Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

10 atitudes para uma vida mais alegre

O dicionário define “alegria” como “estado de viva satisfação”, uma definição muito mais próxima do que a alegria deveria ser em nossas vidas, ao contrário do que geralmente pensamos: estar sorrindo 24h por dia. Quando somos alegres, mesmo enfrentando problemas, mantemos a satisfação de viver e a consciência de que estamos em bons caminhos na vida, por isso é bom realizar atividades e inserir em seu dia a dia pequenas atitudes que tornem sua vida mais plena e feliz.

Parece abstrato demais dizer que pequenas atividades e atitudes podem causar alegria em alguém, mas isso é confirmado pela ciência. Os pequenos prazeres do dia a dia liberam substâncias químicas que ativam os mecanismos de alegria e felicidade do nosso cérebro. A dopamina, por exemplo, é liberada quando nos propomos a fazer algo e cumprimos o objetivo, é como um mecanismo de recompensa. A endorfina é liberada quando fazemos algo que alivia o nosso estresse e sentimentos de tristeza e de desconforto. A ocitocina é conhecida como o hormônio do amor, é liberada quando nos relacionamos bem com alguém que amamos e com nós mesmos, inclusive.

Para que você viva mais em paz, pleno, satisfeito e alegre consigo mesmo, preparamos uma lista com 10 atitudes para uma vida mais alegre. Confira:

1 – Dizer “não”

Homem segurando mãos de mulher a sua frente

O primeiro passo para viver uma vida distante daquela que gostaríamos de viver é não saber dizer “não”, quando alguém pede de nós algo que não queremos ou podemos dar, mas que aceitaríamos somente para agradar o outro. Saiba dizer “não” e se coloque em primeiro lugar na sua vida. Isso não vai causar nenhum problema em sua vida, se você estiver cercado de pessoas que amam você verdadeiramente, porque elas entenderão que você está dizendo “não” para o seu próprio bem.

2 – Expressar o que sente

Homem e mulher sentados em uma mesa segurando copos de café

Não acumule sentimentos ruins de tristeza, depressão, ansiedade, estresse e desconforto dentro de si mesmo, porque isso pode se tornar uma bomba-relógio que vai causar muito estrago. Procure um bom amigo para conversar e para aconselhar você ou busque fazer terapia para expor tudo aquilo que incomoda você em sua vida. Quando dizemos os nomes dos nossos medos em voz alta, eles normalmente ficam menores e menos assustadores, e as pessoas que nos amam nos ajudam a lidar com eles.

3 – Ser grato

Mulher abraçando criança ao lado de um muro de pedras

Falar sobre gratidão ficou meio clichê nos últimos tempos, mas esse sentimento é muito importante no nosso dia a dia. Como o cotidiano é cheio de desafios, pequenas decepções e tristezas também, quando valorizamos aquilo que já conseguimos conquistar na vida, tudo fica mais brilhante e colorido. Gratidão nada tem a ver com espiritualidade. É claro que você pode ser grato a Deus ou seja lá qual for a sua crença, mas você também pode ser grato a si mesmo por tudo aquilo que conquistou ou às pessoas que fazem parte da sua vida e que tanto te ajudam.

Descubra o que faz cada signo ser mais alegre

4 – As pequenas coisas da vida

Sorriso de uma mulher com cabelo em seu rosto

Valorizar as pequenas coisas da vida é essencial, se você quiser ser mais alegre em seu dia a dia. Sabe aquela coisinha boa que sentimos quando comemos nosso prato preferido, quando matamos a saudade da pessoa amada, quando estamos fazendo a atividade da qual mais gostamos em nossa vida? Valorize essas pequenas e gostosas sensações que muitas vezes passam despercebidas. A gente costuma associar felicidade e alegria a grandes conquistas e coisas assim muito exageradas, mas as pequenas coisas da vida também são muito importantes.

