Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Ascendente em Escorpião

Muitos curiosos por Astrologia já gostam de traçar o perfil completo de uma pessoa apenas com as características do signo solar. Imaginem quando souberem um pouco mais sobre o que é o ascendente e o comportamento padrão de cada signo nesta posição?

O ascendente é um ponto do mapa astral que marca não apenas o início da primeira casa astrológica, como também determina o modo como construímos nossa individualidade.

Sendo assim, a primeira casa, a do ascendente, é o modo de construção da nossa singularidade, nosso jeito único de expressão. Mas não somos ninguém sozinhos. Nem o eremita, que, ao se isolar das pessoas, interage exclusivamente com a natureza.

Nossa sociabilidade, o modo como nos relacionamos com coisas, pessoas e o ambiente em que vivemos, está na casa oposta à do ascendente, a sétima casa. É lá que misturamos nossas energias, onde fazemos as trocas e compartilhando com outros um pouquinho de nós. E, é claro, levamos conosco um pouquinho deles.

O que você vai encontrar:

Entretanto o ascendente funciona como um filtro que regula a passagem do fluxo de vibrações. Sendo assim, a fim de nutrir nosso eu interior de modo saudável, é necessário saber o modus operandi do signo do ascendente.

Responsável pela construção de nossa individualidade e autonomia, o filtro do ascendente precisa estar em dia com sua manutenção, pois é um dos pontos astrológicos mais importantes de nosso mapa astral.

Lembrei até de uma citação bíblica que diz: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Às vezes, ficamos tão ocupados com a primeira parte da recomendação que nos esquecemos da segunda, porém primordial: “como a ti mesmo”.

Aprofunde-se nos detalhes do perfil do signo de Escorpião

É sine qua non o mergulho nas águas profundas da nossa alma, a fim de resgatar nosso eu interior. Devemos promover transformações e realinhar nossa vida ao que o Universo propôs no mapa astral no momento do nosso nascimento.

Faço um convite para continuar com a leitura sobre o ascendente no signo mais temido do Zodíaco, Escorpião, o segundo da tríade de Água (Câncer – Escorpião – Peixes)

O que é o ascendente em Escorpião

Signo de escorpião no céu

Desde criança, a pessoa com ascendente nesse signo tem uma inteligência investigativa, tendo fascínio pela solução de enigmas. Além disso, entende o fim dos ciclos da vida com naturalidade, falando sobre a morte sem pudor.

Este signo é temido... ops, quero dizer, conhecido pelos seus poderosos atributos. Quando no ascendente, o indivíduo emana uma aura misteriosa, reservada e profunda, o que deixa a sensação de circular blindado pelos ambientes, tamanho o seu senso de preservação.

Quem o tem como ascendente é conhecido pela sua sensualidade, pois tem um charme pra lá de especial em seus gestos, além de ser dono de um olhar penetrante, capaz de desnudar seu objeto de interesse.

A profundidade e a intensidade também são suas marcas famosas. Para eles, ou é oito, ou é oitenta! Não há meio-termo, nem superficialidade! O mergulho é de cabeça e em águas abissais.

Essa pessoa tem inesgotável poder de transformação e regeneração, indo às profundezas da alma com sua capacidade investigativa, avaliando o que, de si, deve morrer, dando lugar ao novo, vendo na morte a possibilidade de renascer mais forte.

Tamanha força e profundidade não estão ali por acaso, pois esse signo é regido por dois planetas com forte simbolismo, Plutão e Marte. O primeiro é o deus do submundo, sendo associado à morte e ao renascimento. O último, o deus da guerra, representando determinação ferrenha e garra.

Sua fama lhe rendeu vários símbolos. A fênix representa renascimento, pois seu corpo nasceu das cinzas. A borboleta simboliza a transmutação da rastejante lagarta. E o escorpião? Bom, seu veneno pode matar, mas também pode purificar. Como um cirurgião, usa o poderoso ferrão para extirpar tudo que foi necrosado e não tem mais valor, pois, diferentemente de Touro, pratica o desapego.

Como todo signo de elemento Água, Escorpião, como ascendente, traz a necessidade de segurança emocional e material. Contudo, mesmo diante dos revezes da vida, canaliza sua energia fixa em direção à cura da sua alma, empreendendo na morte simbólica de toda negatividade que, porventura, avassale sua sobrevivência.

