Compartilhar

por Erickson Rosa

Como superar crenças limitantes

Quem me acompanha no Coach Matinal sabe que eu falo muito sobre autossabotagem e sobre as crenças que limitam suas conquistas, sua felicidade e harmonia na vida. Para quem não conhece o meu trabalho, eu ensino técnicas da psicologia cognitiva para você acabar com as crenças limitantes.

E o que são crenças limitantes?

É a maneira particular que cada pessoa possui de compreender a realidade. Quanto mais rígidas forem essas crenças, menores serão os recursos para enfrentar as situações da vida. Além disso, a visão estreita da situação faz com que a pessoa tenha dificuldade em ver outras possibilidades.

As crenças limitantes são aquelas do tipo: “Eu sou uma pessoa ruim em tudo que faço”, “Não faço nada certo”, “Sou ruim em determinada matéria”, etc.

São crenças que afetam a tríade cognitiva descrita por Aaron Beck. A tríade cognitiva é:

  • Visão de si mesmo

  • Visão do mundo e dos outros

  • Visão do futuro

Se você possui uma visão negativa de si, dos outros e do futuro é muito provável que as coisas não saiam bem em sua vida, porque lutamos para confirmar nossas crenças.

Um exemplo disso seria uma moça que possui a crença que as pessoas não gostam dela. Assim ela não se aproxima das pessoas para conversar. As pessoas por sua vez acreditam que ela seja uma pessoa convencida e se afastam dela. Dessa forma isso reforça sua crença de que as pessoas não gostam dela.

Veja que essa autossabotagem é gerada de maneira inconsciente. A pessoa não percebe que está se sabotando e que está gerando esses problemas em sua vida. É exatamente assim que as crenças limitantes agem. Você não consegue ver que está gerando o próprio sofrimento. E isso ocorre em todas as áreas de sua vida, financeira, familiar, emocional, profissional, etc.

Mas, como acabar com essas crenças?

As crenças fazem com que tomemos as atitudes de maneira automática. Para acabar com essa autossabotagem temos que sair do automático. E quando me refiro a sair do automático quero dizer que é preciso levar esses comportamentos e emoções à consciência. Esse é o primeiro passo para sair dessa autossabotagem. Olhar para si e ver qual a sua visão de mundo e quais os comportamentos que hoje geram a sua realidade.

A auto-observação é uma forma muito poderosa de verificar suas crenças e conhecer a si mesmo. Como você pode mudar algo em sua vida se ainda não conhece nem a si mesmo? É impossível realizar uma mudança no mundo externo se nossa visão interna continua a mesma.

Por essa razão que criei o Coach Matinal, para ajudar as pessoas a adquirirem uma nova visão interna, que possibilite a mudança desses padrões mentais enraizados e que geram tantos problemas em sua vida.

O primeiro passo deve ser a conscientização e a saída do modelo automático que hoje impera em sua vida. É como caminhar. Você não pensa em caminhar, porque isso está automatizado em sua mente. Dessa forma caminhar é algo que faz sem pensar. O que muitas pessoas não sabem é que automatizamos também as emoções e as respostas aos eventos e é isso que gera nossas crenças e comportamentos de autossabotagem.

Quando trazemos à consciência essas emoções e ações, geramos a possibilidade de mudança.

Para ajudar você mais ainda, disponibilizei um ebook gratuito onde ensino como sair dessas crenças limitantes e acabar com a autossabotagem. Nesse ebook eu ensino três ferramentas para isso e você pode baixar aqui.

Se gostou desse artigo, compartilhe! Assim você ajuda o meu trabalho a chegar a mais pessoas e elas também saírem da autossabotagem. Um grande abraço.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715