5 – Planejar

Mesa com uma agenda ao lado com lápis e uma flor

Planejar é muito importante para encontrar mais alegria nos seus dias. Quando a gente planeja os próximos passos, segue o caminho mais confiante de que está andando na direção certa, então há mais satisfação após dar cada pequeno passo. Só tome cuidado para não se cobrar demais, porque a vida é imprevisível, e o futuro é incontrolável, então planeje e tente seguir o planejamento feito, mas sem exagerar na cobrança. Lembre-se de que o seu planejamento deve incluir a sua felicidade como objetivo!

6 – Aceitar as coisas como são

Mulher sentada no topo de uma montanha olhando para o horizonte

Muitas vezes nos culpamos demais, quando a vida apresenta uma coisa ruim ou quando aquilo que estamos esperando demora a acontecer; mas, como explicado no tópico anterior, a vida é cheia de surpresas, e o futuro é imprevisível, então não fique assumindo culpas que não lhe cabem nem pegue pesado consigo mesmo, se a vida impuser alguma tristeza em seu caminho. Aceite as coisas como elas são, faça o que for possível no momento e saiba que dias melhores sempre vêm.

Aprenda a controlar a energia que gera a felicidade

7 – Ser flexível a mudanças

Mulher ao lado de uma janela com a mão na cabeça sorrindo

Viver é se transformar constantemente. Mudanças de emprego, de carreira, de rotina, de relacionamentos, amigos que vêm e vão, novas oportunidades e atividades que aparecem: a vida está sempre apresentando alguma surpresa inesperada em nosso caminho. E que bom, né!? Imagine se tudo ficasse sempre como é? Tente ser flexível às mudanças e se adapte quando elas acontecerem, em vez de querer que o passado volte. Quando você fica em paz com as mudanças da vida e com as consequências das suas escolhas, tudo fica bem mais leve.

8 – Dar espaço à arte

Pessoa segurando pincéis com tintas coloridas em suas mãos

Quando a realidade é dura demais, sempre podemos recorrer à arte para sentir um alento durante os dias mais pesados. Inclua atividades artísticas em seu cotidiano: filmes e séries, livros, exposições, museus, peças de teatro. Mas importante: quando for entrar em contato com a arte, entre de corpo, mente, coração e alma! Nada de ficar respondendo mensagens de WhatsApp durante o filme. Qual foi a última vez em que você assistiu a um filme em casa sem desgrudar os olhos da tela ou leu ininterruptamente sem responder mensagens? Ah, e por que não produzir um pouquinho de arte também? Pinte, aprenda a tocar um instrumento musical, escreva. Enfim, as possibilidades são muitas, e você não precisa se cobrar perfeição, porque estará fazendo por amor!

9 – Amar sem cobrar

Homem e mulher deitados na cama sorrindo

Amor é para ser leve e sem cobranças, então tente harmonizar os seus relacionamentos. Evite sentimentos de possessividade e de controle com o seu parceiro amoroso e converse com ele para que faça o mesmo, se você estiver em um relacionamento. O mesmo serve para amigos e familiares: se alguém está cobrando ou pedindo demais de você, tudo bem se afastar para cuidar de si mesmo. Mantenha em sua vida somente pessoas que te amem e que tragam leveza aos seus dias, nunca mais peso e mais cobrança.

Entenda o que traz bem-estar a cada signo do Zodíaco

10 – Estar presente

Mulher sorrindo em um jardim com flores voando

Esteja presente no hoje. Viva os momentos em sua inteireza. Saiu com os amigos? Largue o celular e curta a presença deles! Foi praticar um esporte? Esqueça todos os problemas e se distraia tranquilamente com foco na prática. Está praticando um hobby que ama? Aproveite para se desligar do mundo. Enfim, não dê ouvidos à ansiedade, às preocupações e aos medos em relação ao futuro, porque ainda estamos no presente, então pegue leve consigo mesmo hoje para que o futuro lhe seja agradável.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.