Diante de tantas qualidades fortes, quem tem o ascendente nesse signo percebe, por meio da intuição, as energias negativas do inconsciente coletivo. Como medida de proteção, seu forte sentimento de preservação corta todos os efeitos que não estão em consonância com seus projetos pessoais.

No entanto seu lado sombrio pode aflorar quando desenvolve obsessão paranoica de autopreservação, fazendo a pessoa achar que todos desejam tudo o que ela tem, o que a coloca em estado de alerta. Surgem, então, sentimentos de ciúme, vingança, inveja e cobiça.

Mulher com medo em meio a multidão

Sua coragem e sua determinação diante da vida ficam comprometidas e ela se defende como sabe: atacando! Ao menor sinal de insegurança, age violentamente, manifestando seu lado ruim.

Isola-se das pessoas, pois se agarra à ideia de que elas oferecem perigo iminente, podendo surrupiar suas posses, e encontra na desconfiança um escudo protetor para sua sobrevivência.

Esse ascendente destaca pessoas extremamente confiantes da sua capacidade, sendo a determinação e a capacidade estratégica fontes de sucesso; entretanto, quando suas energias estão enfraquecidas, suas metas não são realizadas. Como consequência, a pessoa com esse ascendente se sente alimentada por sentimentos autodestrutivos.

Quem tem o ascendente em Escorpião tem o poderoso dom de regeneração, o que torna possível a recuperação das rédeas da vida, promovendo a autocura.

Contudo nem sempre é possível promover transformações por conta própria, sendo a leitura do mapa astral uma ajuda preciosa para alinhar as potências de sua personalidade aos caminhos traçados pelo Universo.

Seguiremos a abordagem sobre o ascendente no signo mais intenso, mais determinado e mais misterioso do Zodíaco: Escorpião!

Personalidade e comportamento de quem tem ascendente em Escorpião

A pessoa que tem o ascendente no signo de Escorpião recebe do Universo o dom da determinação, mesmo em face das situações mais extenuantes. Diferentemente de Áries, não gosta de competir, mesmo sendo também regido por Marte. Contudo, como um verdadeiro guerreiro, não desiste nunca das metas pessoais, mesmo tendo medo, pois é nele que encontra sua força.

É muito comum pessoas com essa marca atravessarem adversidades exibindo uma aparência renovada, mais fortes do que antes, pois sabem dar sentido às experiências. Essa é uma das facetas mais preciosas desse signo.

Mulher caminhando confidente na praia

O ar misterioso é uma característica bem marcante, alimentada pelo sentimento de autopreservação, por isso investigam primeiro o ambiente e as pessoas, para depois se despirem de uma de suas mil e uma capas protetoras. Quando nutrem amizade por alguém, porém, demonstram lealdade.

Explore o aspecto astrológico de Netuno em Escorpião

Por ser ótima detetive e se sentir instigada por enigmas, a pessoa com essa ascendência apresenta grande preferência por filmes e estórias com narrativa de suspense. Sem esquecer, é claro, que a profundidade emocional desse sujeito tem que encontrar representação nos títulos de romance.

O estilo desse signo revela toda sua força, evidenciando um modo de se vestir bem ousado e que esbanja sensualidade. Por serem muito adaptáveis às adversidades, preferem roupas versáteis e que não saiam de moda.

Características positivas e negativas de quem tem ascendente em Escorpião

Ao nascerem, todos recebem do Universo uma missão, um caminho a ser seguido, chamado destino, que é apresentado pelo mapa astral. Entretanto, como não somos robôs, podemos escolher o caminho que melhor nos aprouver.

Por essa razão, as características dos signos são manifestadas em diversos tons, como qualidades ou defeitos. Tudo depende de escolhas individuais, conscientes ou não, que são feitas ao longo da vida.

Vejam, a seguir, como características do ascendente no signo de Escorpião podem se apresentar positivamente, colaborando para o desenvolvimento das potencialidades de um indivíduo, ou não.

