Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ascendente em Aquário

Apesar de muitos estudiosos de astrologia manifestarem algumas divergências sobre o que é o ascendente, todos são unânimes em concordar que esse ponto do mapa astral tem enorme significância para a construção da individualidade e da autonomia.

No momento em que um novo ser é apresentado ao Universo, acontecem dois atos com uma simbologia forte no que tange à formação do indivíduo por meio da interação que resulta dos encontros com a coletividade e o todo o ambiente material.

O que você vai encontrar:

O primeiro deles é marcado pelo corte do cordão umbilical, em que o bebê conquista sua condição de um ser único, com sua individualidade; o segundo é representado pela respiração, sendo este o momento de sua comunhão com o restante da humanidade, por compartilhar com ela a mesma energia da atmosfera, indicando que somos únicos, porém pertencentes a uma coletividade global.

Essa relação entre o eu individual e a coletividade é representada no mapa astral. O momento exato do nascimento determina o ascendente, sendo ele um ponto que inaugura a primeira casa astrológica da esfera zodiacal e, a partir dela, as demais.

No seu lado diametralmente oposto, posiciona-se a casa dos relacionamentos, formando então o eixo de que estamos falando, da primeira e sétima casas, do eu individual e a dos relacionamentos.

A formação de nossa individualidade precisa das trocas que são feitas com as pessoas e com o ambiente externo. Entretanto o ascendente funciona como um filtro que regula a qualidade da energia que absorvemos das relações às quais nos doamos.

Porém essa troca deve ter afinidade com os valores pessoais, senão serão manifestadas qualidades que não são compatíveis com propósitos individuais, tendo como consequência o enfraquecimento da personalidade.

Ao nascer, o horário de nascimento determina o signo do nosso ascendente, atribuindo muitas características singulares a cada indivíduo, no que tange à sua personalidade, ao modo como se relaciona com as pessoas, a natureza e as coisas em geral.

Cada signo é único e será introduzido agora apenas um pouco sobre o modo como o ascendente funciona no signo de Aquário, último da tríade do elemento Ar (Gêmeos – Libra). Continue com a leitura.

O que é o ascendente em Aquário

Quem nasce com esse ascendente apresenta um jeitão todo singular de ser. Conhecidos nas redes sociais como “os diferentões” por se manifestarem sempre avessos aos padrões estabelecidos pela sociedade, são marcados pelo seu espírito libertário, pela mente aberta, bem como pela inteligência e pela sociabilidade.

Donos de uma mente inquieta e de uma inteligência intuitiva, estão sempre à frente de seu tempo, percebendo que os modelos sociais vigentes precisam ser substituídos ao entender que faz parte de um todo e que a coletividade tem anseios individuais diversos que precisam ser ouvidos.

A forte intuição permite que os nascidos com esse ascendente tenham sincronicidade com as vibrações do ambiente, sendo sensíveis aos acontecimentos, fazendo-os agir como profetas ou visionários e tendo sempre um novo caminho a oferecer.

Mulher caminha em direção a uma casa. Ela está envolta em árvores altas.

Não é por acaso que o símbolo do signo de Aquário é formado por duas ondas síncronas que representam a vibração conjunta entre o indivíduo e a coletividade, que, com seu aguadeiro, irriga a sociedade com todo seu saber.

Apesar de serem conhecidos por não terem coração, são extremamente solidários e sociais, afinal a sociabilidade é uma característica do elemento Ar. E todo signo pertencente a esse elemento está associado aos relacionamentos em grupo.

Contudo, diferentemente de Leão, seu signo oposto, não se atém a pequenos sentimentalismos e a necessidades individuais, sendo possível até perceber intolerância ou um olhar vago quando o foco da conversa envolve situações do universo pessoal.

São as grandes causas coletivas que ocupam os pensamentos e os desejos do ascendente em Aquário, que, ao se manifestar contrário à ordem estabelecida, propondo alternativas inusitadas, passa a ser reconhecido pela sua rebeldia e sua excentricidade.

Curiosamente, um de seus planetas regentes, Urano, concentra em si certa compatibilidade com Aquário. Devido ao seu eixo deitado, o rebelde e excêntrico planeta move-se ao redor do Sol de modo bem diferente ao de outros planetas.

Desvende o aspecto astrológico de Mercúrio em Aquário

Seu outro regente, o taciturno Saturno, mostra com sua mão pesada que a essência do signo pode ser compreendida quando entendemos que o exercício da liberdade só é possível quando agimos dentro dos limites da responsabilidade.

Entretanto é na incapacidade de estabelecer limites no que tange à quantidade de informações absorvidas que a mente inquieta de quem nasceu com esse ascendente pode manifestar em seu lado sombrio a intolerância, a baixa autoestima e a ansiedade, devido à sua inabilidade de descriminar a quantidade de informações recebidas.

