por Erickson Rosa

Como melhorar as relações no trabalho

Como melhorar as relações no trabalho 

Decidi escrever este texto porque muitas pessoas sempre escreveram para mim relatando a dificuldade em lidar com colegas de trabalho e de se relacionarem positivamente com outras pessoas. Por tal razão, este texto se faz importante, pois irei relatar a maneira mais simples para que consiga melhorar sua relação com outras pessoas. 

A maneira mais simples e direta de se relacionar de forma positiva com os outros não diz respeito aos comportamentos específicos. Poderia lhe relatar por horas vários comportamentos que gerariam ótimos resultados, mas não posso fazer isso por duas razões. A primeira é que, por mais que eu escreva sobre diversas situações, elas não dão conta das mais diferentes circunstâncias que podem ocorrer no seu trabalho. A segunda é que se você simplesmente utilizar comportamentos pré-programados e não ter desenvolvido a base que gera as suas ações, você terá atitudes manipulativas e que mais cedo ou mais tarde gerarão problemas e conflitos nas suas relações. Por isso que primeiro precisamos desenvolver a base que melhora as relações no trabalho.

A base das relações no trabalho 

Quando me refiro à base das relações, estou falando sobre o real desejo que gera as nossas ações. Esse desejo é o segredo para pacificar e melhorar qualquer relação que tenha em seu trabalho, que é a sincera felicidade pelas conquistas e ganhos do outro. Ao desenvolvermos essa habilidade, todas as nossas ações serão de apoio e ajuda ao outro. Claro que muitas vezes nos deparamos com pessoas que são difíceis e que atacam as pessoas em sua volta. Mas se você tiver desenvolvido a capacidade a que me refiro, conseguirá ter empatia por essa pessoa e perceberá que quem faz os outros sofrerem é porque está em sofrimento. Essa pessoa precisa de ajuda e apoio, porque seu sofrimento está transbordando. 

Ao desenvolver tal base, conseguiremos melhorar as relações porque suas ações possuem o objetivo de auxiliar verdadeiramente o próximo. Nesse momento, desenvolverá a empatia para compreender o outro dentro do mundo dele. Saiba que as pessoas sempre acreditam que estão certas dentro de suas perspectivas, desse modo, podemos dizer que todas as pessoas sempre estão certas dentro de sua perspectiva. 

Se conseguirmos desenvolver a real felicidade pela alegria do outro, entenderemos que ao fazer o outro feliz, também atingimos a nossa própria felicidade. Dessa forma, a fonte de nossa energia e motivação passa a ser a de gerar benefícios ao outro, ampliando a noção de eu, pois, de maneira geral, estamos todos focados em atingir a nossa própria felicidade, sem notar o outro, buscando incessantemente a nossa própria felicidade. Ao mudar essa perspectiva, nos deparamos com uma nova posição de nossa mente e coração, conseguindo enxergar o outro e ampliando os fatores que nos geram felicidade. 

Imagine por um momento que maravilhoso seria se todas as pessoas tivessem essa capacidade. Um mundo onde todos se alegrariam pela felicidade do outro. Você pode começar esse mundo agora mesmo, buscando essa base, essa posição de alegria pelo outro, de felicidade pelo outro. Basta que tente, de maneira verdadeira, se alegrar pela conquista e felicidade do outro. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.