Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ascendente em Capricórnio

Definir o que é o ascendente intriga muita gente, principalmente por muitas delas acharem que mapa astral se resume apenas ao signo solar. Ficariam impressionadas com a sua complexidade assim que vissem um!

Entender o que é o signo ascendente é compreender o modo como cada um de nós se relaciona com o meio externo, ou seja, a sociedade, a família e a natureza. É também entender quanto de energia é absorvida e quanto é doada nos encontros, sendo o equilíbrio o melhor resultado.

O que você vai encontrar:

Esse importante ponto no mapa astral é o responsável por filtrar as vibrações resultantes das relações, preservando a integridade da nossa personalidade e atuando sempre de um modo singular, a depender do signo em que se encontra.

Continue lendo e entenda como se manifestam as qualidades do ascendente no signo de Capricórnio, terceiro signo da tríade do elemento Terra (Touro – Virgem).

O que é o ascendente em Capricórnio

Quando as pessoas comentam sobre o signo de Capricórnio, logo lhes vem à mente alguns conceitos como responsável, sério demais, criança adulta, empreendedora, medrosa, workaholic, e a lista não para.

Realmente, quando a criança nasce com o ascendente no signo de Capricórnio, desde muito cedo se identifica com o mundo adulto, querendo conquistar o seu lugar de plenitude e reconhecimento por suas realizações.

Saiba quais desafios a Lua Cheia em Capricórnio estimula

Por essa razão, apresenta precocemente traços de seriedade e organização, nutrindo forte senso responsabilidade para concluir todos os seus compromissos a tempo, sem perder o foco.

Às vezes, a pessoa com esse ascendente pode demonstrar medo, o que não representa necessariamente um impedimento para a continuidade da trajetória. Pelo contrário, já que serve apenas como força motivadora da transformação e do aprimoramento das habilidades pessoais.

Mulher se espreguiçando enquanto observa o por do sol

Essa cabra montesa planeja minuciosamente cada passo dado, sem se preocupar com o comprimento do caminho a ser percorrido ou com a inclinação da montanha. O importante é chegar ao destino dando passos firmes.

Entretanto a força interior do nascido com esse ascendente pode ficar comprometida, por se preocupar em obter a aprovação aos olhos de outros. Dessa forma, eles acabam concluindo que suas conquistas precisam seguir o mesmo ritmo de realização de seus pares e se empenham para cumprir metas que nem sempre correspondem às suas reais aspirações.

O medo de fracassar surge como consequência desse modo de pensar e desperta o sentimento de insegurança, de rejeição e de cobiça, criando um ciclo vicioso de dedicação ao trabalho cada vez maior para obter as recompensas que julga corresponder ao seu real propósito de vida.

Por essa razão, a fim de estar em sintonia com as suas ambições, o ascendente em Capricórnio deve aprender uma lição com o signo de Virgem e aprimorar o seu senso crítico, reconhecendo claramente a trajetória que lhe pertence.

Personalidade e comportamento de quem tem ascendente em Capricórnio

Desde sempre, os nascidos com ascendente no signo de Capricórnio desejam alcançar o topo da montanha de suas aspirações. Por causa disso, é possível notar nessas pessoas um comportamento altamente focado e disciplinado, pois nada pode comprometer sua escalada.

Podem ter fama de lentos e demorados, mas tudo isso é apenas um modus operandi, pois, a fim de que sua meta seja alcançada, eles se certificam objetivamente se há condições de prosseguir com suas ambições; em caso de pressa, podem colocar tudo a perder.

Às vezes, a lentidão pode ser fruto da insegurança, principalmente quando se refere à criança com esse ascendente, pois alguns pais observam seus filhos levando horas para executar tarefas escolares. Não é dificuldade com a matéria em si, mas medo de cometer erros.

Outro aspecto de quem tem Capricórnio no ascendente é o de fazer tudo no seu tempo, o que nem poderia ser diferente, tendo em vista que seu regente é o grande senhor do tempo, Saturno, pois então parece até que estão procrastinando.

Sua presença é tão marcante que ele tem ares de ser um grande executivo. Por essa razão, gosta de se vestir com roupas que transmitem bastante seriedade, com cores sóbrias. Mas, é claro, tudo seguindo a relação custo-benefício. Todavia esse ascendente pode obter outra análise, a depender da organização dos planetas do mapa astral individual.

Características positivas e negativas de quem tem ascendente em Capricórnio

Todos os signos expressam qualidades positivas e negativas. Aprender a lidar com essas singularidades será de grande ajuda para o desenvolvimento da nossa melhor versão.