Como consequência, a irritabilidade e a intolerância podem surgir, decorrentes da falta de domínio sobre um assunto, ficando à deriva durante as interações sociais. Dessa forma, eximem-se de expressar qualquer opinião, parecendo que estão em cima do muro, encontrando no isolamento uma alternativa por causa de sua incapacidade de atuar de forma objetiva na sociedade.

A recuperação da força do ascendente em Aquário encontra apoio na racionalidade e na capacidade de discriminar tanto a quantidade quanto a qualidade das informações, a fim de disciplinar a mente e estabilizar o raciocínio. Todavia é importante lembrar que outras relações planetárias podem alterar essa análise.

Personalidade e comportamento de quem tem ascendente em Aquário

A personalidade de que nasce com esse ascendente encontra nos relacionamentos sociais e na comunicação um jeito de expressar sua individualidade, ocupando-se com assuntos que expressem seus valores humanitários e causas sociais.

Donos de uma mente aberta, podendo até mesmo ser considerados excêntricos, entendem a sociedade como um espaço de convívio harmônico, na qual as diferenças entre pessoas devem ser respeitadas.

Por essa razão, sentem atração por se reunir com pessoas de diferentes tribos, entendendo que a raça humana é, na verdade, uma grande família.

Seu gosto por liberdade e excentricidade quebra todos os padrões ao compor um novo visual, não se deixando influenciar pelas tendências de moda que nada têm a ver com sua personalidade eletrizante.

Por terem anteninhas conectadas com as vibrações do ar, sua mente intuitiva sente atração pelas novidades, por isso gostam de estar em dia com séries e livros, dando preferência a narrativas de ficção científica e de distopia.

Características positivas e negativas de quem tem ascendente em Aquário

Todos os signos têm muitas qualidades, porém, quando estão expostos a alguma situação que provoca instabilidade, manifestam seu lado mais sombrio. Aprender a lidar com as reações é descobrir o caminho da liberdade e um meio de desenvolver as potencialidades individuais.

Dois ovos em taças brancas de porcelana. Um deles está com um rosto feliz desenhado na superfície, enquanto o outro está triste.

Dez características positivas

1 - Humanitários

Preocupam-se com as injustiças sociais, a desigualdade de direito, o aquecimento global e tudo aquilo que compromete a qualidade de vida da raça humana;

2 - Inteligentes

Têm uma mente extremamente aguçada, entendendo o que se encontra nas entrelinhas;

3 - Mente aberta

Nada o deixa constrangido, pois considera justas todas as formas de amor;

4 - Excêntricos

São à frente de seu tempo, sempre com uma proposta ou um comportamento que quebra padrões;

5 - Sensíveis

Sua sensibilidade se limita às causas coletivas;

6 - Sociáveis

Adoram bater papo, trocar ideias sobre astrofísica e o sexo dos anjos;

7 - Racionais

Têm raciocínio rápido e lógico;

8 - Eletrizantes

Eletrizantes mesmo! Sabe aquelas pessoas que parecem que dão choque? Além disso, têm um comportamento acelerado;

9 - Tolerantes

Entendem diversos pontos de vista, respeitando as diferenças;

10 - Independentes

Amantes da liberdade, não gostam de ter compromisso com ninguém.

Dez características negativas

1 - Nervosos

Ficam nervosos quando não conseguem expressar sua opinião, recolhendo-se ao isolamento;

2 - Intolerantes

Não toleram o fato de não saberem algo, reagindo grosseiramente;

3 - Irritáveis

Às vezes, recebem tanta informação que nem conseguem processar;

4 - Ansiosos

São tão acelerados que nem conseguem acompanhar si mesmos;

5 - Extravagantes

São muito originais, a ponto de chocar quem vê;

6 - Baixa autoestima

Ficam para baixo quando não conseguem ler mais de quinhentos livros ou assistir a três temporadas de uma série em um único dia;

7 - Impacientes

Por serem velozes, não têm muita paciência com os mais lentos;

8 - Exaltados

Querem viver a vida intensamente em um dia;

9 - Desobediente

Óbvio que são rebeldes, afinal precisam quebrar os padrões;

10 - Insensíveis

São insensíveis às exigências emocionais.

Ascendente em Aquário no amor

O universo das relações amorosas, para o nascido com o ascendente em Aquário, é um pouco peculiar. Apesar de ser sensível, esse sentimento ganha expressão quando o assunto gira em torno da solução de problemas sociais e de causas humanitárias. Entretanto na esfera emocional o papo é outro.

Seu desejo por liberdade e sua pouca habilidade para lidar com as demandas do coração podem causar insegurança no parceiro, caso ele precise de estabilidade emocional, gerando tempestades afetivas frequentes.

