Compartilhar

por Erickson Rosa

Como mudar nossa vida em tempos de crise

Não sei quando está lendo este texto, mas escrevo este artigo no ano de 2018, em que vivemos uma crise política no Brasil. Essa crise agrava-se por diversos motivos que não abordarei nesse texto, pois meu objetivo aqui é apresentar possibilidades, e não fomentar mais discussões e criar lados partidários. Porque sempre que acabamos caindo nesse tipo de discussão, acabamos por retirar nosso poder de mudança da realidade. Portanto, meu texto irá discorrer sobre como você que o está lendo pode modificar a realidade independentemente de onde esteja. 

Uma questão de posição

Uma coisa que precisamos compreender é que nossa realidade sempre será um reflexo de nossa mente. Há aqui um aspecto de interdependência, ou seja, a realidade depende do olho do observador. Se uma pessoa é mais negativa irá ver tudo pelo filtro do negativo. A mesma experiência pode ter diferentes significados para cada sujeito. Ser demitido de seu emprego, por exemplo, pode significar para alguns uma grande catástrofe e para outros a carta de liberdade. Tudo dependerá da posição que a mente da pessoa está e qual seu conjunto de referenciais. 

Se a pessoa tem um conjunto de referenciais que durante a crise compreende que ela tem várias possibilidades de lidar com a situação, cria-se um campo maior de possibilidades e a pessoa não se vê limitada diante dos eventos. Há uma abertura para diversas possibilidades. 

Nem sempre estamos com a mente nesse local de abertura e, então, acabamos ocupando um espaço de limitação. Olhamos a realidade como limitada e não enxergamos a solução para o problema que se instaura. De repente vem alguém com um olhar de compaixão que traz para nós uma visão mais ampla e saímos da situação. 

Podemos todos alcançar essa visão ampla e que não limita nossas ações, pois se acreditamos que não temos possibilidades, ignoraremos qualquer uma que se apresente em nossa vida. Veja que tudo é uma forma como olhamos para o mundo e como olhamos para nós mesmos inseridos nesse mundo. É um aspecto que depende da realidade e da nossa visão para essa realidade.

Como alcançar essa visão

Descubra também como o Tarot pode ser uma ferramenta para superar as crises!

É importante dizer que temos muitos condicionantes em nossa vida hoje. Vivemos em uma prisão de nossa própria mente quando acreditamos que não temos possibilidade de mudá-la. Se a realidade depende de um aspecto de nossa mente, fica mais fácil mudar nossa própria visão do que a realidade. 

Na maioria das vezes tentamos mudar a realidade sem modificar a maneira que olhamos e significamos ela e, dessa forma, tornamos impossível a mudança. Como mudar as coisas para melhor se só buscamos ver o pior? Para atingir essa visão precisamos primeiro compreender como olhamos para a realidade. Como você enxerga as situações? Para você o mundo é um lugar caótico ou um lugar de possibilidades? É um lugar onde estão as pessoas que você ama ou é um lugar onde só existe pessoas más? O mundo é um lugar perigoso ou repleto de pessoas novas para conhecer?

O mundo possui, sim, diversas dificuldades, mas também é repleto de possibilidades. Se olhamos apenas para uma árvore que está caindo, esquecemos de olhar para a beleza da floresta e acabamos limitando nossa visão. Por isso precisamos ampliar nossa visão, melhorar nossa forma de ver o mundo e desenvolver a habilidade para criar nosso paraíso na terra. O paraíso ou o inferno existem em conjunto na Terra, é só uma questão de qual dos dois estamos construindo.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.