por Valquiria Rita Geraldini

As cores de 2016 escolhidas pela Pantone na Terapia Floral

Foi numa dessas tardes ensolaradas do último verão que encontrei na Internet a notícia das cores que a Pantone Color Institute, que é uma referência mundial em tendência de cores, escolheu para 2016.
As escolhidas foram a Rose Quartz e a Serenity, que são, respectivamente, um tom de rosa bastante acolhedor e um tom azul claro, que inspira tranquilidade. Fiquei completamente encantada e não resisti em colocá-las como papel de parede no laptop em que trabalho. 

Nos Sistemas de Florais existentes, também encontramos flores desses tons e que são utilizadas para produzir essências florais. No Sistema dos Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach, temos a delicada Centaury, que possui uma tonalidade cor de rosa e é indicada para as pessoas dóceis, tranquilas, meigas e que não medem esforços para agradar, chegando a ser submissas e tendo muita dificuldade em dizer “não”, muitas vezes, até permitindo que os demais abusem da sua bondade. Centaury vai ajudar para que a força interior da pessoa seja aumentada e que ela possa servir aos outros com equilíbrio, podendo se defender da dominação dos demais.  

No Sistema Florais da Califórnia, criado pela Patricia Kaminski e pelo Richard Katz, encontramos a lindíssima Baby Blue Eyes, que floresce na primavera e no verão colorindo os gramados e criando um visual maravilhoso. Um verdadeiro presente aos olhos! O floral Baby Blue Eyes é indicado para pessoas que sentem-se inseguras com a sensação de desamparo e falta de proteção. É também indicada quando, no relacionamento com a figura paterna, houve violência, abuso ou a ausência, não sendo possível o surgimento de um sentimento interno básico de confiança e proteção. 

Esta essência floral vai ajudar o estabelecimento do apoio interno que falta, permitindo que a pessoa possa viver com a confiança de que ela é amparada, tornando-se mais receptiva, aberta e positiva em suas ações e expressões. 

As essências florais não possuem contra indicação e podem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade. São encontradas nas boas farmácias de homeopatia e manipulação de todo o país. Podemos utilizá-las por via oral tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.