Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dia da Gratidão

O calendário brasileiro possui inúmeras datas especiais. Em meio a tantos feriados, contudo, é comum que a gente acabe se esquecendo daqueles dias que, apesar de representarem algo importante para a sociedade, não nos oferecem uma folga do dia a dia corrido.

É interessante, contudo, dar certa atenção a algumas datas que, embora não nos deixam descansar e nos esquecer de nossas responsabilidades por algumas horinhas, nos fazem refletir bastante sobre a vida e a forma com que a vivemos. Esse é o caso, por exemplo, do Dia da Gratidão que, embora não seja popular, é extremamente especial!

Comemorado no Brasil anualmente em 6 de janeiro, essa data normalmente é deixada de lado pela população. Contudo, retrata um sentimento muito poderoso e, por isso, merece obter mais reconhecimento! Agradecer e reconhecer tudo que há de bom em nossas vidas, afinal de contas, gera um otimismo que abre ainda mais portas positivas em nosso caminho.

Com isso em mente, o Horóscopo Virtual criou um artigo que abrange não somente essa data comemorativa, mas também oferece dicas de como praticar a gratidão em nosso dia a dia, mesmo que de forma pequena. O importante, afinal de contas, é pelo menos tentar aplicar esse sentimento tão bom em nossas vidas.

Ficou curioso? Então não perca tempo: leia agora mesmo e entenda o poder transformador da gratidão!

Conheça o poder da gratidão!

Dia da Gratidão: objetivo

Muitas pessoas não acreditam no poder da gratidão. Elas acham que a atitude positiva que esse sentimento traz para as pessoas, além de ser falsa, não é nada benéfica para a nossa vida. Entretanto, elas não poderiam estar mais erradas!

A gratidão é um sentimento simples, porém muito poderoso. É por esse motivo, afinal de contas, que a maioria dos indivíduos possui tanta dificuldade em agradecer às coisas simples da vida: precisamos batalhar por tudo aquilo que nos faz bem.

Mas por que essa emoção é tão poderosa? De maneira bastante simplificada, podemos explicar essa afirmação pelo simples fato de que, quando possuímos um olhar mais positivo, todos os nossos problemas parecem diminuir e se tornar mais leves. Isso porque somos capazes de ver, que nenhuma dificuldade é o fim do mundo, e nós podemos vencer todas elas!

Essa visão diminui muito o nosso estresse, o que também beneficia a nossa saúde física e mental. Isso porque o nervosismo afeta diretamente no funcionamento de nossos órgãos, ou seja, pode fazê-los funcionar erroneamente. A gratidão, portanto, evita esse tipo de problema, assim como ameniza os sintomas da ansiedade e da depressão.

O Dia da Gratidão, portanto, surgiu com intuito de fazer com que as pessoas não somente apreciem esse estilo de vida, mas também passem a segui-lo e o adotem em seu dia a dia. Um mundo mais grato, afinal de contas, se torna mais leve para toda a população!

Vivemos em um mundo no qual é muito negativo. Por esse motivo, as pessoas sentem grande dificuldade em expressarem sentimentos positivos, principalmente àqueles que dizem respeito à gratidão. Elas pensam: “se existe tanta coisa errada acontecendo, como posso agradecer pelas boas?”.

É por esse motivo que grande parte da sociedade nem ao menos sabe por onde começar a agir de maneira mais positiva e agradecida. Para atingir esse objetivo, então é comum vermos pessoas oferecendo mensagens de gratidão nessa data especial. Além disso, algumas até mesmo oferecem dicas que como praticar esse agradecimento constante de maneira natural.

Aprenda e execute o mantra da gratidão!

Como o Dia da Gratidão é comemorado ao redor do mundo?

O Dia da Gratidão, no Brasil, é comemorado anualmente em 6 de janeiro, logo no início do ano para que assim, possamos começar esse novo ciclo com o pé direito. Entretanto, a data possui diferentes celebrações ao redor do mundo!

Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, a gratidão é colocada em prática anualmente com o famoso feriado de Thanksgiving. Como o próprio nome diz, esse dia é reservado justamente para que as pessoas possam agradecer tudo de bom que existem em suas vidas ao lado de seus familiares e amigos mais próximos. Nessa data, é comum, também, que todos digam aquilo pelo qual mais são gratos em suas vidas.

Comemorado sempre na última quinta-feira do mês, o Dia de Ação de Graças conta, também, com comidas deliciosas e típicas. Um banquete é feito nesse dia, muito parecido com aquele que temos na ceia de Natal, por exemplo. Essa tradição, que se iniciou em 1620, é permeada até os dias de hoje!

No resto do mundo, contudo, o Dia da Gratidão é comemorado em 21 de setembro e surgiu em 1965. Nesse ano, um encontro internacional no Havaí ocorreu, reunindo centenas de pessoas que procuravam reservar ao menos um dia do ano para agradecer tudo àquilo de bom que aconteceu em suas vidas. Hoje, essa data é marcada por mensagens motivadoras e muito belas!

Como praticar a gratidão?

Praticar a gratidão, como já pudemos perceber, é um ato benéfico não somente para nós, mas para todo o mundo. Isso porque o nosso corpo, a nossa mente e a nossa alma funciona de maneira mais harmônica quando olhamos para a vida de maneira mais otimista, o que influencia diretamente no funcionamento da sociedade como um todo!

Todavia, praticar a gratidão pode ser mais difícil do que parece principalmente para aquelas pessoas que são mais negativas e possuem grande dificuldade em expressar os seus sentimentos. Contudo, não precisa se preocupar! Essa atividade pode ser iniciada aos poucos, com passos pequenos, mas muito importantes.

Aqui, separamos algumas dicas para que você possa praticar a gratidão de maneira simples, mas muito recompensadora. Confira:

• Aprecie as coisas pequenas, porém importantes, que as pessoas fazem por você. Lembre-se sempre de agradecê-las por isso. Deixe-as saber que você não deixa esses momentos passarem em branco;

• Faça pequenas gentilezas ao longo do dia, como abrir a porta para alguém passar. Isso fará com que as pessoas te agradeçam e, assim, você sinta os benefícios desse sentimento por meio de terceiros;

• Não deixe de dizer obrigado para todas as pessoas que fazem qualquer tipo de atividade para você. No supermercado, no banco, no shopping: seja gentil e agradeça o trabalho duro delas;

• Crie uma lista diária que contenha pelo menos 10 coisas pela qual você se sente grato que aconteceu naquele dia. Assim, você começará a perceber as alegrias de atos pequenos que, normalmente, passam em branco;

• Conforme o tempo for passando, vai aumentando o número de itens que você coloca nessa lista. Evita ao máximo repetir um acontecimento mais de três vezes. Dificulte as coisas para que, assim, você enxergue absolutamente tudo de bom ao seu redor;

• Escreva cartas agradecendo às pessoas importantes em sua vida por tudo que elas fazem por você. Enviá-las ou não é escolha sua, porém, esse simples ato já irá trazer maior leveza ao seu coração.

Essas são apenas algumas dicas. Conforme você pega o jeito da gratidão, tudo isso e muito mais vem ao seu encontro naturalmente!


Leia também: 10 mandamentos da gratidão!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.