva.

Dessa forma, o signo traz para a segunda casa sua energia conservadora e responsável, além de uma alta capacidade de análise. Isso permite uma gestão consciente dos recursos, foco na estabilidade financeira e grande propensão à disciplina e ao trabalho árduo.

Aprofunde-se nas características do perfil de Virgem

Por outro lado, a natureza perfeccionista de Virgem pode trazer senso crítico exagerado no que diz respeito a investimentos, além de uma dificuldade para apreciar os frutos do dinheiro produzido.

Descubra, a seguir, as características pessoais de Casa 2 em Virgem. Porém, como há outros achados do Mapa — como a influência de planetas, interação entre as casas, aspectos astrológicos e outros fenômenos —, nem todos com essa configuração vão pensar de forma idêntica. Mas dá para ter uma ideia básica, certo?

Portanto faremos um traçado geral, para você entender melhor essa combinação astral e identificar como é a relação dessa pessoa com dinheiro e o esforço para obter recursos materiais.

Características de quem nasce com Virgem na Casa 2

Ter Virgem na Casa 2 significa ser uma pessoa regrada com os gastos e que não tende a comprar por impulso — pelo contrário: pesquisa tudo nos mínimos detalhes antes de efetuar qualquer aquisição.

Sua consciência financeira faz com que ela tenha a necessidade de criar uma reserva de dinheiro para as emergências. Há uma grande chance, por exemplo, de só fazer uma nova dívida no cartão se as parcelas da compra anterior já estiverem perto do fim.

Dedicação, determinação e esforço no trabalho são valores que ela prioriza na vida. Dessa forma, não teme o trabalho árduo, pois é ele que vai lhe permitir alcançar a segurança financeira e material.

Seu dinheiro é muito bem distribuído, e seu orçamento é bem-planejado. Essa pessoa costuma direcionar seus investimentos para cursos ou processos que promovam melhorias na sua função e tragam a possibilidade de crescimento profissional.

Pessoa distribuindo dinheiro em uma mesa, se planejando financeiramente.

Como esse é um signo de disciplina e rotina estruturada, aliadas a uma postura pragmática, ela torna o seu cotidiano mais simples e prático para viabilizar uma produção mais efetiva.

Sua cautela evita que ela cometa um mesmo equívoco duas vezes, e seu detalhismo provê um olhar mais acurado sobre questões que possam induzir ao erro (por exemplo, as “letras miúdas” de uma oferta ou contrato) ou a um consumo desnecessário.

Mas é importante dosar essa cautela, pois ela pode passar um pouco do ponto, transformando-se em preocupação excessiva com as finanças. Isso também pode trazer autocrítica exagerada e uma dificuldade de usufruir o seu tão suado dinheiro.

Ela deve atentar-se para o fato de que reveses acontecem, e não temos tudo sob nosso controle. Todo o esforço dela deve ser validado, certamente ela já vem construindo uma reserva para imprevistos. Então não custa nada aproveitar um pouco — o dinheiro não vai acabar só por causa de um mimo eventual.

Regido pelo elemento Terra, Virgem é um dos signos que melhor sabem lidar com dinheiro, trabalho e força produtiva. Portanto encontra um terreno favorável na Casa 2, graças a sua consciência e planejamento. Só precisa valorizar o próprio esforço.

Investigue o que os astros dizem sobre você com um Mapa Astral

Essas características bateram com seu jeito de ser, mas você não sabe se tem Virgem na sua casa do dinheiro? Então faça um Mapa Astral completo para descobrir! Aproveite essa poderosa ferramenta para entender mais sobre todos os aspectos que influenciam a sua personalidade!

Confira também: