Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

A influência do Ciclo de Saturno na vida profissional

Na Astrologia, todos os planetas têm um significado e uma influência em nossas vidas. Saturno é tido como o astro que rege o tempo – ele é responsável por ressaltar que todas as coisas em nossa vida têm início, meio e fim: os famosos ciclos! Por esse motivo, o Ciclo de Saturno tem grande importância no Mapa Astral de cada um de nós, pois ele é fundamental para a nossa evolução na Terra. A forma como amadurecemos e nos estruturamos em diversos âmbitos da vida é extremamente influenciada por esse ciclo. Você já ouviu falar sobre o Ciclo de Saturno? Sabe o que ele significa e como age na nossa vida?

Hoje nós lhe contaremos como é a influência dele na vida profissional! Continue lendo e fique por dentro da Astrologia!

O que é o Ciclo de Saturno?

Planeta Saturno.

Ciclo de Saturno é um evento muito importante dentro da Astrologia. Mas para entender o que ele realmente representa para nós, explicaremos de forma detalhada. Em primeiro lugar, você precisa entender o que é um ciclo, para assim, assimilar como a movimentação desse planeta pode influenciar em nossos dias. Ciclo nada mais é do que um intervalo entre um evento e outro.

Dentro da Astrologia, Saturno demora em torno de 28 a 29 anos para iniciar e findar um novo ciclo ao redor do Sol. Explicando de forma mais clara, Saturno é um planeta que apresenta um movimento cíclico lento, que se torna mais influente a cada sete anos. Podemos dizer que a cada sete anos experimentamos situações importantes e especiais em nossas vidas. Sendo assim, entendemos que, com 7 anos, temos uma maior consciência como seres humanos na Terra: estamos assimilando melhor o que é a escola; com 14 anos, entramos na pré-adolescência; com 21, atingimos a maioridade e nos deparamos com o início da vida adulta... e assim vai! Por esse motivo, 7 é um número influente e marcante dentro do ritmo desse planeta.

Por mais que os ciclos de Saturno ocorram de um certo modo ao mesmo tempo para todas as pessoas, as influências sobre cada um são diferentes, pois todos nascemos em dias distintos. O Ciclo de Saturno é pessoal, pois tudo depende de como o planeta estava no Mapa Astral de cada indivíduo.

Como identificar esse período cíclico?

Homem branco de costas num píer.

Foi citado anteriormente que o Ciclo de Saturno ocorre aproximadamente a cada 28 anos em nossas vidas, e que de sete em sete anos, ele ressalta aspectos importantes na nossa vivência. Para identificar esse ciclo em sua vida, basta se atentar à sua data de nascimento, ao seu mapa Astral e também ao decorrer dos anos.

Saturno é um planeta que "trabalha" de forma acelerada em relação à nossa vida e, por isso, requer que, de períodos em períodos, voltemos o nosso olhar para dentro de nós mesmos e façamos uma autoanálise para que mudemos o que for necessário.

Os efeitos do Ciclo de Saturno na vida profissional

Entender como esse ciclo age na nossa vida profissional é de grande valia, pois assim teremos maior consciência sobre a fase atual da nossa carreira e também o que devemos focar para conquistar tudo que almejamos – a partir da como que agimos e das nossas escolhas. Para você entender melhor como são os efeitos desse ciclo em seu âmbito profissional, separaremos o tempo em setênios, para que fique em maior evidência as alterações que esse período proporciona às nossas vidas. Confira.

Dos 21 aos 28 anos de idade

Homem branco de barba e cabelos pretos, segurando bolsa preta no ombro, no meio do campo.

Este é um período em que um indivíduo anseia colocar em prática tudo o que anseia profissionalmente. A adolescência costuma ser uma fase de descobertas e paixões, e quando o início da vida adulta se inicia – aos 21 anos, nesse caso –, Saturno ressalta a necessidade da busca pela individualidade.

Comumente nesse período, a vontade de sair de casa e ser independente financeiramente toma conta de nós. O anseio pelo trabalho dos sonhos, pela conquista de objetivos e a luta por um lugar no mundo resultam em uma cobrança pessoal e desencadeiam dúvidas sobre como conseguiremos conquistar o nosso espaço.

Quando estamos com 21 anos, Saturno está em sua segunda quadratura, proporcionando-nos uma certa urgência para que definamos logo o que faremos nesse momento, que se estenderá até o ciclo seguinte. Sabe aquela ansiedade sobre quem seremos na vida e até mesmo o medo de não obtermos sucesso profissional? Podemos dizer que um pouquinho da culpa dessas sensações é de Saturno!

Dos 28 aos 35 anos de idade

Homem branco usando roupas sociais, segurando um copo branco de café.

Aqui chegamos finalmente ao primeiro retorno de Saturno, e isso significa que esse planeta voltou ao local exato onde estava quando nascemos – no nosso Mapa Astral. Nessa fase da vida, Saturno nos influencia a ter mais responsabilidade. Aqui a disciplina se torna uma necessidade, e as responsabilidades já são bem maiores do que no período anterior.

