Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Home office: dicas para cada signo manter o foco

De uns tempos para cá, muito se ouviu falar no termo home office, especialmente depois que a lei reforçou esse sistema, trazendo-o como uma realidade para grande parte das empresas. Em tradução livre, “home office” significa “escritório em casa” e é tecnicamente conhecido como teletrabalho. Essa prática já era realizada por alguns profissionais, em especial aqueles que trabalhavam como freelancers, ou seja, os profissionais que prestam serviços de forma independente, muito comuns nas áreas de tecnologia e de comunicação.

A verdade, porém, é que esse sistema acabou caindo no gosto de empresas e de empregados, trazendo uma série de vantagens, como economia (para ambos os lados) e qualidade de tempo. Se pensarmos por um lado, só o fato de não precisarmos acordar muito cedo para encarar horas de trânsito e estresse em engarrafamentos já é um ganho considerável para o nosso bem-estar físico e emocional. Sem falar em outros benefícios, como ter mais tempo para a família, a segurança de estar num lugar onde nos sentimos bem e à vontade (o que contribui significativamente para a nossa performance no trabalho) e até mesmo para o meio ambiente, pois o fato de haver menos pessoas circulando nas ruas significa menos poluição.

Como nada é perfeito, entretanto, obviamente trabalhar em home office tem também suas desvantagens. Entre elas, o risco de perdermos o foco caso não sejamos extremamente disciplinados e organizados, visto que estamos em casa, perto da TV ou de qualquer outra coisa que possa nos distrair, e não há uma supervisão sobre nosso trabalho. E essas distrações podem nos levar à temida procrastinação. Sem falar que também corremos o risco de não traçar um limite entre o profissional e o pessoal, ultrapassando muitas vezes o horário de expediente, trabalhando mais do que o devido, como o fato de que estar 24 horas por dia perto do “maquinário” de trabalho pode causar aquela irresistível vontade de checar e-mails, refinar um trabalho que ainda não foi finalizado. Então, quando nos damos conta, estamos trabalhando madrugada adentro ou mesmo ocupando os fins de semana com trabalho, deixando de lado o lazer e o merecido descanso.

Por essa razão, é interessante que adotemos algumas medidas para otimizar o trabalho em home office, criando rituais de organização e de planejamento, para evitar sair da linha nesse sistema que veio para ficar e que se tornou um conceito dos novos tempos nas relações de trabalho.

Cada pessoa tem seu ritmo e sua necessidade de adotar rotinas que estejam de acordo com sua mentalidade e perfil, por isso nem sempre dicas gerais conseguem ajudar cada uma de forma específica. Por essa razão, podemos contar com o auxílio da astrologia, já que ela tem um enfoque individualizado, com base nas características de cada signo, o que pode trazer soluções personalizadas e mais eficientes. Veja, neste artigo, como cada signo pode manter o foco quando estiver em home office e se inspire.

Áries

Mulher trabalhando em home office

Todo mundo já conhece o temperamento do ariano. Sua impulsividade e sua falta de paciência podem ser dois grandes entraves durante o trabalho remoto. Em primeiro lugar, porque se o tipo de trabalho demandar a realização de várias reuniões, ele pode surtar com o tempo de cada colega. Segurar a ansiedade nesses momentos pode ser um sufoco para esse nativo.

A primeira dica aqui é: se você trabalha com um time, seja paciente. Respeite a coletividade e o timing de cada um e, por mais que você esteja trabalhando de casa, é preciso ter em mente o espírito de equipe.

A segunda dica: para qualquer trabalho (em equipe ou sozinho), trace um planejamento rigoroso. Áries é o signo do impulso, de agir sem pensar, mas se você quiser otimizar seu trabalho e ter tempo sobrando para relaxar e evitar uma explosão de estresse, é melhor ter muito preparo para lidar com essa rotina aparentemente mais independente, porém bem complicada se não houver preparação.

Touro

Mulher trabalhando em home office

Ah! Trabalhar em casa... tudo o que um taurino mais desejaria na vida. É o melhor dos dois mundos: trabalho (algo que esse nativo ama fazer) no conforto do lar. Poder trabalhar no próprio ritmo, do jeito dele, é a atualização da definição do termo “sucesso”.

