Compartilhar

por Valquiria Rita Geraldini

Centaury: a essência floral para a dificuldade de dizer não

Centaury (Centarium umbellatum) é uma planta que cresce em campos secos à beira de estradas e em terrenos abandonados. Possui delicadas e pequenas flores cor-de-rosa que formam cachos na parte superior da planta com cinco pétalas que se abrem em cálice. Florescem durante o verão europeu, entre junho e agosto. Preferem locais quentes e ensolarados e suas flores só abrem em dias claros. São encontradas na Inglaterra, Irlanda, País de Gales e Escócia. Muitas vezes são confundidas com o gramado e as pessoas acabam pisando nelas sem perceber. Essa característica do seu gestual explica muito bem o seu uso como essência floral, uma vez que é indicada para aqueles que têm vontade ou personalidade fraca e que são submissos, encontrando muita dificuldade em dizer não, o que acaba geralmente resultando em excesso de trabalho. Na maioria das vezes, não são reconhecidos e os demais acabam abusando da sua bondade.

O Dr. Edward Bach, criador do Sistema dos Florais de Bach, escreve em seu livro “Os Remédios Florais do Dr. Bach”, publicado pela Editora Pensamento, a seguinte descrição para a essência floral Centaury:

Para pessoas delicadas, silenciosas e suaves, que se mostram demasiadamente ansiosas em servir aos demais. Supervalorizam a própria força na ânsia de agradar. Seu anseio cresce de tal modo que elas se convertem mais em escravos do que em voluntários no auxílio aos outros. Sua bondade as leva a cumprir mais tarefas do que lhes é possível fazer e, assim, chegam a descuidar da sua própria missão nesta vida.”

 

Centaury vai ajudar para que a força interior da pessoa seja aumentada e que ela possa servir aos outros com equilíbrio, podendo se defender da dominação dos demais.

 

Os florais não possuem contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade. São encontradas nas farmácias de homeopatia e manipulação e podem ser utilizados por via oral, tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Use essencias florais para cabar com o ciúmes!

Compartilhar

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.