por Silvia Ligabue

Saiba como ver a crise como oportunidade

Hoje o que mais se comenta, e que não há dúvida, é que estamos em crise em nosso País.

E que ela dá seus sinais por todos os lados, falam e opinam por soluções adequadas, se preocupam pelo caminho que ela pode seguir. Não é preciso nem ler relatórios de consultorias especializadas. Neste ano a maior preocupação tem sido a dimensão que ela iria tomar, o quanto a inflação acelerada, nos gera a perda real do poder aquisitivo, e os problemas na cadeia de produção nacional, o dólar mantido em baixa por um bom tempo, dando-nos uma visão artificial de nossa realidade, incentivando assim a importação e com isso demolindo a indústria nacional, dentre outros.

Surge a lava jato, a maior investigação sobre corrupção, conduzida até hoje no Brasil. Que começou investigando uma rede de doleiros que atuavam em vários estados, e hoje os esquemas de corrupção ligados à Petrobras, envolvendo políticos de todos os partidos e empreiteiras do País. (Esclarece a Folha de SP/Uol).

Com todas estas informações, nossa realidade torna-se tensa, as pessoas inseguras e tudo ocorre por conta da crise econômica e política. Esta instabilidade econômica impacta no orçamento das pessoas, e o bem-estar e qualidade de vida acabam sendo prejudicados.

As crises são vivenciadas de forma coletiva e possuem uma propagação psicológica, e assim a visão acaba sendo sempre muito negativa sobre o momento, pelas pessoas que nela estão inseridas. A visão de futuro se torna nebulosa e todos vão se contaminando e parece que tudo só piora.

É claro que devemos ter consciência e tentar fazer cada um a sua parte para que isso seja mais um momento de aprendizagem.

Mas não acredito que o crescente desânimo, será a saída para este momento. Crise pode ser sim uma oportunidade, vamos aproveitar.

Em japonês o Ideograma, que são símbolos que representam palavras, o mesmo é usado para as palavras crise e oportunidade.

E cabe a cada um de nós fazermos nossas escolhas e optarmos por vivermos uma crise ou uma oportunidade, daqui para frente.

O medo paralisa, é fato. E pode-se ser prudente ou medroso também fica aqui para se pensar em qual dos dois as pessoas se encaixam neste momento. Até porque a linha é tênue para se perceber e se transpor.

Muitos buscaram novas possibilidades e hoje estão melhores do que quando começaram no início desta crise, investiram em novos trabalhos e acabam este ano colhendo bons frutos, pois não se deixaram dominar pelos obstáculos e assim suas visões se ampliaram, é como colocar uns óculos para quem não enxerga de perto, sua visão se amplia e isto o motiva a observar mais e melhor os detalhes que você não conseguia ver.

Para obtermos novos resultados, devemos apresentar comportamentos diferentes, é algo a ser refletido e vivenciado neste momento. Gosto de colocar para meus clientes esta ideia, quando seus comportamentos estão estagnados e a frustração em alta. “Tente, invente, faça diferente”, ouse mais, arrisque-se e se responsabilize pelo risco que você se propôs a correr.

Tudo tem um preço, e todas as escolhas, suas perdas.

Mas não deixe de buscar o melhor para você, e lembre-se vivemos por sintonia, como a um rádio, pois só o escutamos se estivermos sintonizados com suas ondas.

Por isso quem continuar na sintonia de que a crise acabará com todas as possibilidades de crescimento, com certeza assim se tornará e o contrário também é verdadeiro. Por isso busque novos caminhos, melhore assim suas relações sociais, parcerias de trabalho e amplie sua qualidade de vida e bem-estar.

Acredito muito nesta citação de Winston Churchill: “O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade”.

Lembre-se que mudar o foco não é uma fácil tarefa, mas poderá lhe trazer ótimos desfechos.

Você aqui tem uma única obrigação, a de ser feliz!

Silvia Ligabue

+ artigos

Psicóloga e Coaching em Bem-estar. Palestrante de temas motivacionais, comportamentais e escritora. Autora dos livros "Faça Escolhas, não terceirize sua vida” e "Foque em você, uma reflexão diária!" lançados pela editora Autografia.

site silvialigabue.com.br

facebook /SilviaLigabue

fone (11) 2865-4845

email [email protected]

instagram @silvia_ligabue

celular (11) 99129-6351

youtube SilviaLigabueTerapias