Dez características positivas

1- Determinados

São ótimos estrategistas, o que garante a conquista da maioria de seus objetivos;

2- Corajosos

O medo não alimenta as inseguranças. Pelo contrário: fortalece a determinação;

3- Profundos

São pesquisadores natos, indo até o fundo em suas investigações, até se tornarem experts.

4- Misteriosos

Pessoa andando de capuz pela cidade

Não divulgam suas intenções até que a conquista seja certa, travando suas lutas silenciosamente;

5- Poder de regeneração

Têm um enorme potencial de autocura, buscando no interior de sua alma a causa de sua ferida;

6- Intensos

Se alguma pessoa com esse ascendente disser que gosta de você, pode acreditar! Eles não costumam gostar de qualquer um;

7- Profundamente emotivos

O envolvimento emocional é de entrega profunda; de tão sensíveis à emoção, são até capazes de chorar durante um filme.

8- Ambiciosos

Têm ideais extremamente elevados e, de maneira determinada, lutam para superar todos os desafios pessoais;

9- Leais

A pessoa que passa pela porta estreita do coração deles conquista sua lealdade. Entretanto, se ela fizer algo para sair, é para nunca mais voltar.

10- Sinceros

Não dizem o que a pessoa quer ouvir, pois quando a boca se cala, até o corpo se manifesta;

Dez características negativas

1- Vingativos

Quando se sentem traídos, saiam debaixo. Mesmo que demore, o acerto de contas não falhará.

2- Ressentidos

Diante de qualquer falta de lealdade, rebaixa o melhor amigo à posição de mero coleguinha;

3- Ciumento

A intensidade das relações pode deixá-los muito obcecados;

4- Invejosos

São incapazes ao lidar com o sentimento de rejeição e, diante da impotência, surge a inveja

5- Desconfiados

Homem desconfiado olhando sobre os ombros para trás

Dedicam-se fervorosamente às pessoas que lhe são queridas, exigindo a mesma contrapartida, sendo a desconfiança deflagrada ao menor sinal de traição;

6- Obsessivos

Quando enfiam uma paixão na cabeça, seu desejo se torna doentio;

7- Agressivos

Sob a água escorpiana há um fogo que a aquece. Não se engane com a quietude desse signo, pois suas explosões são potencialmente destruidoras;

8- Ardilosos

A quietude desse signo e seu ar de mistério não deixam transparecer suas tramoias mais sombrias;

9- Impiedosos

Movidos pela dor da traição, vingam-se com a frieza de um iceberg, sem a menor compaixão;

10- Imprevisíveis

Misteriosos e impenetráveis, ninguém consegue mapear o que se passa em seus pensamentos.

Ascendente em Escorpião no Amor

Quem tem Escorpião como ascendente se joga nas profundezas da paixão, sendo esse território um lugar de experiências intensas, onde não há espaço para dúvidas. Ou o parceiro está dentro, ou será apenas um encontro circunstancial.

Independentes, não suportam a ideia de que seu parceiro amoroso tenha o domínio de sua vida nem de seu coração, sendo a relação um espaço de parceria e crescimento mútuo.

Casal de mãos dadas

Escorpião é o signo mais sexy do Zodíaco e quem o tem como ascendente experimenta a intimidade com intensidade e sua atração pelo mistério o faz desejar a quebra de todos os tabus sexuais, encontrando no sexo um potente momento de transmutação.

Para ele, o encontro sexual não é apenas uma comunhão de corpos, e sim de almas. É um momento de total entrega, de mistura e de elevação, experimentando no gozo a renovação de seu espírito.

Ascendente em Escorpião no trabalho

Donos de uma mente investigativa, sentem-se inclinados ao exercício de profissões que tenham a pesquisa e o uso da intuição como fortes aliadas. Sua obstinação colabora para a descoberta de grandes enigmas.

Usam habilidade estratégica para atuarem na área financeira, revelando forte habilidade e ousadia para gerir recursos financeiros — tanto os seus como o dos outros —, revelando frieza ao se envolverem em situações de risco.

Usam a criatividade como ninguém, tendo o poder da transformação. Em situações nas quais tudo parece estar perdido, surgem com uma proposta inovadora.