O problema é que, mesmo sendo muito organizado e trabalhador, o aconchego do lar pode dar lugar para aquela preguicinha básica. Sendo assim, é importante ter em mente que você tem tarefas a serem cumpridas. Esqueça aqueles “cinco minutinhos a mais” na cama. Nada de função soneca no despertador. Levante-se de uma vez e mãos à obra.

Confira as características mais irritantes de cada signo no trabalho

Outra questão que pode atrapalhar muito o trabalho de um taurino é a falta de conforto e isso pode tirar seu foco. Invista, portanto, em um cantinho de trabalho sossegado, aconchegante e, de preferência, bem fornido com petiscos, os quais devem estar em um local de fácil acesso. Assim, esse nativo não vai precisar fazer muitas pausas para fazer uma boquinha.

Gêmeos

Mulher trabalhando em home office

Se tem um signo que se adaptou muito bem ao home office, esse é o geminiano. Na verdade, esse nativo consegue se moldar a diferentes situações sem nenhuma dificuldade.

Só tem um problema, o qual acontece com esse signo em qualquer circunstância: a dispersão. Gêmeos é o mestre em perder o foco, especialmente porque ele fica ligado em tudo. É capaz de realizar tarefas complexas assistindo à TV, sem prejuízo da execução. Por outro lado, quando ele está de olho na tela do computador, pode se distrair com várias abas abertas, redes sociais conectadas e, quando olhar o relógio, adeus, expediente. Por isso esse nativo precisa se organizar muito mais do que qualquer um. Criar uma rotina de trabalho bastante rigorosa é uma condição sine qua non para que ele consiga desfrutar o lazer de forma mais livre. Esse é o primeiro passo.

Uma boa dica é ter uma agenda ou um aplicativo de gestão de tarefas, de preferência com lembretes programados para cada atribuição. E por falar em aplicativos, outra dica interessante é usar extensões no seu navegador que o ajudem a manter o foco, a fazer uma pausa para alongar. Para o celular, procure por apps ou configurações que o “impeçam” de ficar preso na rolagem infinita das telas das redes sociais.

Câncer

Homem trabalhando em home office

Esse é outro signo que vai amar a experiência do home office. Para o canceriano, qualquer chance de estar perto de sua família ou entes queridos é valorizada. Ele vai, portanto, adaptar-se muito bem a essa rotina.

A questão é que ele precisa delinear muito bem as distinções entre trabalho de casa e trabalho profissional. Tente reservar as primeiras horas da sua rotina para resolver questões domésticas que podem ser administradas nessa parte do dia. Obviamente que nem tudo poderá ser facilmente manejado, já que existem eventos inesperados ou impossíveis de serem planejados.

Feito isso, parta para a segunda parte: tente se organizar ao máximo durante seu expediente, pois, assim, você finalizará seu trabalho o quanto antes e vai ter tempo para passar com as pessoas que ama.

Leão

Mulher trabalhando em home office

Trabalhar em home office pode ser um desafio para esse signo, já que ele gosta muito de estar em contato com as pessoas, de preferência sendo o foco da atenção. Ao mesmo tempo, é a chance de esse nativo mostrar aos superiores que esse desafio pode se transformar em uma oportunidade, pois, ao mostrar boa produtividade e senso de organização, ele demonstra que está pronto para dar os próximos passos na carreira.

Para isso, no entanto, o leonino precisa focar o trabalho “isolado” e não deixar essa condição afetar sua produtividade. Uma dica legal é tentar se conectar com os outros colegas por reuniões on-line, para trocar ideias e experiências. Por incrível que pareça, essa pode ser uma ajuda para o leonino manter o foco.

Outra dica: fuja das redes sociais. Como você é daqueles que gosta de postar tudo, a liberdade de trabalhar em casa pode afetar um pouco a sua percepção de tempo. Vai que você quer tirar aquela fotinho e postar usando a legenda “trabalhando em casa”, o que pode provocar aquela olhadinha no perfil de alguém e então começa uma bola de neve. Contenha-se e deixe as redes sociais para o fim do expediente.

Virgem

Homem trabalhando em home office

Virginianos não têm grandes problemas com falta de foco. Organizados, até demais, eles são do tipo que dão conta de um expediente de trabalho de forma planejada e previsível. Dificilmente, perdem um prazo ou se apegam a distrações no meio do trabalho.

Entenda seu signo para ser mais produtivo na sua profissão

O que pode atrapalhar a concentração desse nativo, entretanto, é a bagunça. Um ambiente desarmônico e caótico pode tirar o foco do virginiano, deixando-o impaciente e frustrado. O ideal, nesse caso, é reservar um local exclusivamente para o trabalho. Um quarto ou uma saleta que não tenha muito acesso a outras pessoas pode se transformar em um miniescritório, caso ele não disponha de uma estrutura ou de um cômodo apropriado.

Libra

Mulher trabalhando em home office

Embora prefira trabalhar fora, o libriano vê no home office uma ótima oportunidade para colocar em prática os seus dotes como decorador e criar um ambiente que fique com a sua cara.

Não vai ser muito fácil, no entanto, manter o foco, dada a leve resistência que esse nativo tem por trabalhar em casa. Então, se o ambiente não estiver “nos trinques”, ele vai ter certa dificuldade para se concentrar. Nesse caso, é preciso recorrer a uma decoração clean, com poucos elementos que chamem atenção e poluam o visual, com destaque apenas para o material de trabalho. Opte, libriano, por uma decoração minimalista e sem muitas cores extravagantes, para não cansar a vista nem desviar a sua atenção.

Outro ponto a ser trabalhado no libriano é o foco em uma única atividade. Como ele pende para o lado indeciso, isso é refletido também quando tarefas são realizadas. Sendo assim, ele vai ficar um pouco atrapalhado quando for um dia de pressão e de multitarefas, por isso ele precisa aprender a se concentrar apenas em uma atividade e fazer uma coisa de cada vez, pois melhor uma coisa muito bem-feita do que várias mal-acabadas.

Escorpião

Homem trabalhando em home office

Dono de uma mente agitada, o escorpiano é o tipo de pessoa que vai querer fazer “tudo ao mesmo tempo agora”, porque não vai conseguir delegar as tarefas, nem as de casa, nem as profissionais e vai querer manter tudo sob controle.

Sabemos, portanto, que não dá para equilibrar tantos pratos assim de uma só vez, não é? Então uma dica é separar bem os horários, aprender a delegar, caso tenha essa possibilidade, e entender que o dia só tem 24 horas. Você precisa administrar seu tempo de forma equilibrada, isto é, ter os momentos para descansar, dormir, alimentar-se e vivenciar uns 5 minutinhos de ócio.

E essa mente ativa e cheia de ideias pode dispersar o foco e fazer com que esse nativo se perca nos próprios pensamentos. Aqui, vale uma técnica bem interessante: o mindfulness ou a atenção plena. Experimente vivenciar o momento exato em que você está realizando suas atividades de trabalho, sem deixar a sua mente tirá-lo desse universo. Esteja presente em suas tarefas!

Sagitário

Homem trabalhando em home office

Apesar de esse signo adorar liberdade e não suportar estar enclausurado em um escritório, o trabalho em home office pode ser uma escapatória, mesmo com o fato de que ele tem de trabalhar dentro de casa. Sabendo que está em casa, livre e podendo ser quem ele é, esse sistema vai ser uma boa alternativa até mesmo para tarefas que ele não gosta nem um pouco de fazer.

Um problema para esse signo, mesmo estando na liberdade do seu lar, é a escolha do canto onde ele vai trabalhar. Evite ambientes apertados e com pouco espaço para movimentação. A falta de amplitude pode ser claustrofóbica e, dessa forma, o sagitariano não vai conseguir pensar em outra coisa a não ser fugir dessa “prisão”.

Outro problema é o fato de estar mais livre em casa, longe da pressão exercida pessoalmente pelo chefe, fazer com que esse nativo relaxe até demais. Se isso acontecer, adeus, prazo! O sagitariano deve evitar esse tipo de cilada e não procrastinar, pois o trabalho adiado vai se acumular com os seguintes, e então tudo vira uma bola de neve aterrorizante. Primeiramente, esse nativo de executar as tarefas, cumprir os prazos e finalizar todas as pendências. Depois, ele vai poder desfrutar à vontade a liberdade de estar em casa sem ninguém no seu pé.

