Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ascendente em Câncer

Muitas pessoas que falam sobre o signo ascendente afirmam que, com o tempo, evidenciamos mais as qualidades do ascendente que do próprio signo solar. Será que essa informação procede? Bom, para isso convido vocês a continuarem a leitura e entenderem o que é o ascendente.

O ascendente é um ponto no mapa astral que inicia a primeira casa astrológica, e é a partir dela que se organizam todos os planetas em um mapa astral. Ele é responsável pela construção da individualidade e da autonomia, sendo determinado pelo momento exato do nascimento.

No momento em que a criança é apresentada a este Universo, inicia-se o processo de construção de sua autonomia, além de entrar em sintonia com as energias Universais comuns a toda humanidade, por meio da respiração.

O que você vai encontrar: 

Entrar em sintonia com o nosso ascendente é reafirmar nossa personalidade e, principalmente, alinhar nossa vida com as potências já delineadas pelo Universo em nossa carta natal.

O ascendente funciona como um filtro em que a energia de nosso eu íntimo busca se relacionar com a energia do ambiente externo, compreendido por pessoas, coisas e pelo ambiente que nos cerca.

Os relacionamentos que devemos almejar são aqueles em que o encontro de energias produza efeitos favoráveis a todos os envolvidos, cada um respeitando sua essência.

Obter momentos com fluxo vibratório favorável é profundamente mágico, a ponto de serem eternamente lembrados com doçura. Entretanto é necessário ativar nossa intuição, conhecendo nossas vontades, aspirações e limites, o que me faz lembrar o pensador Sócrates, que disse: “Conhece primeiro a ti, então dominarás o Universo.”

Obviamente, não estou querendo mencionar que devemos, por meio dos relacionamentos, dominar as pessoas; porém quantas guerras poderemos evitar se conseguirmos controlar nossos universos individuais?

Então vamos rumo ao autoconhecimento no universo particular do ascendente em Câncer, primeiro signo da tríade de Água (Câncer – Escorpião – Peixes).

O que é o ascendente em Câncer

Desde criança, a pessoa com o ascendente no signo de Câncer sente necessidade de segurança emocional e material e de estar inserida em um ambiente acolhedor e cheio de afeto, demonstrando grande apego às memórias da família, consanguíneas ou não, e ao passado.

Apropriadamente, o signo de Câncer é representado pelo caranguejo, um crustáceo que vive nos dois ambientes, o aquático e o terrestre, representando respectivamente as emoções e a materialidade, saindo em disparada à procura de sua toca diante do menor sinal de perigo.

Assim se revela o indivíduo com ascendente em Câncer: procurando construir para si um ambiente de relações seguras e duráveis, sendo o lar um lugar que ofereça proteção dos perigos de tudo o que há fora dele.

Pessoas com esse ascendente têm um instinto natural para apaziguar os atritos e cuidar da nutrição de cada um que chega, pois todos os amigos são bem-vindos.

São pessoas que demonstram simpatia, sensibilidade e empatia; muitos são os atributos desse ser iluminado que tem a tarefa suprema de proteger todos que fazem parte de sua unidade familiar.

Mulher sorri e segura as mãos de outra mulher em sua frente.

Eles se preocupam com tudo e com todos, oferecendo sempre a mão quando a necessidade bate à porta. No entanto este sentimento de lealdade e devoção pode se manifestar como uma tentativa de conquistar segurança emocional como recompensa.

Quando a pessoa com esse ascendente se prende a esse sentimento, experimenta oscilação de humor e carência, por acreditar na ilusão de que está sendo rejeitada por não ser retribuída por tamanha dedicação.

Na verdade, ela deixa de experimentar a potência de agir com autonomia, ficando presa à ideia de que as pessoas estão sempre precisando de sua ajuda. Como consequência de uma vida sem movimento, olham sempre para o passado, porque o presente é de espera.

Descubra como o signo de Câncer lida com relacionamentos

Por outro lado, se a pessoa com ascendente em Câncer buscar a plenitude dentro de si mesma, usando a intuição (sua vontade, seu eu interior) como conselheira, será capaz de encontrar segurança emocional em sua própria companhia e ficará sintonizada com suas potencialidades.

Este signo, que fica preso às experiências do passado, tem tanto a aprender quanto a ensinar ao seu signo oposto, Capricórnio, que sempre mira em direção às suas aspirações futuras.

