Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ascendente em Sagitário

O mapa astral contém muitos elementos que, ao serem interpretados, promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento das potencialidades. Para isso, é fundamental descobrir o signo de seu ascendente. A propósito, você sabe o que é o ascendente?

O ascendente funciona como uma passagem que permite a interação do seu eu interior com o mundo externo. Em um mapa astral, ele marca o início da primeira casa astrológica, a casa da individualidade. Na outra extremidade, encontra-se a sétima casa, a dos relacionamentos. É no entrosamento entre a primeira e sétima casa que existe a relação do indivíduo com os outros.

O que você vai encontrar:

Em toda relação é necessário haver equilíbrio entre os interesses pessoais e os interesses coletivos, caso contrário surgirá conflito de interesses. Além disso, quando uma pessoa cede demais de sua energia, perde sua força.

É neste sentido que o ascendente atua, como um regulador de fluxo de energia, sendo necessário agir conscientemente a fim de nos tornarmos senhores de nossas próprias vidas, afinados com nosso destino.

Portanto cada signo se associa ao ascendente de modo único, a depender das relações que formam com outros planetas. Será apresentada neste momento uma pequena análise sobre o ascendente no terceiro signo da tríade de Fogo (Áries – Leão – Sagitário) e convido vocês a permanecerem com a leitura do artigo.

O que é o ascendente em Sagitário

Muitos são os atributos do signo de Sagitário e quem tem o ascendente nesta posição demonstra interesse por conhecer lugares distantes desde criança, não lidando muito bem com a imposição de limites. O apreço pela leitura e pela cultura também lhe confere a possibilidade de viajar de olhos fechados, usando a imaginação.

Por ser um signo do elemento Fogo, esse ascendente encontra na prática de esportes e de atividades ao ar livre um jeito peculiar de libertar seu espírito da rotina.

Este ascendente recebe do Universo a possibilidade de experimentar a vida com abundância. Não é à toa que o planeta Júpiter, regente deste signo, simboliza expansão, prosperidade e desenvolvimento.

Estrelas de sagitário no ceu

A paixão por cultura faz com que a pessoa com esse ascendente busque sempre aprimorar seus conhecimentos por meio de estudos, leitura ou de passeios em espaços culturais, sendo o comprometimento com a evolução de seu ser um grandioso dever.

Ademais, é um grande amante de viagens que os levem a lugares distantes, pois é nelas que experimenta a magnitude das diferenças culturais e linguísticas, ampliando ainda mais seu entendimento sobre o mundo e a leitura que faz de si próprio.

Por ser dono de uma mente superior, o indivíduo com ascendente nesse signo busca elevar seu conhecimento sobre a verdadeira essência das coisas, dedicando-se ao estudo da filosofia e da religião.

Não é por acaso que esse signo é simbolizado pelo centauro, um arqueiro que, ao segurar seu arco, dispara uma flecha e segue em sua direção logo depois. Essa criatura possui corpo e pernas de cavalo e dorso, braços e cabeça de ser humano, indicando a transcendência do corpo animal para um nível mais elevado de consciência, fixado nas alturas. Esta é a essência de Sagitário.

Assim como Capricórnio, está sempre em direção a um objetivo. Entretanto, enquanto a cabra maltesa está interessada em conquistar seu destino, o inquieto arqueiro desiste de suas metas no meio do percurso, por concluir que há sempre algo melhor por vir.

Compreenda o que a Lua em Sagitário significa no Mapa Astral

Sociável, esse ascendente aquece o ambiente assim que chega, produzindo encontros agradáveis e repletos de trocas, o que os faz experimentar diversos pontos de vista! Sua generosidade e seu otimismo motivam os que estão ao seu redor.

Contudo, ao se relacionar com outras pessoas, é importante sempre respeitar seus limites, interesses, valores pessoais e sua sensibilidade, fazendo constantemente uma consulta à sua intuição.

Personalidade e comportamento de quem tem ascendente em Sagitário

Indivíduos com ascendente no signo de Sagitário são exuberantes e muito entusiasmados diante da vida. Por ser um signo de energia mutável, são flexíveis diante de situações adversas, não se apegando ao sofrimento.

Entretanto podem se tornar vítimas de todo tipo de abundância ofertada pelo ambiente externo, sentindo um profundo sentimento de insatisfação pelas conquistas obtidas, achando que a vida tem sempre algo muito melhor a oferecer.