Pessoa trabalhando no seu notebook em um café

Por mergulharem a fundo em suas emoções, conhecem tanto a dor quanto o poder de cura. Sendo assim, são ótimos psicólogos e terapeutas, por possuírem um olhar cirúrgico e preciso dos motivos das dores alheias.

A forte atração pelo mistério desperta seu interesse pelo estudo de tudo que é oculto, então se envolve com estudos da psicologia, da religião e da astronomia.

Desvende o que significa ter Marte em Escorpião

Procuram sempre superar seus limites, encontrando em si próprio um forte oponente, pois sua energia, quando em equilíbrio, é sempre canalizada para realizar todos os potencias de sua alma, realinhando o que for necessário.

O leitor pode não sentir afinidade com a apresentação desse padrão de comportamento. Contudo somente a leitura de sua carta natal com um profissional pode lhe oferecer respostas precisas.

Como o ascendente em Escorpião influencia signos de outros elementos

O signo ascendente é o modo como nos expressamos e interagimos com o ambiente e as pessoas. Portanto, como em toda interação há troca de energias, será observado agora o modo como o signo de Escorpião no ascendente influencia os signos de outros elementos durante os encontros.

Ascendente em Escorpião e os Signos se Água (Câncer – Peixes)

Esses signos possuem grande afinidade. Por serem do mesmo elemento, têm muita sensibilidade às vibrações do ambiente externo, absorvendo muita energia, que vai direto para a alma. Entretanto a individualidade escorpiana, bem como sua necessidade de preservação, destoa do dependente jeito de ser de Câncer e da ingenuidade pisciana.

Ascendente em Escorpião e os signos de Fogo (Áries – Leão – Sagitário)

Ter Escorpião como ascendente faz com que a pessoa interaja com o ambiente com muita determinação, coragem e criatividade, demonstrando ávido empenho para a concretização de seus projetos. Sua associação com os impetuosos, criativos e independentes signos de Fogo pode funcionar como uma poderosa engrenagem de uma locomotiva. Contudo, por ser extremamente racional e estratégico, esse ascendente pode canalizar as energias ígneas a fim de potencializar os resultados. O sangue frio escorpiano é visto em muitas situações, mas suas águas produzem um verdadeiro tsunami quando os impetuosos signos de Fogo agem e falam rispidamente e sem filtro, produzindo cenas com fortes explosões emocionais.

Ascendente em Escorpião e signos de Ar (Gêmeos – Libra – Aquário)

Amigos conversando em um café

Os signos de Ar pertencem à tríade dos relacionamentos. Para eles, a liberdade para se relacionar com pessoas e com o ambiente que os cerca é tão importante quanto o ar que respiram. Sentem paixão pelas experiências intelectuais obtidas em encontros com amigos ou ao experienciarem passeios ou viagens. Por outro lado, o indivíduo com ascendente em Escorpião é muito reservado e discreto, porém, quando se sente seguro, envolve-se profunda e intensamente nas relações, oferecendo lealdade e dedicação aos parceiros. Em contrapartida, exige, como recompensa, o mesmo grau de atenção. O encontro desse ascendente com o elemento Ar pode ser positivo, desde que o poderoso escorpiano não resolva aprisionar as pessoas em suas barreiras emocionais.

Ascendente em Escorpião e signos de Terra (Touro – Virgem – Capricórnio)

O ascendente em Escorpião precisa de segurança material e emocional para acalmar suas turbulentas águas profundas, tendo como poderosos aliados para sua autoproteção a forte intuição e a observação. Os signos de Terra procuram sempre a segurança, agindo no limite da previsibilidade. São muito conservadores, vivendo a vida seguindo padrões de comportamento tradicionais, pois gostam de se sentir aterrados. O encontro entre Escorpião e Terra quase não produz muito atrito, pois a superfície sólida desse elemento oferece uma parada tranquila para as águas escorpianas.

E aí? Identificou-se com o artigo? Caso esteja se perguntando “como descobrir o meu ascendente?”, por não ter sentido muita afinidade com a descrição apresentada, lembre-se de que ela se refere ao comportamento padrão do signo. A seguir, confira nossa tabela completa com todos os possíveis ascendentes:

Tabela para descobrir meu ascendente

Para entender melhor a influência que o seu ascendente exerce na sua vida, procure um astrólogo e faça seu mapa astral!

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.