Duas pessoas segurando um papel com emoji. À esquerda, uma com um rosto triste desenhado e à direita, uma com um rosto feliz desenhado.

Dez características positivas

1 - Organizados

Não se sentem produtivos em meio à desordem, sendo a organização uma forma de alcançar a eficiência;

2 - Sérios

Não perdem tempo com brincadeirinhas, pois não podem perder o foco;

3 - Responsáveis

São fãs de uma rotina organizada, o que possibilita cumprimento de prazos;

4 - Produtivos

Estão sempre envolvidos com trabalho;

5 - Maduros

Demonstram, desde criança, uma incrível preocupação com os compromissos, principalmente os financeiros;

6 - Racionais

Avaliam a vida de modo bem prático; se alguma coisa não corresponder aos seus interesses objetivamente, nem nutrem interesse;

7 - Pacientes

A paciência é uma grande virtude. Vocês já viram uma cabra subir uma montanha apressadamente?

8 - Sensíveis

Sensíveis?! Sim! Curiosamente, sim. Debaixo de toda aquela austeridade, há um coração mole, mas que precisa ter muita segurança de que seus sentimentos serão correspondidos para demonstrá-los;

9 - Econômicos

Nas aquisições materiais, avaliam sempre o custo-benefício de tudo, sendo capazes de atravessar o Oceano Atlântico segurando uma aspirina;

10 - Determinados

“Foco, determinação e fé”. Este pode ser um ditado de quem tem este ascendente, senão ele nem sai do sopé da montanha;

Dez características negativas

1 - Rígidos

A racionalidade pode ter por consequência a obstinação, fazendo com que a pessoa perca muito tempo em coisas improdutivas. Às vezes, é melhor dar dois passinhos para trás do que manter uma escalada improdutiva;

2 - Frios

Avaliam exatamente tudo à luz do custo-benefício, até mesmo as relações amorosas. O que não corresponde aos seus interesses é rejeitado;

3 - Intolerantes

Ele cobra dos outros o que cobra de si. Uma vez que é rigorosamente exigente consigo, fará o mesmo com os outros;

4 - Manipuladores

Se eles querem algo, traçam estratégias, nem que o recurso adotado seja a manipulação,

5 - Indiferentes

Não são muito de sentimentalismos, pois encaram a vida de modo estritamente objetivo;

6 - Inseguros

A insegurança é uma resultante do medo.

7 - Medrosos

Nem sempre o medo é algo negativo, podendo ser um instinto de autopreservação. Entretanto o medo aqui decorre da insegurança;

8 - Duros

Em um acerto de contas, não espere complacência da parte deles;

9 - Desconfiados

A desconfiança é um sentimento de preservação. Não dá para ser ingênuo quando se quer conquistar o topo.

10 - Conservadores

Prefere seguir moldes que já foram experimentados. É tradicional, a fim de evitar riscos.

Ascendente em Capricórnio no amor

Quando relacionam o signo de Capricórnio e a vida amorosa, sua fama de duro, seco e calculista ganha notoriedade. Por não derem dados a constantes demonstrações de afeto, costuma-se pensar que os nascidos neste ascendente não têm coração.

Casal caminhando de mãos dadas no parque

Ao contrário do que pode parecer, eles têm um imenso coração e são capazes de ter uma vida amorosa como qualquer outra pessoa. Entretanto, para este ascendente, a segurança na esfera emocional também constitui um pré-requisito e, à medida que se sentem seguros na relação, a entrega será maior.

Seu conservadorismo permeia os encontros, almejando a constituição de um relacionamento com base nos modelos tradicionais, do tipo “família que almoça junto todo dia”. Somando-se a isso, no quesito intimidade são muito discretos e gostam de privacidade. Porém a entrega sexual se torna apimentada à medida que a confiança e a demonstração de interesse de construir a vida a dois aumenta.

Ascendente em Capricórnio no Trabalho

Em um ambiente de trabalho, são exigidas algumas posturas que, na maioria das vezes não representam um grandioso desafio para o nascido neste ascendente. Mesmo se fosse, sua ambição já ofereceria uma motivação para pronta adaptação.

Conheça os famosos do signo de Capricórnio

Conhecidos por seres responsáveis e organizados, executam as tarefas dentro do prazo, de tão organizados e produtivos que são. Além disso, o sangue frio o ajuda a manter o foco diante das dificuldades que surgem ao longo do caminho.