Falar sobre o passado fortalece nossos pés para construirmos um futuro sólido; contudo é por viver o presente, dia após dia, que tornamos possível a conquista de tudo aquilo que desejamos.

Personalidade e comportamento de quem tem ascendente em Câncer

O signo de Câncer é regido pela Lua, astro com simbolismo feminino que tem todos os atributos de uma pessoa que cuida, protege e alimenta, dando carinho e proteção.

É desse jeito que a pessoa com ascendente em Câncer se relaciona com o ambiente externo, agindo de maneira dócil e amigável e sempre se preocupando com o bem-estar das pessoas ao seu redor.

São pessoas meigas e amáveis, porém muito sensíveis às variações de vibração do ambiente, que pode alterar seu humor. Por isso são reservadas, expressando-se com mais liberdade à medida que se sentem confiantes.

Seu singular jeito de ser é refletido na forma como se veste. Cheias de charme, românticas e sonhadoras, procuram escolher peças delicadas e com cores suaves. Além disso, procuram estabelecer um vínculo com o ambiente familiar, como ao portar uma foto da família na carteira.

Por estarem sempre preocupadas com o bem-estar físico daqueles a quem cuidam, sempre se ocupam da tarefa de preparar um lanchinho para a hora da fome ou de se certificar de que o casaco está sendo levado. Essa é a expressão do ascendente em Câncer e convido vocês a continuarem lendo, pois há muito mais a ser dito.

Características positivas e negativas de quem tem ascendente em Câncer

Todos os signos podem manifestar qualidades desejáveis e outras não tão desejáveis assim. Seu lado sombrio pode surgir à medida que o indivíduo percebe sua estabilidade emocional ou material ameaçada. Aprender a lidar com suas singularidades torna o indivíduo mais senhor de si.

Teclado com representação de rosto triste e feliz.

Dez características positivas

1 - Simpáticos

Demonstram muito afeto nas relações, sendo a simpatia um elemento sempre presente;

2 - Sensíveis

Têm sensibilidade às necessidades alheias, ofertando ajuda;

3 - Solidários

Ficam comovidos com as dores do próximo, oferecendo palavra amiga;

4 - Empáticos

Colocam-se no lugar do outro quando acontece um revés;

5 - Amáveis

Estão sempre prontas para oferecer um ouvido amigo ou um colo quentinho;

6 - Intuitivos

Absorvem as energias do ambiente, reservando-se;

7 - Reservados

Quando não estão familiarizados com alguém/situação/ambiente, interagem pouco, como uma forma de proteção;

8 - Leais

São muito amigos e companheiros, mantendo amizades de longa data, daquele tipo em que os vizinhos são quase membros da família;

9 - Protetores

Cuidam do bem-estar de todos por quem sente afeto, oferecendo nutrição para o corpo e um ambiente seguro;

10 - Devotados

São extremamente cuidadosos com todos os seus, certificando-se de que as necessidades deles sejam satisfeitas.

Dez características negativas

1 - Introvertidos

Têm dificuldade de interagir com novas pessoas;

2 - Carentes

Precisam sempre de muita atenção;

3 - Melancólicos

Prendem-se tanto às situações passadas que se esquecem de valorizar o presente;

4 - Passivos

Ficam sempre à espera de que outros tomem a iniciativa em situações mais simples da vida;

5 - Conservadores

Preferem se manter na zona de conforto como forma de preservar sua segurança econômica e afetiva;

6 - Instáveis

São regidos pela Lua, então seu humor varia de acordo com as fases lunares;

7 - Infantis

Costumam agir como crianças para conseguir a atenção desejada;

8 - Manipuladores

Como recompensa por algo feito, exigem retribuição;

9 - Ciumentos

O ciúme é uma forma de manipulação;

10 - Possessivos

São muito apegados às pessoas e às coisas, não entendendo que a vida é composta por muitos ciclos.

Ascendente em Câncer no amor

Sensibilidade, amabilidade e romantismo... Quem não gosta desses atributos? Ainda mais quando eles estão associados à demonstração de cuidado da pessoa com esse ascendente, quase prendendo o pretendente pelo estômago!

A pessoa com ascendente em Câncer reforça sua individualidade pelas conquistas afetivas e pela formação de família, por isso preza a estabilidade das relações, sendo ela uma motivação para preferir relacionamento amorosos duradouros.

Casal sorri e dança.