Sendo assim, o mapa astral pode ser uma potente ferramenta que auxiliará na identificação da origem da insatisfação e da ansiedade do indivíduo, mostrando potencialidades que, com o tempo, poderão ser realizadas.

Pessoas com esse ascendente, por ser um dos signos ígneo, valorizam a vida ao ar livre e a prática de esportes. Elas curtem cada momento de alegria com seus amigos!

Uma grande curiosidade é que o signo ascendente pode influenciar também a escolha do guarda-roupa! Por esta razão, esses seres superalegres gostam de usar roupas confortáveis, que favorecem o movimento. Peças esportivas, batas, roupas étnicas, peças indianas, country ou tudo o que, de alguma forma, esteja atrelado à expressão cultural de outros países atrai este ascendente.

Além disso, também gostam de exibir as pernas! Agora entenda o porquê: como o signo de Sagitário é representado pelo centauro, metade homem, metade cavalo, as fortes pernas não poderiam ficar escondidas, não é mesmo?

Características positivas e negativas do ascendente em Sagitário

Todas as pessoas exibem qualidades superpositivas de seus signos, o que as tornam especiais. Entretanto seu lado sombrio pode surgir quando passam por alguma instabilidade emocional.

Post-it coladas em uma lousa com carinhas desenhadas nelas. Na esquerda um rosto feliz, enquanto na direita tem um rosto triste

Embora represente um grande desafio, é importante aprender a lidar com esses sentimentos, a fim de nos tornarmos mais senhores das nossas vontades.

Dez características positivas

1- Bem-humorados

Têm contagiante alegria de viver, por isso irradiam energia positiva a todos que o cercam;

2- Amantes de viagens

Seu desejo de ampliar seus horizontes, conhecendo novas culturas, faz com que sempre queiram viajar para lugares mais distantes, seja geograficamente, seja lendo um bom livro;

3- Mentes abertas a novas ideias

Desejosos pela expansão das fronteiras intelectuais, observam as diferenças sem restrição;

4- Otimistas

É profundamente motivado pela crença de que, de algum modo, o Universo sempre conspirará a seu favor;

5- Sábio

Busca incessantemente ampliar seus conhecimentos filosóficos e linguísticos, sentindo interesse pela aprendizagem de uma nova língua.

6- São exuberantes

Para eles, tudo ganha um grau superlativo.

7- São ótimos mestres

Têm a generosidade de compartilhar o conhecimento adquirido, além de incentivar as pessoas a superarem suas dificuldades;

8- São verdadeiros

Como todo signo de Fogo, não conseguem dizer meias-verdades;

9- Aventureiros

Realizam-se plenamente quando empreendem novas experiências.

10- Voluntariosos

Colocam-se à disposição para motivar outros a superarem seus desafios.

Dez características negativas

1- Impulsivos

Estão sempre à procura de novas experiências, não usufruindo das suas conquistas. Dessa forma, as flechas do centauro estão sempre sendo arremessadas a lugares mais distantes;

2- São inquietos

Buscam incansavelmente o melhor e podem deixar muitas coisas inacabadas, não sentindo felicidade nas pequenas conquistas;

3- Dogmáticos

Podem demonstrar rigidez e inflexibilidade, sem perceber que a verdade pode ser vista de ângulos diferentes;

4- Grosseiros

O centauro pode revelar seu lado animal em situações tensas, desferindo uma potente patada;

5- São autoritários

Costumam se achar donos da verdade, acreditando que sua palavra sempre prevalecerá sobre as demais;

6- Exagerados

A crença na bondade do Universo pode causar o controle das finanças;

7- Arrogantes intelectuais

Donos de uma grande capacidade intelectual, podem se sentir os donos da verdade;

8- São fanáticos

Defendem fervorosamente suas crenças e seus ideais elevados;

9- Inseguros

Não acreditam que suas conquistas foram realmente merecidas, tendo a sensação de pequeneza;

10- São cheio de ilusões

Sempre acreditam que o mundo sempre tem algo melhor a oferecer, perdendo oportunidades reais.

Ascendente em Sagitário no amor

Pessoas com essa energia gostam de se relacionar com parceiros instigantes, com um bom papo e que também tenham o desejo de ampliar os horizontes. Entretanto é óbvio que não é só de bons papos que sobrevive um encontro amoroso.