Sua escalada profissional pode ser dentro de uma empresa ou por conta própria. Tanto faz. Suas qualidades abrem muitas portas, onde quer que se insira. Nem mesmo inseguros desistem da caminhada, pois encontram no medo a motivação necessária para as transformações e o aprimoramento pessoal.

Como o ascendente em Capricórnio influencia signos de outros elementos

Silhueta de mulher sentada na grama observando o por do sol

O signo do ascendente é responsável pela qualidade da interação que ocorre entre as pessoas e o ambiente externo, proporcionando troca de energias. Vejamos a influência do ascendente em Capricórnio em outros signos.

Ascendente em Capricórnio e os signos de Terra (Touro – Virgem)

Por esses signos pertencerem ao mesmo elemento, Terra, têm muitas afinidades que colaboram para a boa relação entre os indivíduos. Sendo assim, vale a pena mencionar que os signos desse elemento precisam seguir uma rotina definida para organizarem suas vidas pessoais e profissionais a contento. O valor que eles atribuem à Produção da materialidade é a de utilidade.

Desse modo, ocupam-se apenas com coisas que, de algum modo, podem lhe oferecer algo de positivo, agindo com muita objetividade e racionalidade. Caso contrário, descartam qualquer possibilidade de se envolverem em algo que não os motiva. Reservados e amantes da rotina doméstica, curtem a permanência no lar, usufruindo tudo aquilo que foi conquistado por meio de muita dedicação. Como não poderia ser deixado para trás, encontram equilíbrio na vida familiar.

Ascendentes em Capricórnio e os signos de Fogo (Áries – Leão – Sagitário)

Os signos de Fogo têm uma energia criativa imensa e se sentem impelidos a perseguirem seus sonhos. Esse mesmo ímpeto é observado em outras esferas da vida. São competitivos e gostam de sentir a vida como ninguém, aproveitando intensamente os momentos de lazer.

O ascendente em Capricórnio é comprometido com a realidade material, seguindo objetivamente os caminhos traçados por ele mesmo para alcançar as metas. Para ele, tempo é dinheiro. Ele é muito pragmático e objetivo, tentando seguir um ritmo de vida previamente planejado, para nada sair do controle. O encontro entre eles, apesar dos contrastes, pode oferecer um redirecionamento da energia ígnea em direção a um foco, a fim de que a iniciativa e a criatividade dos signos ígneos possam tornar reais seus ideais.

Ascendente em Capricórnio e os Signos de Ar (Gêmeos – Libra – Aquário)

Os signos de elemento Ar são seres altamente sociais. Para eles, a vida não tem o menor sentido se não se relacionarem com seus iguais ou conhecerem novos espaços culturais. Sentem necessidade de ampliar os limites intelectuais. Não são nem um pouco amantes da rotina. Sentem-se aprisionados por ela, e prisão é a limitação da liberdade. Por isso amam a porta de casa, pois adoram passear. A propósito, quando estão quietinhos, se é possível realmente dizer isso, mesmo assim promovem mudanças, trocando tudo de lugar!

Compreenda as características do perfil do signo de Capricórnio

Quando o nascido com ascendente em Capricórnio se encontra com os signos aéreos, podemos notar no ambiente um encontro paradoxal, quase de água e óleo. Entretanto, como nada se perde, uma boa dose da rotina capricorniana pode ser o que falta para os signos de Ar aprenderem a organizar melhor suas vidas.

Ascendente no Signo de Capricórnio e os Signos de Água (Câncer – Escorpião – Libra)

Os signos do elemento Água são regidos pelas emoções, e o sentimento é um solo melindroso. Eles precisam de uma vida emocional em equilíbrio, assim como a vida material. Por essa razão, preferem relações estáveis, de quase devoção. Além disso, exigem lealdade e reciprocidade. O encontro entre o ascendente em Capricórnio e os signos desse elemento pode fertilizar até o campo dos afetos, uma vez que a vida ordeira, produtiva e reservada de Capricórnio oferece a segurança desejada por Água.

E aí? Identificou-se com o artigo? Caso esteja se perguntando “como descobrir o meu ascendente?”, por não ter sentido afinidade com texto, lembre-se de que o mapa astral apresenta posições planetárias que possibilitam análises diferentes. Procure um astrólogo e faça seu mapa astral!

Caso queira também, consulte a nossa tabela completa com os possíveis ascendentes:

Tabela para descobrir signo ascendente

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.