Procuram criar uma atmosfera aconchegante e surpreender o parceiro com um jantar à luz de velas, por exemplo, e oferecendo muito carinho, entrega e intensidade ao parceiro, lembrando que quem oferece gosta igualmente de receber, e essa pessoa espera do parceiro reciprocidade.

Ascendente em Câncer no trabalho

Câncer, por ser um signo que cuida daqueles a quem ama e preza a estabilidade material, quando se encontra na posição de ascendente, adota uma postura bem responsável.

Conheça os mitos associados ao signo de Câncer

Dentre as profissões indicadas, incluem-se aquelas que se relacionam com o cuidado, podendo ser na área de saúde, educação e na gestão de pessoas. Além disso, por serem donos de uma inteligência emocional, são hábeis em manter o espaço de trabalho familiar, tomando à frente para promover as festinhas de aniversário ou manter a lista do café.

Como o ascendente em Câncer influencia signos de outros elementos

O signo do ascendente confere um colorido especial ao modo como nos relacionamos com as pessoas durante as interações sociais. O momento dos encontros é uma oportunidade de troca de energias. Sendo assim, de que modo o ascendente em Câncer influencia signos de outros elementos?

Ascendente em Câncer e os signos se Água (Escorpião– Peixes)

Esses signos têm grande afinidade. Por serem do mesmo elemento, Água, as vibrações do ambiente externo são absorvidas com muita facilidade, indo direto para a alma.

Têm imensa necessidade de preservação, valorizando a segurança material e emocional. Por essa razão, é dada preferência aos relacionamentos amorosos estáveis.

Entretanto possuem características bastante peculiares, sendo Peixes conhecido pela sua ingenuidade; Câncer por sua dependência emocional; e Escorpião por seu forte sentimento de autopreservação.

Ascendente em Câncer e os signos de Fogo (Áries – Leão – Sagitário)

Ter Câncer como ascendente faz com que a pessoa interaja com o ambiente com muita afetividade, valorizando as recordações do passado e o ambiente doméstico.

Sua associação com os impetuosos, criativos e independentes signos de Fogo pode oferecer uma oportunidade de sair um pouco da rotina, concedendo um colorido diferente às suas experiências.

Encante-se pelo perfil do signo de Câncer

Contudo a sensibilidade canceriana pode sentir a impetuosidade dos signos ígneos com mais intensidade, provocando instabilidade emocional. Tal situação pode ser contornada por meio da afetuosidade de Câncer.

Ascendente em Câncer e signos de Ar (Gêmeos – Libra – Aquário)

Os signos de Ar pertencem à tríade dos relacionamentos. Por essa razão, valorizam a liberdade de experimentar os momentos em que se relacionam com pessoas e com o ambiente que os cercam.

A nutrição de suas almas vem por meio das experiências intelectuais obtidas em encontros com amigos, em passeios, em viagens e em leituras, pois eles necessitam de cultura tanto quanto do ar que respiram.

O ascendente no signo de Câncer valoriza as emoções, o ambiente quentinho do ar, o conforto material e a preservação das memórias do passado, valores que podem transformar o encontro entre eles em algo improvável.

Porém ele tem muitas experiências a oferecer. O contato dos signos aéreos com o mundo emocional canceriano, bem como com suas memórias, oferecem ao espírito curioso de Ar uma perspectiva diferente da vida.

Ascendente em Câncer e signos de Terra (Touro – Virgem – Capricórnio)

O ascendente em Câncer precisa de segurança material e emocional para acalmar suas turbulentas águas profundas, recolhendo-se, sempre que se sente sob ameaça, à segurança de seu lar.

Por sua vez, os signos de Terra se relacionam com a materialidade e com a produção de seus recursos de modo pragmático e racional, encontrando na rotina uma forma de manter tudo sob controle.

O encontro entre eles é muito harmonioso, pois têm afinidades. O equilíbrio emocional e material do ascendente em Câncer pode ser a tônica necessária para fertilizar o solo do elemento Terra, tornando os encontros promissores.

E aí? Identificou-se com o artigo? Caso esteja se perguntando “como descobrir o meu ascendente?”, por não ter sentido muita afinidade com a descrição, lembre-se de que uma análise personalizada considera as diferentes posições dos planetas. Procure um astrólogo e faça seu mapa astral!

Além disso, a seguir você pode conferir também a nossa tabela de ascendentes completa:

Tabela para descobrir seu ascendente

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.