Casal sorrindo e conversando na sala

Na intimidade, esse fogoso centauro tem um apetite sexual primitivo, agindo com dinamismo, vitalidade e bastante liberdade entre quatro paredes. Neste encontro, a libido é alimentada tanto pelo contato sexual quanto pelos valores sagitarianos.

Ascendente em Sagitário no trabalho

Para que a vida profissional do sujeito seja satisfatória, é importante que ele se sinta envolvido e motivado. Sendo assim, funções cuja tônica seja o alcance de metas despertam mais interesse que funções burocráticas, sendo estas uma grande fonte de insatisfação.

Identifique as características de Sagitário nos deuses

Por ser uma pessoa comunicativa, inteligente e com profundo interesse por cultura, filosofia e viagens, as profissões que despertam seu interesse estão relacionadas ao ensino, à comunicação, à pesquisa e ao turismo internacional.

Como o ascendente em Sagitário influencia os signos de outros elementos

O signo ascendente representa a forma como interagimos com as pessoas e o modo como nos apresentamos. Sendo assim, de que maneira o ascendente em Sagitário interage com signos de outros elementos?

Homem de braços abertos observando o por do sol

Ascendente em Sagitário e outros signos de Fogo (Áries – Leão)

Por pertencerem ao mesmo elemento ígneo, o relacionamento entre essas pessoas emana energia compatível, sendo possível notar um ambiente onde reina o bom humor, a ousadia e a coragem.

São independentes e agem por conta própria, indo à luta para conquistar a liberdade, sendo a inquietude o estímulo necessário para alimentar novos projetos em que a criatividade possa ser colocada em prática.

A rotina não é muito bem-vinda quando o elemento Fogo é predominante nos encontros. Gostam de aventurar-se em atividades ousadas, cheias de adrenalina, ou de procurar algo mais simples, como uma atividade ao ar livre.

Ascendente em Sagitário e signos de Água (Câncer – Escorpião – Peixes)

Os sagitarianos são muito conhecidos pela sua impetuosidade. Quando enfiam algo na cabeça, lançam-se ao seu encontro, pois a vida, para eles, deve ser aproveitada exageradamente. Tais excessos podem ir de encontro às necessidades dos signos de Água.

Dependentes da estabilidade emocional e material, esse jeitão sagitariano meio atrevido de se relacionar com a vida pode causar instabilidade na sensível Água. Entretanto nada como uma boa conversa para ajustar os extremos emocionais desse encontro, promovendo um relacionamento com base na empatia.

Ascendente em Sagitário e signos de Ar (Gêmeos – Libra – Aquário)

Os signos de Ar são muito sociáveis e buscam nos relacionamentos uma forma de expandir seu conhecimento por meio das trocas de experiências, gostando de saber de tudo um pouco.

Sagitário, na posição de ascendente, vê a vida com bastante ânimo e busca, assim como os signos de Ar, e procura estar sempre em movimento, expandindo sua percepção da vida.

Essa combinação é extremamente compatível, uma vez que o centauro aguça mais ainda a curiosidade dos signos Aéreos.

Ascendente de Sagitário e signos de Terra (Touro – Virgem – Capricórnio)

Conhecidos por serem extremamente otimistas, confiando sempre na bondade do Universo, quem tem o ascendente em Sagitário está sempre se aventurando em novas descobertas. Nutrem sua alma por meio de viagens e estudos, não poupando recursos.

Ao se relacionarem com os comedidos e cautelosos signos de Terra, podem encontrar para suas grandes aspirações um pouco de restrição, pois estes signos possuem os pés enraizados na realidade, tendo a racionalidade e o pragmatismo como ingredientes essenciais para planejar sua rotina.

Decifre as características do perfil do signo de Sagitário

Por gostar de experimentar novas sensações, é possível que o signo de Touro ceda mais aos desejos sagitarianos. Sagitário ensina a Terra que algumas rotinas precisam ser quebradas.

E aí? Você se identificou com o conteúdo do artigo? Se estiver se perguntando “como descobrir meu ascendente?”, por não ter sentido afinidade com o texto apresentado, entenda que a configuração do mapa astral é bastante diversificada, o que justifica nosso jeito único de ser. Faça o seu e tenha acesso a uma análise mais fiel de sua singularidade.

Caso queira também, confira abaixo a nossa tabela de ascendentes completa:

Tabela sobre como descobrir meu ascendente

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.