É normal que nessa fase você se questione se realmente é bom no que faz, principalmente no seu trabalho. Criam-se na mente mil questionamentos sobre as nossas aptidões e se nós fazemos a diferença no meio em que estamos – ou se somos apenas mais um dentro da empresa. O desejo de crescer, conquistar cargos maiores e ter uma vida financeira mais estável torna-se muito maior do que era quando apenas sonhávamos com o sucesso.

Como Saturno também é considerado um planeta de responsabilidades, no período dos 28 aos 35 anos, sentimos como se fôssemos "chamados" para tomar a frente de todas as áreas da nossa vida. É normal que nesse momento haja novos inícios como mudança de cargo ou de emprego, casamento, nascimento de um filho, separação etc.

Dos 35 aos 42 anos de idade

Mulher branca e loira sentada num carro, olhando-se no retrovisor.

Entre os 36 e 37 anos de idade, a primeira quadratura de Saturno acontece no segundo ciclo, o que significa um período de grandes avaliações de tudo que foi feito desde os 28 anos. É como se nessa fase parássemos para analisar para onde estamos indo, que caminho decidimos seguir e se tomamos as decisões corretas. Questionamentos como: "Devo permanecer neste emprego?" ou "Será que posso arriscar novas oportunidades para crescer profissionalmente?", costumam pairar sobre as nossas vidas nesse ciclo.

Dos 42 aos 49 anos de idade

Homem branco com barba grisalha e expressão sorridente.

Com certeza você já ouviu alguém dizer que "a vida começa aos 40 anos", não é mesmo? Pois bem, na verdade, dos 43 anos aos 44, Saturno está em sua segunda oposição e nos proporciona uma liberdade maior na vida profissional. Isso significa que já não nos importamos tanto com o que os outros pensam sobre nossas escolhas, e tudo que dizem sobre nós já não tem tanta influência como antes. Sabe o ciclo iniciado lá aos 28 anos? Agora, aos 42, ele está em seu ápice, e esse é o momento ideal para fazermos um ajuste no nosso Eu Interior para que consigamos evidenciar nosso trabalho e nossa influência no mundo.

Esse é o momento em que paramos, analisamos o que conquistamos e nos sentimos orgulhosos pelo pouco e pelo muito.

Dos 49 aos 56 anos de idade

Homem branco de cabelos grisalhos com expressão suave.

Dos 50 aos 51 anos, Saturno está em sua terceira quadratura do segundo ciclo, o que representa colheita de tudo que foi plantado lá aos 28 anos. Esse período é um momento de consciência elevada, em que olhamos para a fase seguinte com uma perspectiva diferente da que tínhamos nos outros ciclos. Aqui as nossas conquistas e expansões espirituais e emocionais são muito maiores do que as profissionais. Não que percamos a ambição ou não demos mais tanta importância à nossa carreira, mas Saturno nos influencia de uma forma mais leve diante das responsabilidades materiais. Esse setênio nos inspira a não nos privarmos de determinadas coisas por causa de dinheiro, pois nossa visão está totalmente mais ampla, e não tão focada no que o dinheiro pode comprar!

Dos 56 aos 63 anos de idade

Homem negro de barba grisalho, enrolando numa manta.

Aqui colhemos tudo que plantamos em todas as fases passadas. Nesse setênio, somos desenvolvidos como seres humanos e ainda vivenciamos o nosso segundo retorno de Saturno – entre 58 e 60 anos de idade. Saturno nos dá aqui novas possibilidades de assumirmos o que realmente queremos e somos, a partir de uma perspectiva mais madura. É extremamente comum que algumas pessoas arrisquem novos empregos nessa fase, abram as suas próprias empresas e apostem mais em tudo aquilo em que não tiveram coragem anteriormente.

Quais reflexões o Ciclo de Saturno nos propõe?

Como você pôde ver, Saturno é um "divisor" de tempos e influencia diretamente nossa vida profissional. Para lidar melhor com esse ciclo, é preciso sempre estar atento ao nosso Eu Interior. Se possível, fazer uma análise sobre cada decisão tomada nos setênios é uma forma de estar sempre alerta ao que plantamos, semeamos e colhemos no decorrer de nossas vidas.

Assim como qualquer outro fenômeno astrológico, o Ciclo de Saturno nos promove um período de reflexões, e tudo sempre dependerá das escolhas e atitudes que tomamos em nosso dia a dia. Não basta olharmos para o Mapa Astral e nos prendermos a um contexto geral, pois cada ser é único, e as influências dos planetas só agem em nosso ser se estivermos abertos ao que eles têm a nos oferecer.

Você também pode gostar:

O Ciclo de Saturno é extremamente marcante para a vida humana e precisa ser recebido com cautela e muita autoanálise, para que possamos sempre evoluir sem arrependimentos. Se por acaso você tomou alguma decisão profissional que lhe causou arrependimento, saiba que sempre é hora de recomeçar e que os astros sempre podem agir a seu favor!

Compartilhe este artigo com os seus amigos, para que eles saibam tudo sobre o Ciclo de Saturno!

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.