Casal sentado em banco de praça. A mulher está de costas para o homem e apoia seu rosto em uma das mãos. O rapaz apoia os cotovelos nos joelhos e o rosto nas mãos.

Por essa razão, não idealiza um amor romântico, enxergando no relacionamento uma oportunidade de experimentar companheirismo e solidariedade ao lado de uma pessoa que compartilhe os mesmos sonhos e tenha uma mente aberta para reconhecer as diferenças sociais.

Nos encontros íntimos, seu desejo por liberdade também se manifesta, buscando quebrar todos os tabus que ditam comportamentos sexuais convencionais. Quem quiser se relacionar com esse ascendente precisa estar preparado para um clima de fantasia e erotismo.

Ascendente em Aquário no trabalho

A inteligência e o raciocínio lógico do ascendente em Aquário abrem portas para o exercício de muitas profissões que requeiram alto grau de expertise, uma vez que conseguem compreender facilmente e fazem correlações com outros assuntos.

Diferencie ascendente, signo solar e signo lunar

Acrescenta-se ainda ao rol de possibilidades profissionais aquelas relacionadas à tecnologia, devido à razão de ser sensível às vibrações de ondas eletromagnéticas, associada também à sua habilidade comunicativa.

Como o ascendente em Aquário influencia signos de outros elementos

O signo do ascendente atribui um colorido especial à aura de cada pessoa, tornando-nos seres únicos. Essas energias são compartilhadas por todos durante os encontros, que é um momento de dar e receber. Sendo assim, de que maneira o signo de Aquário no ascendente atua durante as interações sociais?

Relógio com signos do Zodíaco.

Ascendente em Aquário e os Signos de Ar (Gêmeos – Libra)

O ascendente em Aquário e os signos de Ar têm compatibilidades entre si, pois pertencem ao mesmo elemento. Pertencentes à tríade dos relacionamentos, encontram nas pessoas e nos lugares uma forma de ampliar suas fronteiras intelectuais. Além disso, são voláteis e apreciam a liberdade, não se adaptando a situações limitantes. Os interesses de Aquário reforçam os de seus pares, sendo os encontros entre pessoas desse signo um momento de muito papo sobre livros, filmes e, é claro, muitos passeios.

Ascendente em Aquário e os Signos de Fogo (Áries – Leão - Sagitário)

Os signos de Fogo são naturalmente animados, exalando grande vontade de viver. Procuram tornar cada momento uma oportunidade significativa, cheia de alegria e bom humor. São impetuosos, falam o que vêm à mente e não têm filtro. Se ele se relaciona com uma pessoa semelhante, é bom colocar em prática o tato, senão é explosão na certa. São livres, donos de si e amam a liberdade, não gostando de se sentir aprisionados em uma rotina. Por isso sempre se jogam em novas aventuras para dar um colorido à vida. Quando o nascido em Aquário se encontra com esses signos, a chama nunca se apaga, tornando o encontro um período de expansão, pois têm muitas coisas em comum.

Ascendente em Aquário e os Signos de Água (Câncer – Escorpião – Peixes)

Os signos de Água dominam o reino das emoções, das águas profundas e da sensibilidade. Seu equilíbrio é proporcionado por estabilidade afetiva e material. Um abraço, uma palavra amiga, um ambiente acolhedor... Quem não gosta de se atirar na vida e aventurar-se em novas experiências? Entretanto não é em qualquer lugar que os signos de Água se sentem bem. São esponjas emocionais, sugando as energias negativas.

Informe-se sobre o perfil completo do signo de Aquário

Quando o ascendente do signo Aquário e esses signos se encontram, há muita troca de experiência, afinal, Aquário olha o outro com empatia, procurando entendê-lo. Entretanto um encontro frustrado ou uma data importante esquecida podem desestabilizar o equilíbrio emocional dos signos de Água.

Ascendente em Aquário e os Signos de Terra (Touro – Virgem – Capricórnio)

Diferentemente de Aquário, os signos de Terra se relacionam com a vida obedecendo a modelos e padrões de comportamento pré-estabelecidos para potencializar as chances de acerto. Ademais, são amantes de rotina e organização, sabendo discriminar elementos que nada colaboram para a organização da vida. O encontro entre eles é uma excelente oportunidade de trocas, uma vez que Aquário oferece ao tradicionalismo a possibilidade de inovação e Terra oferece rotina à ansiedade aquariana.

E aí, sentiu identificação com a análise? Se, por acaso, você estiver se perguntando “como descobrir o meu ascendente?”, por não ter sentido afinidade com o texto, você pode consultar a nossa tabela completa sobre ascendentes:

Tabela para descobrir ascendente

E lembre-se: há outras posições planetárias que oferecem leitura. Faça o seu mapa astral.

 

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.