por Ivete Costa

Life Coaching Sistêmico é terapia?

Em função da crescente procura pelos processos de Coaching iniciaram-se pesquisas para comprovar a eficácia desta técnica. Foi realizada uma pesquisa intitulada “The impact of life coaching on goal attainment, metacognitionmental health”,  conduzida por Anthony M. Grant, fundador e diretor do Coaching Psychology Unit, da Universidade de Sydney, Austrália, que comprovou a eficácia de um processo de Coaching de Vida (Life Coaching) com contribuição para o efetivo desenvolvimento pessoal e na busca de metas dos participantes da pesquisa.

Este estudo revelou outras conclusões relacionadas à saúde mental e qualidade de vida destes indivíduos, as quais se destacam:

- Redução dos níveis de depressão, estresse e ansiedade;
- Melhora na qualidade de vida;
- Aumento dos insights;
- Redução dos níveis de compulsão por ideias paralisantes;
- Mais foco e determinação;
- Clareza de propósitos;
- Melhores resultados na vida pessoal e profissional.

Geralmente, confunde-se Life Coaching com Terapia. Há uma diferença básica entre o processo de Life Coaching e a terapia. Normalmente,  se busca a terapia para resolver distúrbios e comportamentos emocionais e o foco, muitas vezes, está no passado. Em contraste com a terapia, o Life Coaching é uma jornada em busca de sonhos, satisfação na vida e melhora dos resultados através da descoberta, reconhecimento e utilização do próprio potencial.

O Life Coaching é procurado por pessoas que querem ajuda para atingir suas metas, sejam elas pessoais ou profissionais, e para isso reexaminam seus pressupostos em busca de novas opções e caminhos para atingir seus objetivos. Outro fator importante é que o Coaching trabalha do presente para o futuro. Ele só vai ao passado quando o cliente necessita de algum recurso ou habilidade que já usou antes e agora precisa novamente.

Ao longo dos anos de prática e experiência, desenvolvi o Life Coaching Sistêmico utilizando ferramentas que permitem criar escolhas e caminhos que levam a mudança. Combinando conceitos da Terapia Cognitiva-Comportamental, Psicologia Positiva, Inteligência Emocional, tradições milenares e pensamento sistêmico o que o torna  uma técnica diferenciada e única.

O processo de Life Coaching não exclui ou substitui a terapia propriamente dita, sendo, algumas vezes, necessário um trabalho em conjunto, transdisciplinar, holístico.

Quando você segue seu coração, quando descobre o que realmente acalenta sua alma, uma vida próspera e feliz se aproxima”, Richard Carlson.

Você nasceu com uma sabedoria interior e quando você confia nela e segue sua orientação, ela certamente o levará a uma vida plena. O objetivo do Life Coaching é ajudá-lo a despertar sua sabedoria.

O medo, a ansiedade e a preocupação que antes o consumiam cedem o lugar para a decisão, a determinação e o poder de escolher o seu propósito de vida e alcançar o sucesso que deseja.

Qual é a sua escolha? Você prefere estar com sua antena sintonizada no medo, ansiedade e preocupação e permitir que essas energias consumam sua força e coragem? Ou prefere aproveitar a sua sabedoria interior, sua experiência de vida e lançar-se ao sucesso, na direção do seu melhor?

“Qualquer coisa que sua mente conceba ou acredite, ela pode alcançar”, Napoleon Hill.

Para saber mais e entrar em contato, acesse o link: Ivetecosta.com.br/life-coaching

Ivete Costa

+ artigos

Consultora em Gestão de Pessoas com especilização em Life Coaching – Sistema ISOR, Psicossíntese, Terapia Cognitivo-Comportamental e Constelação Familiar.