Compartilhar

por Erickson Rosa

Como elevar a autoestima em poucos dias

A autoestima é a percepção que a pessoa tem de si mesma. É o conceito que ela faz de si e das suas próprias ações no mundo. Esse simples e importante conceito é fundamental para nossa felicidade, pois, se não conseguimos manifestar uma autoestima positiva, os problemas começam a aparecer.

Problemas como ansiedade, depressão, estresse, falta de prosperidade e muitos outros. Todos são oriundos de uma falta de autoestima positiva. Por isso, neste artigo, vou ensinar 3 técnicas da psicologia cognitiva para você aumentar sua autoestima. Vamos a elas.

Gratidão

Ser grato aumenta a percepção de nossa prosperidade. Além disso, aumenta nossa visão positiva do mundo e de nós mesmos. Quando somos gratos pelo que temos, nossa autoestima aumenta. 

Você pode utilizar um exercício muito simples que Martin Seligman, psicólogo estadunidense e ex-presidente da associação americana de psicologia, relata em seu livro Felicidade Autêntica. O exercício é, no final do dia, escrever num caderno 3 coisas que deixaram você contente em seu dia e, portanto, grato. Esse simples exercício tem um incrível efeito de aumentar sua gratidão e consequentemente a sua autoestima.

Elogios

Elogiar a si mesmo é uma poderosa forma de aumentar sua autoestima. Quando falo em elogiar não estou falando de somente dar elogios quando alcança uma poderosa conquista, mas sim quando termina uma tarefa, desfruta de um ótimo dia, aprende com as dificuldades etc. Isso, além de aumentar sua autoestima, ajuda você a focar mais em seus pontos fortes.

Os elogios ajudam você a relembrar suas pequenas vitórias e as coisas que faz bem. Isso faz bem ao seu amor-próprio e conduz sua mente para os aspectos positivos de sua vida.

Metas e micrometas

Estabelecer metas sempre é positivo, pois gera um senso de propósito e isso aumenta a motivação. A motivação funciona como um combustível da autoestima e impulsiona você para suas metas.

Porém, criar metas requer também a criação e micrometas. Ou seja, metas menores que, no momento em que são cumpridas, aumentam sua motivação. Por exemplo, se seu objetivo é adquirir um imóvel, terá como micrometa economizar a cada mês um montante financeiro. Cada mês que consegue poupar é o alcance de sua meta. Isso gera senso de realização e de alcance de seu objetivo. 

Se quiser saber sobre como traçar metas para aumentar sua autoestima, pode ver o vídeo que gravei em meu canal.

Pratique durante uma semana cada um desses exercícios e veja o resultado em sua vida. Com certeza, terá grandes resultados. Mas, para isso, é preciso que pratique. Uma coisa é certa: se não sair de sua zona de conforto, nada vai mudar. Por isso, comece a praticar agora mesmo.

Se gostou deste artigo, compartilhe e deixe sua opinião. Assim, sei se estou no caminho certo para ajudar você a aumentar sua autoestima e ter uma vida mais feliz. Se quiser, também, pode me enviar um e-mail com sua dúvida. Um grande abraço e até o próximo artigo.

Confira também:

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.