Capricórnio

Mulher trabalhando em home office

Assim como o virginiano, o capricorniano consegue se concentrar com facilidade em qualquer tarefa. No caso desse nativo, não só pela organização, mas pelo objetivo de alcançar o sucesso de forma consistente. Para ele, a maior motivação é o trabalho, então o lugar acaba sendo secundário.

O problema do home office para esse nativo, porém, é que ele pode acabar assumindo tarefas além do normal, acumulando muitas atividades e ultrapassando o horário de expediente. Estar em casa pode fazer com que ele não consiga distinguir a vida pessoal da profissional. É preciso parar para relaxar ou o estresse pode se acumular, o que fará com que os dias seguintes sejam estafantes e, consequentemente, a qualidade e o ritmo caiam, prejudicando o foco. É necessário aprender a fazer pausas.

Para complementar essa questão das pausas, o capricorniano deve fazer um planejamento no qual possa fazer um intervalo para se alongar, beber uma água e ativar a circulação. Além disso, ele deve usar o próprio talento para traçar um cronograma que otimize o seu trabalho, incluindo esses períodos de descanso para aliviar a mente e prepará-la para os próximos “rounds”.

Aquário

Mulher trabalhando em home office

Da mesma forma que os sagitarianos, os nativos de Aquário prezam a liberdade. Poder trabalhar em casa é um verdadeiro alento para esse signo, pois não haverá a necessidade de seguir nenhum “ritual” de escritório, com hora para chegar, sair, almoçar, poder vestir o que quiser, sem falar nas convencionalidades, algo que deixa um aquariano de cabelo em pé.

Inspire-se nas qualidades profissionais de cada signo do Zodíaco

Por outro lado, liberdade não significa fugir das responsabilidades. Apesar de estar livre dos padrões do ambiente corporativo, o capricorniano ainda tem prazos, incumbências e satisfações a dar a algum chefe, caso trabalhe em casa vinculado a um empregador. Então, ele precisa estabelecer seus horários, fazer um cronograma e planejar toda a semana. Ademais, esse nativo de aproveitar que tem uma boa relação com a tecnologia e investir em aplicativos e plataformas que o auxiliem nessa função.

Outra dica importante é eliminar tudo que roube a concentração, já que, por ser uma pessoa muito conectada virtualmente, pode acabar se dispersando em redes sociais e conversas on-line.

Peixes

Homem trabalhando em home office

Piscianos são muito avoados. Se no ambiente de trabalho, com o chefe orientando e gerenciando, eles conseguem se desconcentrar, imagine em home office. Perder o foco é uma naturalidade para esses nativos, que são muito espontâneos e instintivos.

Pisciano, para evitar que a sua mente “viaje”, policie seus pensamentos. Quando se pegar distraído, pergunte-se: “Por que estou tão disperso hoje?”. Verifique se foi algum evento momentâneo ou se o seu ofício já não o move como antes. Se não tiver como rever o seu tipo de trabalho, tente reinventar o processo como ele se dá.

Outra questão importante é não deixar nada para depois, pois o nosso cérebro leva segundos para se esquecer de alguma informação enquanto a processa. Por isso qualquer desvio de foco pode levar você para uma viagem sem volta, o que torna muito mais difícil retomar o trabalho do ponto em que estava. Procure executar uma tarefa imediatamente. Assim, além de não se dispersar no meio do caminho, você ainda terminará seu trabalho rapidamente e terá mais tempo para descansar e se distrair com o que quiser.

Será, então, que é assim mesmo que o seu signo funciona? Conseguiu se identificar com essas informações? Se sim, beneficie-se com nossas dicas e coloque-as em prática o quanto antes! Aproveite para compartilhar com amigos e familiares, assim você ajuda as pessoas de que gosta a encontrarem um ritmo e uma forma de manter o foco no trabalho em home office. Boa sorte e bom trabalho!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.